Caixa Automática Sequencial

Confesso que nunca entendi muito bem a história do kick-down.

Supostamente, serve para reduzir.

Mas no meu carro (que não tem kickdown) se eu acelerar a fundo, ele mete a mudança mais baixa que pode.

Qual é a diferença ?

Perguntei a quem tem carros com kick down e nunca ninguém me soube explicar, para além de ter uma espécie de 'degrau' no curso do acelerador.
O kickdown é isso. Nos carros com esse "degrau", se estiveres em modo sequencial, a caixa só reduz se pisares o "degrau" (kickdown). Na DSG é assim.

O que relatas que o teu carro faz é basicamente a função de kickdown. Simplesmente não se sente o "degrau".

O kickdown é isso. Nos carros com esse "degrau", se estiveres em modo sequencial, a caixa só reduz se pisares o "degrau" (kickdown). Na DSG é assim.

O que relatas que o teu carro faz é basicamente a função de kickdown. Simplesmente não se sente o "degrau".

Em modo sequencial a minha não reduz. Só em modo automático.

Acho que já percebi...

Boas. A minha caixa quando está no modo sequencial reage muito bem aos meus estímulos no manipulo. Ainda não fui ao Red-line porque não houve oportunidade, mas só quando faço uma travagem brusca é que ele reduz automáticamente. Normalmente quando travo, ele reduz sem trocar de velocidade.
O meu carro é um Focus 1.6 TDCI.
Costumo fazer as passagens por volta das 2000rpm. Como a minha caixa tem 7 velocidades, se vou numa auto-estrada ou nacional a partir da 5 só faço a paasagem a partir das 2500.

caro amigo,

de todos os BMW - recentes - que andei ( 3/5/6 e 7 ) ao chegar ao red line mudam...
Uma caixa automatica bem projectada não devem deixar passar o red line nem deixar ficar mais de 5 segundos seguidos no limite deste.
Mesmo nas manuais, entrar red line a dentro pode ser motivo para perca de garantia, se for provado pela marca.

não esquecer que todos os carros actuais o red line é um pouco antes do regime máximo, dentro dos padrões de cada motor.

todos os motores estão hoje "protegidos" contra esse mal.

infelizmente a cx muda um pouco antes do corte do motor o que, em alguns casos, pode ser perigoso.

um abraço.

EDIT : nas cx antigas isso era possivel, pois a selecção era manual e obedeciam ao bloqueio de mudança e nas reduções também.

Última edição:
O classe S possui uma caixa de 7 velocidades Geartronic.

As passagens são exelentes e rápidas, apesa de nunca ser utilizada em modo sequencial.

A verdadeira caixa sequencial [;)] :

http://www.youtube.com/watch?v=b2FxDepnJkE

http://www.youtube.com/watch?v=_MjMm_OTPpg

Estas sim deixam ir ao red-line.[br:)]

Pois é.....isto faz mal....ver estas coisas....um gajo fica iludido a pensar que o carro que tem tb vai fazer precisamente aquilo....mas cá está.....eu que até sou todo manual...por vezes sou levado a pensar que isto até era fixe.....mas depois acordo...penso....e vejo que não não pode.....e se aquilo depois avaria....e o meu carro não é um rally.....é um carro.....normal....[:cool:] [:D]

Voltar
Superior