Cadeiras de Bebé

Já estou a ver que me vais dar trabalho.

Quanto à tua última afirmação, tens toda a razão, o ISOFIX nem nenhum outro sistema fazem milagres.

Nos embates laterais, imaginando uma situação limite de intromissão no habitaculo directamente contra a cadeira da criança, não sei qual vai ter vantagem, vai depender muito das circunstâncias e da qualidade e formato da própria cadeirinha. Neste caso, mesmo uma cadeira com Isofix vai ceder lateralmente de certeza porque aquilo é feito de plástico e esferovite, portanto não vejo vantagem óbvia nenhuma. Se o embate não atingir a cadeira então concerteza numa cadeira isofix a criança vai estar mais segura, porque numa sem isofix e com as folgas pode sair do sitio e andar a chocar dentro do carro.

Num embate frontal eu não percebo como chegas à conclusão que com cinto em vez de isofix a desaceleração da cabeça é inferior. Para mim vai ser igual ou praticamente igual. A única diferença que existe é uma folga devido ao cinto. Ou seja, quando o carro bate, a cadeirinha não pára logo (como no isofix), mas anda ainda o espaço da folga do cinto e pára a seguir. A única diferença é que desacelera um instante mais tarde. Se um carro bater num muro a 50Km/h, e a frente do carro ceder 0,5 metros, o carro passa dos 50km/ para 0km/h em 0,5 metros, e a cadeirinha do bébé também, seja num caso ou noutro. Nunca vai haver grande diferença entre os 2 casos. Pode haver alguma diferença na elasticidade dos materiais, mas a grande diferença é a folga que o cinto tem e essa não traz vantagem nenhuma, só traz desvantagens, porque a cadeira pode sair do sitio e fazer a criança chocar noutras coisas, e faz o efeito de ricochete.

Num embate frontal eu não percebo como chegas à conclusão que com cinto em vez de isofix a desaceleração da cabeça é inferior. Para mim vai ser igual ou praticamente igual. A única diferença que existe é uma folga devido ao cinto. Ou seja, quando o carro bate, a cadeirinha não pára logo (como no isofix), mas anda ainda o espaço da folga do cinto e pára a seguir. A única diferença é que desacelera um instante mais tarde. Se um carro bater num muro a 50Km/h, e a frente do carro ceder 0,5 metros, o carro passa dos 50km/ para 0km/h em 0,5 metros, e a cadeirinha do bébé também, seja num caso ou noutro. Nunca vai haver grande diferença entre os 2 casos. Pode haver alguma diferença na elasticidade dos materiais, mas a grande diferença é a folga que o cinto tem e essa não traz vantagem nenhuma, só traz desvantagens, porque a cadeira pode sair do sitio e fazer a criança chocar noutras coisas, e faz o efeito de ricochete.

Não percebes e dás a justificação? Então se calhar até percebes sem saber [:D]

Caso 1) ISOFIX
Caso 2) sistema convencional.

Qual dos dois sistemas tem maior elasticidade ( tu é que falaste em elasticidade, não eu)? Reposta obvia: caso 2 pois o cinto do carro é um têxtil de fibra sintética que tem maior elasticidade do que o ISOFIX.

Qual dos dois tem maior plasticidade? Caso 2 tb.

Qual o efeito da elasticidade + plasticidade do cinto?

Faz com que instantes após o embate, a velocidade do ocupante seja superior à velocidade dum ocupante com ISOFIX. ( na prática o ISOFIX "trava" muito mais o movimento do que o cinto do carro - tu até dizes que "pára logo c/ ISOFIX" [:D])
Logo, para o mesmo intervalo de tempo ( nomeadamente aquele em que há o pico de aceleração tb conhecido por "fronteira entre a vida e a morte") a velocidade varia menos no caso de cadeira convencional.

sendo a = dv/dt
Sendo dt constante ( consideramos o mesmo intervalo de tempo)
Então a (de)aceleração é tb menor.
Logo, o risco de lesão cervical é menor ( conforme explicado e relatado em dezenas de artigos científicos sobre a matéria)

Eu não quero levar nenhuma bicicleta para casa nem sequer afirmar que o ISOFIX é um sistema mau.

