Caixa automática e Roda Livre

PRAP,

no S compreendo é o que faço em cidade ( ando quase sempre em 3, até em 2 depois de ter arrancado ).

o facto de deslizar quase sem resistência agrada-me, tanto no S como no Land Cruiser[;)]

Já agora, uma curiosidade/pergunta:
No meu ex S350, ao colocar na posição "2" e arrancar (estando o carro inicialmente parado), ele só trocava para a segunda velocidade ao atingir praticamente o red line.
É normal nessa caixa, correcto? :)

Mm, recentes.

O único carro que tive e sentia o efeito travão até quase aos 20 km/h foi um E 320 CDI de 2004.

Ao fim de 30 dias fartei-me do carro, era horrível.

Mal tirava o pé do acelerador o carro perdia velocidade, não tinha quase deslizamento nenhum.

Obrigado.

93 de 2005
9-3X de 2011
V60 de 2012

Para mim roda livre é quando o motor fica desligado da estrada. Isso nenhum dos carros que tenho ou tive faz. E já foram muitos!

Claro que não sente um violenta redução, mas dá para perceber que o motor está a ser "arrastado" pelas rodas.

Mm, recentes.

O único carro que tive e sentia o efeito travão até quase aos 20 km/h foi um E 320 CDI de 2004.

Ao fim de 30 dias fartei-me do carro, era horrível.

Mal tirava o pé do acelerador o carro perdia velocidade, não tinha quase deslizamento nenhum.

Obrigado.

Podemos estar a falar de coisas diferentes ...

Eu por exemplo se tiver numa descida e arrancar com o carro ... ele nao ganha velocidade sem eu acelerar ... ou seja presumo que a roda nao está livre

Por outro lado tambem nao vejo efeito travão ... ou seja na mesma descida se eu acelerar até aos 40kmh ... e tirar os pés dos pedais ... ele mantem a velocidade ... nao faz travão embora se note um ligeiro arrastar.

roda livre antigamente, agora é modo vela...

segundo a imprensa, parece que a moda vai regressar.

o meu E já faz isso e vai passar a estar disponível em muitos mais modelos.

Nunca gostei da caixa auto dos w211, nos dois vídeos seguintes mostro a diferença de uma caixa auto de uma S211 E220cdi (170 cv) e uma caixa auto de um W202 C220 a gasolina.

https://www.youtube.com/watch?v=hdv_OF-xZyw&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=cehgBFoHMcI&feature=youtu.be

Em ambos casos estou a acelerar o mínimo possível para a caixa passar de velocidade, a E220cdi precisa sempre de mais de metade da rotação máxima permitida pelo motor para uma passagem de caixa, o C220 precisa apenas de um pouco rotação e "procura" sempre a mudança mais alta possível.

Isto vai de encontro ao que o José Manuel diz, a caixa da S211 "prende" o andamento, a do W202 é quase "roda livre".

Posso estar enganado, mas acho que estás a confundir "desengatado" com deslize do conversor

Na verdade, essa sensação que relatas creio que acontece porque quando tiras o pé do acelerador, a caixa mete uma mudança mais longa e o conversor desliza livremente, dando a sensação de veículo desengatado, quando está engatada a 4ª, 5ª velocidade

Isso é facilmente verificável em modelos que mesmo em D contem com a indicação de mudança engrenada (os PSA com caixa de conversor de binário Aisin fazem isso)

O conversor tem uma velocidade de STOL, que normalmente é por volta das 2000rpm, abaixo disso ele fica a deslizar, daí por exemplo poderes andar "sem acelerador" em 4ª a 30kmh

Ao contrário do que pensas, esta prática aumenta o consumo de combustivel, pois sempre que tiras o pé, o motor volta ao esforço de mover um conversor em deslizamento

o W 211 estava em "S" e é normal que mude mais tarde, mas mesmo assim era uma caixa estranha ( software mal feito, porque no W210 essa mesma caixa funcionava bem ).

o que refiro é mais quando se tira o pé do acelerador e ai o 211 trava muito mais que os outros.

Nunca gostei da caixa auto dos w211, nos dois vídeos seguintes mostro a diferença de uma caixa auto de uma S211 E220cdi (170 cv) e uma caixa auto de um W202 C220 a gasolina.

https://www.youtube.com/watch?v=hdv_OF-xZyw&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=cehgBFoHMcI&feature=youtu.be

Em ambos casos estou a acelerar o mínimo possível para a caixa passar de velocidade, a E220cdi precisa sempre de mais de metade da rotação máxima permitida pelo motor para uma passagem de caixa, o C220 precisa apenas de um pouco rotação e "procura" sempre a mudança mais alta possível.

Isto vai de encontro ao que o José Manuel diz, a caixa da S211 "prende" o andamento, a do W202 é quase "roda livre".

o W 211 estava em "S" e é normal que mude mais tarde, mas mesmo assim era uma caixa estranha ( software mal feito, porque no W210 essa mesma caixa funcionava bem ).

o que refiro é mais quando se tira o pé do acelerador e ai o 211 trava muito mais que os outros.

Em W/C arranca em segunda mas a troca de velocidades é efetuada praticamente à mesma rotação; nesta motorização seria "complicado" as trocas serem feitas a uma rotação mais baixa, porque abaixo das 2000rpm a E220cdi arrasta-se.

E sim, estando habituado à caixa de (apenas) 4 velocidades utilizada no w202, a da S211 é muito menos interessante de utilizar...

parece que agora agora a roda livre regressou em força como modo de vela ...

Recentemente tive essa experiência com um A3 1.6TDI DSG. Em modo ECO quando largavas o acelerador ele aparecia em "roda livre". Nos outros modos isso já não acontecia. Mas não me senti inseguro ou com falta de "tracção"

parece que agora agora a roda livre regressou em força como modo de vela ...

Sim e não... Isto é, no meu V 40 com conversor de binário (6V Aisin), só faz "modo vela" se colocar a caixa em Modo ECO+.

Em Drive está sempre engatada, muito embora se note que as caixas estão viradas claramente para os consumos, procurando sempre a relação mais alta e fazendo muito pouca travagem de motor.[;)]

Viseu-Serra da Estrela (torre) e vice-versa em duas ocasiões com desacoplar ou não da caixa, num c350e, chegou-se à conclusão que sem o fazer, permite consumos melhores

Voltar
Superior