Cabo de embraiagem Punto

EgyptOverseer

New member
Desconfio que o cabo está em vias de se partir, visto que tenho de aumentar a tensão regularmente para o pedal ter o ponto certo antes de pressionado a fundo.

Com este tópico venho apenas perguntar se há algum procedimento fora do normal, ou algo a ter em atenção ao instalar um novo, visto que custa apenas 16 libras no eBay, e dá para identificar claramente o seu caminho, desde o topo do pedal até à embraiagem propriamente dita.

O que se passa, a nível de sintomas, é que o ponto do pedal onde posso trocar de mudança sem a "martelar" vai se perdendo até ao fundo da sua extensão, ao ponto de ter de "forçar" as mudanças mesmo com o pedal a fundo. Este problema desaparece quando eu aumento a tensão do cabo, ao rodar a "porca" da tensão do cabo.

Alguém aqui que me possa dar um parecer mais técnico? Alguém com o manual Haynes para o Fiat Punto 85 16v ELX de 1998?

Pelos sintomas que apresenta, isso poderá não ser o cabo e sim o prato da embraiagem ou disco gastos.Se depois de afinar na posição que lhe permite trocar as velocidades, o pedal fica com pouco curso, ou seja, com o pedal carregado a fundo, ao levantar o pé,começa logo a ter tracção em vez de ao meio do curso, então prepare-se para trocar a embraiagem em breve. Pode até ter o disco bom, mas o prato ter perdido a força. Convém sempre trocar o kit completo (prato+disco +rolamento).Quanto a comprar um cabo no ebay, deve ser mais barato da concorrência cá. Pode no entanto, afinar o cabo a ver se dá para conduzir mais uns tempos.
Abraço

citação:Originalmente colocada por gessler

Pelos sintomas que apresenta, isso poderá não ser o cabo e sim o prato da embraiagem ou disco gastos.Se depois de afinar na posição que lhe permite trocar as velocidades, o pedal fica com pouco curso, ou seja, com o pedal carregado a fundo, ao levantar o pé,começa logo a ter tracção em vez de ao meio do curso, então prepare-se para trocar a embraiagem em breve. Pode até ter o disco bom, mas o prato ter perdido a força. Convém sempre trocar o kit completo (prato+disco +rolamento).Quanto a comprar um cabo no ebay, deve ser mais barato da concorrência cá. Pode no entanto, afinar o cabo a ver se dá para conduzir mais uns tempos.
Abraço

Obrigado pelo esclarecimento.

Depois de afinado o pedal fica com bom curso (mais ou menos a meio, o ponto de mudança), mas vai perdendo curso lentamente (daí a minha suposição relativamente ao cabo, que será esclarecida caso a rosca se mantenha na mesma marca que eu fiz).

O meu objectivo é mesmo "aguentá-lo", pois muito em breve vou o entregar para retoma na compra do carro novo. Estou apenas a tentar não exagerar na tensão, para o caso de ser mesmo o cabo e não "forçá-lo" ainda mais que o máximo que ele aguente. Ainda em Portugal o próprio chefe de Oficina da FIAT afinou-o da forma que eu estou a fazer agora, e como ele "aguentou-se" bem durante as férias e até agora (passados 3 meses) quero acreditar que não seja algo grave. Não gostaria de ter uma despesa adicional que me afecte o valor de retoma se a puder evitar sem incorrer em problemas de maior.

Só por curiosidade, conhece especificamente o percurso e substituição do cabo de embraiagem do carro em questão? Tem alguma "trica" que eu deva saber?

Grato pela atenção dispensada.

Exactamente não conheço, mas começa por desapertar totalmente a porca da embraiagem de forma ao cabo ficar livre. Depois no interior tem que o desconectar do pedal tirando um freio, e depois è só soltar a borracha que faz vedação na entrada do habitáculo. Normalmente o pedal da embraiagem deve ficar ao mesmo nível que o travão.Mas como eu disse , duvido que seja o cabo.

Ixo é o disco da embraiagem k tá a ficar gasto, podes sem kualker problema afinar o cabo mas vais xegar a uma altura k não tens mais para afinar e continuas com o mesmo problema e só tens a hipotesse de trocar o disco, por ixo dá-o á retoma ou mete embraiagem nova mas decide-te rápido ;)

Voltar
Superior