Só disse e repito que , em caso de embate frontal, a alta velocidade ( vamos ignorar os EURONCAP a 50KM/h, grande parte dos acidentes são a velocidades bem superiores), um sistema isofix é mais letal.

Além disso, há estudos que dizem preto no branco que a vantagem do ISOFIX não se verifica nos testes. Verifica-sim na impossibilidade da cadeira ficar mal montada ( o que não acontece nas convencionais).

Uma cadeira convencional bem montada tem a mesma ( conforme estudos já realizados, e em minha opinião mais) segurança que uma ISOFIX.

Quanto ao embate lateral em caso de esmagamento da lateral do carro, ISOFIX é perigoso até pois a cadeira fixa não sai do sítio enquanto que a convencional é empurrada transversalmente pois tem mais liberdade de movimento.

Última edição:
Eu noto que o material "dança que se farta" se eu o for abanar lá com a mão. Claro que em andamento normal do carro não abana, mas as cadeiras não são importantes em andamento normal, mas sim nas (des)acelerações bruscas de uma colisão.

A cadeira não pode danças mesmo que lá fores abanar.. tens de ajustar isso melhor.

A minha além do cinto do carro, tem uma barra de ferro apoiada no chão do carro e tem mais dois cintos presos ás calhas do banco da frente. E não abana nada

entre isofix ou não, é bem pior irem com eles virados para a frente.. basta uma travagem forte (mesmo que não haja embate) para poder causar graves lesões a nivel do pescoço.

A cadeira não pode danças mesmo que lá fores abanar.. tens de ajustar isso melhor.

A minha além do cinto do carro, tem uma barra de ferro apoiada no chão do carro e tem mais dois cintos presos ás calhas do banco da frente. E não abana nada

rearfacing num volvo, certo? As minhas multitech não se mexem nada. os cintos estão com uma tensão do catano! Tenho de ver no carro dos avós como é que está aquilo... Nos meus está tudo bem apertadinho.

entre isofix ou não, é bem pior irem com eles virados para a frente.. basta uma travagem forte (mesmo que não haja embate) para poder causar graves lesões a nivel do pescoço.

Exatamente. é verdade que inicialmente é um bocado confuso andar com os miúdos virados para trás, mas nada que um espelho no banco não resolva. Ainda por cima a probabilidade de uma travagem forte é mais frequente do que um acidente.

Yup! :)

Também noto no meu carro que o material "não Isofix" dança que se farta...
Mas no meu caso ´"defeito" é mesmo do banco da carrinha que são a modos que escavados na zona do assento(fazem um rebordo no exterior mais saido) e a base ou fica encavalitada nesse rebordo na junção do assento com as costas do banco e abana ligeiramente(com as mãos, pois em andamento não) ou se a encaixar mesmo o ovo fica muito inclinado na direção do banco e o bebé vai com a cabeça pendurada para a frente.

Pessoal hoje recebi este mail mas não soube responder ao certo.

Hoje a polícia mandou-me parar no meu clio comercial e ao ver a cadeira de bebé que transportava, perguntou-me que idade tinha a criança que se sentava na cadeira. Disse-lhe que tinha dois anos e ele disse-me que isso era uma infração grave punível com 120 Euros de multa. E que só não me multava porque não trazia a criança na cadeira, argumentando que poderia transportar uma criança de dois anos num veículo comercial desde que a cadeira estivesse virada para trás. Expliquei-lhe que uma criança de dois anos não pode estar virada para trás porque não tem onde pôr as pernas, mas ele disse que era o que dizia a lei, e que só podia ser transportada numa cadeira virada para a frente se fosse no banco de trás, num veículo de 5 lugares. Surpreende-me porque o carro tem inclusivamente um interruptor para desligar o air bag da frente com vista ao transporte de crianças. Alguém conhece a legislação que sustenta o que o polícia afirmou? Obrigado.

Podem ajudar?

Pessoal hoje recebi este mail mas não soube responder ao certo.

