caixa automatica ou manual

caixa automatica ou manual

• Caixa automática (semi automáticas, sequencial, outras)

Votos: 21 38,9%
  • Caixa manual

Votos: 33 61,1%

• Total de eleitores
    54
manual parece ser mais devertido, mas pela performane, penso que a automatica seja melhor;)

vol4life.gif

citação:Originalmente colocada por mazda3d

Vai para AUTO, num 330xd que conheço e conduzo é um verdadeiro must a caixa.

E em relação à performance desse 330xd???
Que tens a dizer?
Aceleração 0-100 (p.e.) sabes quanto faz?

Neste carro a resposta já começa a ser um pouco difícil, mesmo para um adepto das caixas automáticas, como eu.

A racionalidade diz-me que deves comprar com caixa automática, mas se queres andar com o carro verdadeiramente "pendurado", a manual será a melhor opção, se bem que no periodo útil de vida do carro, apenas sentirás falta da manual num nº mt menor de vezes do que aqulas em que desejarias ter caixa automática.

No caso que optares pela automática, pede as patilhas no volante (se é que este item vai estar no equipamento opcional). É um verdadeiro regalo em condução mais empenhada.

a caixa do 330cd deve ser diferente das dos outros bmw's todos....

a automatica é mais performante e a manual tem "efeitos secundarios"....novidade para mim, e aposto que para a bmw tb!

se a diferença de preço nao te incomoda, escolhe a que TU gostas mais! como é que sabes qual é que gostas mais? exprimenta as duas...

Desde que tenho um Carro com caixa Auto lá em casa, não quero outra coisa. Nunca pensei que fosse tão divertido conduzir assim. Pisa-se o acelerador ao de leve, até meio ou a fundo e obtemos respostas do motor completamente diferentes. Muitas vezes até sinto o carro a meter 2 a baixo e a disparar!! É a loucura!!! eheheh

Agora há lá por casa um 320d dos novos com caixa steptronic por isso acho que posso falar com conhecimento de causa. A caixa é muito agradável de conduzir no dia a dia. É suave quando necessária e agressiva se puxares. Isso nota-se particularmente no modo sport (DS). O modo sequencial NÃO É tão divertido de conduzir como uma caixa manual. Pelo menos na minha opinião porque estou habituado a fazer ponta-tacão nas reduções e isso dá-me gozo. Se me tiram isso então tiram uma parte significativa do gozo de conduzir desportivamente. Além disso estamos sempre à espera de passagens de caixa mais rápidas do que realmente são feitas. Isso não quer dizer que manualmente as fizesse mais rápido, mas há sempre aquele lag um pouco estranho... em resumo não é uma SMG.

As performances puras são piores com a caixa automática, e isso é facilmente verificável com a folha de dados do carro. Claro que isso implica que não falhes as passagens de caixa manuais, mas à parte disso...

Tanto quanto me apercebi é mais eficiente usar o modo DS do que a caixa em sequencial. Aliás o que me mais impressionou na caixa foi como o modo DS consegue prever bem as nossas necessidades em termos de rotações. Claro que corres sempre o risco de uma passagem de caixa a meio de uma curva numa altura que não esperes, mas isso é raro.

Resumindo. Em termos de divertimento e performance pura a manual é melhor. Mas se pesares que em termos de conforto do dia-a-dia a automática é um descanso e mesmo assim consegue ter alguma piada a conduzir então tens um bom equilíbrio entre ambas. Pensa no tipo de utilização que pretendes para o teu carro e escolhe em conformidade. Ah... e se puderes experimenta antes de comprar...

Ambas têm vantagens e desvantagens. Se eu escolhesse para um carro do dia-a-dia escolhia auto.

Esta questão já não faz sentido...............

Devo comprar o 335d coupé.

Vem com automática de série. Não dá para escolher...

Obrigado pelas opiniões

Eu ando diariamente com um carro com caixa sequencial / automatica. Posso dizer que tem vantagens e desvatangens. Como vantagens assinalo o conforto de condução, especialmente em transito e dentro da cidade e provavelmente a manutencao (presumo, pois ate agora nao tem dado nenhuma). Como desvantagem, uma caixa automatica nunca transmite o prazer que é usar a embraigem, dar toques de embraigem etc etc etc. Uma caixa automatica por muito rapida que seja, a meu ver, castra sempre um pouco aquilo que pretendemos fazer com o carro. Mas sao opinioes... ;)

Caixa Manuel vs. Automática

eu nunca ouvi falar de nenhuma caixa Manuel isso vem em ke tipo de carros :)

normalmente prefiro a manual mas se for um mr2 talvez va pra automatica

citação:Originalmente colocada por Arturval

Originalmente colocada por carlos andrade

manual parece ser mais devertido, mas pela performane, penso que a automatica seja melhor;)

Mas em aceleração deve perder um bom pedaço...

Pelo contrario. Uma caixa manual aliada a um bom motor consegue deixar outros carros MUITO para trás em acelarações.

citação:Originalmente colocada por Sun_Tze

citação:Originalmente colocada por Arturval

Originalmente colocada por carlos andrade

Mas em aceleração deve perder um bom pedaço...

Pelo contrario. Uma caixa manual aliada a um bom motor consegue deixar outros carros MUITO para trás em acelarações.

sim sim, à 10 anos atrás...

Voltar
Superior