Hoje a polícia mandou-me parar no meu clio comercial e ao ver a cadeira de bebé que transportava, perguntou-me que idade tinha a criança que se sentava na cadeira. Disse-lhe que tinha dois anos e ele disse-me que isso era uma infração grave punível com 120 Euros de multa. E que só não me multava porque não trazia a criança na cadeira, argumentando que poderia transportar uma criança de dois anos num veículo comercial desde que a cadeira estivesse virada para trás. Expliquei-lhe que uma criança de dois anos não pode estar virada para trás porque não tem onde pôr as pernas, mas ele disse que era o que dizia a lei, e que só podia ser transportada numa cadeira virada para a frente se fosse no banco de trás, num veículo de 5 lugares. Surpreende-me porque o carro tem inclusivamente um interruptor para desligar o air bag da frente com vista ao transporte de crianças. Alguém conhece a legislação que sustenta o que o polícia afirmou? Obrigado.

Podem ajudar?

E o Agente estava correto. Vê aqui:

Guia da Família

"O transporte de crianças encontra-se regulado no artigo 55.º do Código da Estrada. As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

O transporte destas crianças deve ser efectuado no banco da retaguarda, salvo se a criança tiver:
- idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar activado o air bag no lugar do passageiro;
- idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos segurança no banco da retaguarda ou não possua banco na retaguarda.

Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.

Impossibilidade prática de utilização de três sistemas de retenção para crianças (SRC), nos bancos da retaguarda, em automóveis ligeiros de passageiros

Em muitos modelos de automóveis não é possível, por falta de espaço, instalar 3 SRC nos bancos da retaguarda. Havendo necessidade de transportar 3 crianças com menos de 12 anos e menos de 150cm, e existindo de facto impossibilidade prática de colocar e SRC, pode, uma das crianças – a de maior estatura - ser transportada sem SRC, utilizando o cinto de segurança nas seguintes condições:
- Altura de pelo menos 135 cm - utilização do cinto de segurança. Por razões de maior segurança apenas deverá ser utilizado o cinto de 2 pontos de fixação se não houver cinto de 3 pontos;
- Altura inferior a 135 cm – utilização do cinto de segurança. Caso o cinto seja de 3 pontos de fixação e a precinta diagonal fique sobre o pescoço da criança, é preferível colocar essa
precinta atrás das costas e nunca por debaixo do braço, utilizando-se desta forma apenas a precinta subabdominal, apesar de baixar o nível de protecção, em relação a uma situação em que se pudesse usar o cinto de três pontos de fixação.
Utilização de SRC do tipo banco elevatório em bancos equipados com cintos de 2 pontos de fixação

Os SRC do tipo banco elevatório são normalmente testados e homologados para serem utilizados com cintos de segurança de 3 pontos de fixação, conforme resulta dos respectivos manuais de instruções. Porém, podem os mesmos ser utilizados em lugares equipados com cinto de segurança de 2 pontos de fixação, com o objectivo de posicionar a precinta sub-abdominal sobre as coxas em crianças de estatura mais baixa e desde que as costas do banco à sua frente possam constituir protecção à projecção da criança em caso de colisão frontal. No entanto, esta opção apenas é recomendável nos casos em que não exista a possibilidade prática de os utilizar em lugares equipados com cintos de três pontos de fixação.
Transporte de crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, mas com peso superior a 36 kg.
O n.º 1 do artigo 55.º do Código da Estrada estabelece que as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

Porém, face à regulamentação internacional – Regulamento n.º 44/03 da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas e Directiva n.º 2003/20/CE apenas existem sistemas de retenção homologados até aos 36 kg, (sistemas do Grupo III, para crianças com peso compreendido entre 22 kg e 36 kg).

O Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, aprovado pela Portaria n.º 311-A/2005, de 24 de Março, prevê no n.º 1 do artigo 9.º que as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura que excedam 36 kg de peso devem utilizar o cinto de segurança e dispositivo elevatório que permita a utilização do cinto em condições de segurança.
Este dispositivo elevatório não é um SRC nos termos do disposto do no art.º 7.º do citado Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, não existindo requisitos técnicos para sua aprovação e consequente utilização.
Assim, considerando que existe um número significativo de crianças nas condições descritas e tendo em conta informação técnica existente sobre protecção e segurança das crianças em situação de acidente, podem estas, utilizar um SRC da classe não integral do grupo III.

Nestas situações em que não é possível sentar, no mencionado sistema por este ser pequeno ou estreito, as crianças com mais de 36 kg deverão utilizar apenas o cinto de segurança nas seguintes condições:
- Altura de pelo menos 135 cm – utilização do cinto de segurança. Por razões de maior segurança apenas deverá ser utilizado o cinto de 2 pontos de fixação se não houver cinto de 3 pontos;
- Altura inferior a 135 cm – utilização do cinto de segurança. Caso o cinto seja de 3 pontos de fixação e a precinta diagonal fique sobre o pescoço da criança é preferível, apesar de baixar o nível de protecção, colocar essa precinta atrás das costas e nunca por debaixo do braço, utilizando apenas a precinta subabdominal.

"

Não percebes e dás a justificação? Então se calhar até percebes sem saber [:D]

Caso 1) ISOFIX
Caso 2) sistema convencional.

Qual dos dois sistemas tem maior elasticidade ( tu é que falaste em elasticidade, não eu)? Reposta obvia: caso 2 pois o cinto do carro é um têxtil de fibra sintética que tem maior elasticidade do que o ISOFIX.

Qual dos dois tem maior plasticidade? Caso 2 tb.

Qual o efeito da elasticidade + plasticidade do cinto?

Faz com que instantes após o embate, a velocidade do ocupante seja superior à velocidade dum ocupante com ISOFIX. ( na prática o ISOFIX "trava" muito mais o movimento do que o cinto do carro - tu até dizes que "pára logo c/ ISOFIX" [:D])
Logo, para o mesmo intervalo de tempo ( nomeadamente aquele em que há o pico de aceleração tb conhecido por "fronteira entre a vida e a morte") a velocidade varia menos no caso de cadeira convencional.

sendo a = dv/dt
Sendo dt constante ( consideramos o mesmo intervalo de tempo)
Então a (de)aceleração é tb menor.
Logo, o risco de lesão cervical é menor ( conforme explicado e relatado em dezenas de artigos científicos sobre a matéria)

Eu não quero levar nenhuma bicicleta para casa nem sequer afirmar que o ISOFIX é um sistema mau.

Só disse e repito que , em caso de embate frontal, a alta velocidade ( vamos ignorar os EURONCAP a 50KM/h, grande parte dos acidentes são a velocidades bem superiores), um sistema isofix é mais letal.

Além disso, há estudos que dizem preto no branco que a vantagem do ISOFIX não se verifica nos testes. Verifica-sim na impossibilidade da cadeira ficar mal montada ( o que não acontece nas convencionais).

Uma cadeira convencional bem montada tem a mesma ( conforme estudos já realizados, e em minha opinião mais) segurança que uma ISOFIX.

Quanto ao embate lateral em caso de esmagamento da lateral do carro, ISOFIX é perigoso até pois a cadeira fixa não sai do sítio enquanto que a convencional é empurrada transversalmente pois tem mais liberdade de movimento.

Confundiste tudo o que eu disse. E colocaste a fórmula certa da aceleração, mas usaste-a mal.

a = dv/dt

Então se o carro chocar a 100 km/h, vai passar de 100 km/h para 0 km/h, portanto dv= 100 km/h, e a cadeira/criança vai sofrer a mesma variação de velocidade, seja em que cadeira for, ISOFIX ou não. Portanto assumiste mal que dv é diferente entre cadeiras. Este parâmetro não tem hipótese de ser diferente, a menos que a cadeira continuasse a andar, ou seja, se soltasse do carro.
Como assumes que dt é igual, então a aceleração também seria igual. A única hipótese de a aceleração ser diferente era dt ser diferente, ou seja, haver uma forma de a cadeira variar dos 100 aos 0 km/h em mais tempo, o que poderia acontecer se houver mais capacidade de deformação de uma das cadeiras, mas eu não sei nem consigo saber sem testes qual o caso melhor, e parece-me que mesmo que alguma leve vantagem seja muito diminuta.

Tu é que queres à força toda levar a bicicleta afirmando uma coisa para a qual não tens provas nenhumas, apenas uma intuição.

Nao me enganei não.
Sei que o meu texto é difícil de perceber pois está excessivamente detalhado. Mas tinha de ser assim para ficar imune a qq contestação.
A condição do problema que eu defini NÃO assume que vf é zero precisamente para ng contestar usando argumento q usaste agora.

Mas atenção. Mesmo q vf fosse igual a zero na condição do problema, não tinhas razão e sabes pq? Pq dv é na realidade um integral e não uma simples fórmula "tiro e queda".

Por f(v) não ser a mesma nos 2 casos e por f(v) ter um ponto maximo no movimento da ISOFIX, então, escolhendo propositadamente o intervalo de dt em que isso ocorre, obtém-se directamente a aceleração máxima.

Não respondas a frio! Revê primeiro a teoria do movimento e a seguir a definição de integral.
Revê tb o conceito de lógica matemática, nomeadamente o condicional, If -then..

Se mesmo assim, tiveres duvidas quanto ao que escrevo aqui, faço-te as duas demonstrações em papel e digitalizo (para as condições que eu defini e para vf igual a zero).

Última edição:
Nao me enganei não.
Sei que o meu texto é difícil de perceber pois está excessivamente detalhado. Mas tinha de ser assim para ficar imune a qq contestação.
A condição do problema que eu defini NÃO assume que vf é zero precisamente para ng contestar usando argumento q usaste agora.

Mas atenção. Mesmo q vf fosse igual a zero na condição do problema, não tinhas razão e sabes pq? Pq dv é na realidade um integral e não uma simples fórmula "tiro e queda".

Por f(v) não ser a mesma nos 2 casos e por f(v) ter um ponto maximo no movimento da ISOFIX, então, escolhendo propositadamente o intervalo de dt em que isso ocorre, obtém-se directamente a aceleração máxima.

Não respondas a frio! Revê primeiro a teoria do movimento e a seguir a definição de integral.
Revê tb o conceito de lógica matemática, nomeadamente o condicional, If -then..

Se mesmo assim, tiveres duvidas quanto ao que escrevo aqui, faço-te as duas demonstrações em papel e digitalizo (para as condições que eu defini e para vf igual a zero).

Agora sim, com integrais estás a tornar a coisa mais interessante mas ainda não me seduzes. [:D]

A questão principal aqui está em tu assumires coisas à partida vindas unicamente da tua intuição sem provas nenhumas. Assumes que durante o processo de paragem existe um periodo de tempo em que a variação de velocidade é maior numa cadeira com ISOFIX do que numa cadeira sem ISOFIX, e eu não aceito isso sem provas. Ou melhor até posso aceitar isso, mas é completamente desprezável. O cinto de segurança não foi feito para ser elástico, o objectivo é agarrar o máximo possível uma pessoa (ou cadeirinha de bébé) ao assento. Mesmo que exista alguma flexibilidade do cinto, suponhamos que seriam alguns mm, isso seria completamente desprezável em relação à deformação do carro, que será de dezenas de cm.
Tu estás a assumir que o cinto é elástico o suficiente para diminuir a aceleração (com relevância) e estás a assumir que isso é melhor. Por algum motivo os cintos são feitos para ser o menos elástico possíveis, porque existem vantagens para o passageiro ficar agarrado ao assento em vez de andar a fazer ricochete.

Seria vantajoso um cinto elástico se fosse elástico por alguns cms ou dezenas de cms, e houvesse espaço livre no carro para a pessoa ir para a frente e para trás, tal como num "bangee jumping". Mas num carro não há espaço livre para isso, e convém que a pessoa não se mexa do assento, para não bater noutros objectos e para não fazer ricochete no banco. Portanto acho bem razoável desprezar qualquer deformação do sistema de retenção (não incluo aqui uma eventual folga) em relação à deformação do próprio carro. E além da deformação do próprio carro, ainda tens a deformação do corpo humano e da própria cadeirinha (quando existe) , maiores também que a deformação do sistema de retenção. Portanto estás a dar toda a importância à coisa menos importante.

E depois tens ainda o problema da possibilidade de haver folga num sistema sem isofix e da muito maior probabilidade de ficar mal instalado.

P.S.: Escusas de te dar ao trabalho de demonstrares melhor o que queres dizer, eu percebo muito bem o que queres dizer, mas continuo a dizer que não concordo com as tuas premissas, interpretações e conclusões.

Ainda bem que percebes pois o nível de dificuldade da demonstração é 12º ano de escolaridade... Não deve ser dificuldade para ti.

Quanto às permissas, a mais importante de todas és tu que a reafirmas nessa frase que vou citar:

Ou seja, quando o carro bate, a cadeirinha não pára logo (como no isofix)

Eu não nasci ontem XL, e discussões de física ou matemática já tive muitas quer aqui quer no mundo real ( como tu tb deves ter tido). Uma coisa eu aprendi ( como tu aprendeste muito bem) sempre que alguém não tem como para contrariar uma teoria ( seja ela qual for), a única saída é despresar as permissas com tu fizeste n vezes.

Ou melhor até posso aceitar isso, mas é completamente desprezável.
suponhamos que seriam alguns mm, isso seria completamente desprezável

Portanto acho bem razoável desprezar qualquer deformação do sistema de retenção

Portanto estamos nos domínio dos "achamentos". Tu achas que é despresível, eu acho que não é.
Eu estou convencido que , dentro das condições que imponho, o sistema ISOFIX é mais letal. Obviamente que não existe nenhuma literatura na internet que apoie essa teioria pois , na verdade, toda a indústria quer usar o ISOFIX pelos mais diversos motivos ( uns válidos outros não tão válidos).

Além disso, todos os ensaios normalizados são feitos a baixa velocidade pelo que não existem dados relativamente a desacelerações em embates a 120km/ por ex.

Em conclusão, queria apenas dizer que aquilo que pretendo provar é que nem sempre o ISOFIX é mais seguro, vai depender sempre das circunstâncias em que ocorre o acidente, como carro se vai deslocar durante o mesmo, como é deformação do carro, se de capota, etc.

Quando eu disse que a cadeirinha não pára logo, estava a referir-me à folga que normalmente existe no cinto, mas isso não implica nada no resto.

Podíamos de facto ficar aqui eternamente a discutir, agora uma coisa é certa tu estás a querer impor ideias tuas como verdades absolutas sem provas nenhumas, e isso não é ciência. Eu nunca disse que não seja possível o que dizes, só tentei explicar que não é evidente como dizes, e a existir será desprezável em função dos outros factores existentes.

Quando eu disse que a cadeirinha não pára logo, estava a referir-me à folga que normalmente existe no cinto, mas isso não implica nada no resto.

Podíamos de facto ficar aqui eternamente a discutir, agora uma coisa é certa tu estás a querer impor ideias tuas como verdades absolutas sem provas nenhumas, e isso não é ciência. Eu nunca disse que não seja possível o que dizes, só tentei explicar que não é evidente como dizes, e a existir será desprezável em função dos outros factores existentes.

Impor ideias? Só acredita na minha lenga lenga quem quiser... As pessoas são livres de ler o que escrevi e interpretarem como quiserem.
Não preciso de provas para estabelecer as condições inicias dum caso teórico que quero demonstrar. Estou apenas a expor um ponto de vista e um raciocínio lógico.

Sabes qd é que as pessoas vão acreditar que o ISOFIX não é o supra sumo da batata[:D]? No dia em que aparecer um outro sistema melhor e mais evoluido. Aí vão aparecer crash testes em jarda de toda a maneira e feitio a dizer mal do ISOFIX.

Não chego ao ponto de dizer que ISOFIX é marketing pois reconheço-lhe vantagens evidentes sobretudo em capotamento mas nos casos que destaquei, não penso que seja mais seguro.

Última edição:
Confundiste tudo o que eu disse. E colocaste a fórmula certa da aceleração, mas usaste-a mal.

a = dv/dt

Então se o carro chocar a 100 km/h, vai passar de 100 km/h para 0 km/h, portanto dv= 100 km/h, e a cadeira/criança vai sofrer a mesma variação de velocidade, seja em que cadeira for, ISOFIX ou não. Portanto assumiste mal que dv é diferente entre cadeiras. Este parâmetro não tem hipótese de ser diferente, a menos que a cadeira continuasse a andar, ou seja, se soltasse do carro.
Como assumes que dt é igual, então a aceleração também seria igual. A única hipótese de a aceleração ser diferente era dt ser diferente, ou seja, haver uma forma de a cadeira variar dos 100 aos 0 km/h em mais tempo, o que poderia acontecer se houver mais capacidade de deformação de uma das cadeiras, mas eu não sei nem consigo saber sem testes qual o caso melhor, e parece-me que mesmo que alguma leve vantagem seja muito diminuta.

Tu é que queres à força toda levar a bicicleta afirmando uma coisa para a qual não tens provas nenhumas, apenas uma intuição.

Não sei muito de física mas uma coisa é certa. A desaceleração de uma cadeira isofix, não é a mesma em na cadeira de fixação convencional.

Não sei muito de física mas uma coisa é certa. A desaceleração de uma cadeira isofix, não é a mesma em na cadeira de fixação convencional.

E isso é certo porquê?

Há tantas variáveis em jogo, e muitas delas muito mais importantes que alguma diferença de elasticidade entre os 2 sistemas de retenção, que eu não consigo perceber porque é que vocês dão tanta importância a isso.

Senão, provem-me que o cinto de segurança é elástico o suficiente para provocar uma diferença relevante na desaceleração.

E isso é certo porquê?

Há tantas variáveis em jogo, e muitas delas muito mais importantes que alguma diferença de elasticidade entre os 2 sistemas de retenção, que eu não consigo perceber porque é que vocês dão tanta importância a isso.

Senão, provem-me que o cinto de segurança é elástico o suficiente para provocar uma diferença relevante na desaceleração.

Numa colisão uma décima de segundo a mais ou a menos no tempo de colisão é muita coisa.
Ser ''muito fixo'' não significa que seja melhor. Se os prédios no Japão fossem muito rígidos, caiam todos com os sismos. Não estou a dizer que o isofix é melhor ou pior. Tem vantagens e desvantagens. O que eu disse foi que a desaceleração de um e de outro é diferente.

Porque é causa de morte.

Lê alguns artigos sobre acidentes e verificas imediatamente que a taxa de desaceleração é a variável mais importante em qq estudo.

Por outro lado, se os carros actuais são concebidos para deformarem-se mais é precisamente para reduzir picos de desaceleração em caso de embate.

Ainda não tenho valores concretos pois está muito complicado encontrar valores de "tensile tests" de cintos...

Mas vê esse ensaio e depois vem cá contar-me histórias de elasticiade depressível.
Instron 5569 Seatbelt Tensile Test - YouTube
( nota: aquilo não está desenrolar , é mesmo o cinto a deformar :sh))

Nem eu pensava que fosse tão elástico a sério...

Já agora, curiosamente o integral ( outro [:D]) daquela curva do filme é igual à energia absorvida pelo cinto.

Última edição:
Porque é causa de morte.

O que é que é causa de morte? A desaceleração? Perfeitamente de acordo.

Lê alguns artigos sobre acidentes e verificas imediatamente que a taxa de desaceleração é a variável mais importante em qq estudo.

Por outro lado, se os carros actuais são concebidos para deformarem-se mais é precisamente para reduzir picos de desaceleração em caso de embate.

Perfeitamente de acordo mais uma vez, mas não era nada disto que estava em discussão, mas sim tu dizeres com toda a certeza que um sistema ISOFIX é mais letal em choques frontais a velocidades elevadas e em certos choques laterais.

Ainda não tenho valores concretos pois está muito complicado encontrar valores de "tensile tests" de cintos...

Mas vê esse ensaio e depois vem cá contar-me histórias de elasticiade depressível.
Instron 5569 Seatbelt Tensile Test - YouTube
( nota: aquilo não está desenrolar , é mesmo o cinto a deformar :sh))

Nem eu pensava que fosse tão elástico a sério...

Já agora, curiosamente o integral ( outro [:D]) daquela curva do filme é igual à energia absorvida pelo cinto.

Interessante esse video, mas não dá para ver a força aplicada e comparar com o caso de um acidente.

Mais interessante então será ver os videos de crash test. Devias ser tu a procurá-los e colocá-los cá para tentares provar a tua teoria.
Mas eu arranjei 2 videos interessantes.

Car Seat Crash Test - YouTube

Neste aqui temos um boneco sem cadeira nem cinto e um boneco numa cadeira presa por cinto, e o que se vê é que durante algum tempo a cadeira que está presa pelo cinto continua à mesma velocidade que o boneco solto, e quando atinge o seu limite de folga e elasticidade para aquela força pára a cadeira aparentemente quase sem progressividade nenhuma.

Silla HTS BeSafe iZi Comfort X3 Isofix grupo I - YouTube

E neste video temos um teste com uma cadeira ISOFIX, e a cadeira ainda cede um bocado, aliás, a parte de cima também prende no carro através de um cinto, pelo que teria que ceder tal como numa cadeira normal. Mas mesmo a parte de baixo (aonde tem os encaixes directos na estrutura do carro) também se deforma bastante, e até parece mais progressivo que no caso da cadeira presa pelo cinto no video anterior. Aliás é de tal forma progressivo que é preciso rever o video com atenção para ver a base ISOFIX a deslizar no banco. Comecei a suspeitar disto, e comecei a pensar se não há cadeiras ISOFIX com zonas de deformação programadas, e encontrei pelo menos esta da Romer:

"In addition, is equipped with a device for controlled deformation which increases a few centimeters depth of the base to offset the displacement of the occupant"
http://www.lacascaradenuez.com/en/sillas-para-coche/21-kidfix-sict-romer.html

Isto é uma coisa que eu não sabia, e já foi útil esta discussão só por causa disto. E é informação útil para quem esteja neste momento a pensar em comprar cadeiras.
Podes-te entreter agora em encontrar videos de cadeiras ISOFIX que não tenham zona de deformação programada para contrapôr os meus argumentos.

Concluindo, há muito tipos de cadeira, muitas marcas, qualidades diferentes e sistemas diferentes, e muitas mais variáveis em jogo, por isso continuo a não aceitar a tua ideia de que uma cadeira ISOFIX é mais letal num choque a velocidades elevadas. Talvez seja possível se comparares uma marca má com ISOFIX com uma marca boa não ISOFIX, mas de forma genérica acho que não se pode dizer isso de forma nenhuma.

E já agora, acho que deviam ter mais cuidado ao dar aqui essas vossas certezas porque está em causa a segurança de crianças, e alguém ao ler o que vocês escrevem podem estar a optar por uma coisa menos segura. Eu por acaso neste momento tenho cadeiras não-isofix nos carros (tive apenas na cadeirinha do grupo 0), e cada vez me arrependo mais de não ter comprado uma delas ISOFIX, já que tenho um dos carros com sistema ISOFIX.

Última edição:
Perfeitamente de acordo mais uma vez, mas não era nada disto que estava em discussão, mas sim tu dizeres com toda a certeza que um sistema ISOFIX é mais letal em choques frontais a velocidades elevadas e em certos choques laterais.

O que eu digo não é isso. Digo que o ISOFIX nem sempre é mais seguro e dou-me ao trabalho de explicar quando e porquê.

Interessante esse video, mas não dá para ver a força aplicada e comparar com o caso de um acidente.

Pois não dá para tanto mas já deveria dar para te convencer da elasticidade do cinto que tu disseste ser despresível...

Mais interessante então será ver os videos de crash test. Devias ser tu a procurá-los e colocá-los cá para tentares provar a tua teoria.

Sabes bem que os carsh tests são a menos de 70Km/h pelo que quer as cadeiras standard, quer as ISOFIX são todas aprovadas. Aliás se não fossem aprovadas não poderiam estar à venda... Que conclusões podemos tirar então com videos de crash tests?? Acho que quase nenhumas.

Concluindo, há muito tipos de cadeira, muitas marcas, qualidades diferentes e sistemas diferentes, e muitas mais variáveis em jogo, por isso continuo a não aceitar a tua ideia de que uma cadeira ISOFIX é mais letal num choque a velocidades elevadas. Talvez seja possível se comparares uma marca má com ISOFIX com uma marca boa não ISOFIX, mas de forma genérica acho que não se pode dizer isso de forma nenhuma.

Estás a progredir então, já estamos no domínio dos "talvez seja possível" [:D]

E já agora, acho que deviam ter mais cuidado ao dar aqui essas vossas certezas porque está em causa a segurança de crianças, e alguém ao ler o que vocês escrevem podem estar a optar por uma coisa menos segura.

Isso não te admito de forma alguma. Todas as cadeira à venda no mercado ( ISOFIX) ou não ( incluído as que custam 7,5€ no continente) estão homologadas pelo que NUNCA podes afirmar insinuar que estarei a colocar em perigo alguém. Se alguém o faz são as autoridades e não eu.

Além disso, eu tive o cuidado do detalhar as circunstâncias em que considero o ISOFIX potencialmente mais letal.

Voltar
Superior