C4 assobia muito

RicardoReis

New member
Boas!!!

Tenho um Citroen C4 Enterprise 1.6HDI 110Cv's, de Dez/2005 que tem 51kkm.

Vinha na A21, ontem por volta das 2h com a AE vazia, e estiquei o carro, ate 175 kmh ( o carro ja estava quente, estava a voltar de Lisboa), qd passo as portagens começo a ouvir qq coisa que me parecia uma ambulancia, abrandei, abri o vidro, olhei pelos espelhos e nada... pensei devo andar a ouvir coisas, n rotunda da Carapinheira outra vez a mesma coisa...
Quando estava a chegar a casa, é que associei, o barulho ao turbo, parei o carro, abri o vidro e sempre que aceleava o turbo assobiava imenso.

O Carro continua a puxar bem, e a nivel de consumos nao posso dizer nada porque ate agora so fiz 10 km's mas foram so voltinhas...

O que poderá ser?? quanto custará??
Isto é o que da ser cuidadoso com os carros, espero sempre um ou dois minutos antes de desligar o carro, nunca acelero a frio, etc...

Peço desculpa pelo testamento...

Saudaçoes automobilisticas e Motards...
Obrigado

Última edição:
Não sei o que possa ser (talvez o turbo), mas ando com um que conta 54.000 kms e nunca assobiou nada, nem parece que tem turbo.

Vai o mais depressa possível ver o que é e se for caso disso pedes contactos de empresas especializadas em turbos.

Saudações automobilisticas e motards [;)]

Na minha Passat tdi 130 o turbo , ou lá o que é assobia e bem , já há 80000 km , geralmente assobia na faixa de rpm's 1200 / 1800 , já foi feita revisão ao turbo e continua a assobiar .

Há quem diga que é normal assobiar , há quem diga que não , o que é certo é que por enquanto ele está a responder bem .

Abraços

Na minha Passat tdi 130 o turbo , ou lá o que é assobia e bem , já há 80000 km , geralmente assobia na faixa de rpm's 1200 / 1800 , já foi feita revisão ao turbo e continua a assobiar .

Há quem diga que é normal assobiar , há quem diga que não , o que é certo é que por enquanto ele está a responder bem .

Abraços

nos TDI's é normal ouvir-se, mas nos HDI não. Pelo menos no meu era muito dificil ouvir, e tenho um primo com um TDI de110 cvs que se ouve imenso...

cpts,
RR

Sem dúvida nenhuma que tens problemas no turbo. Poderá ser a válvula wastegate, o veio a gripar, etc...

Por acaso, agora que falou na "wastegate" (pelo nome parece o elemento responsavel pela "descompressao"do turbo,certo??) acho que agora nao a ouço... isso é caro~??

Na 2ª vai ter que se aguentar de Mafra a Sacavem para ir a oficina. se for devagar acham que da problemas ou é melhor chamar o reboque??

cpts,

RR

Última edição:
Boas!!!

Vinha na A21, ontem por volta das 2h com a AE vazia, e estiquei o carro, ate 175 kmh ( o carro ja estava quente, estava a voltar de Lisboa), qd passo as portagens começo a ouvir qq coisa que me parecia uma ambulancia, abrandei, abri o vidro, olhei pelos espelhos e nada... pensei devo andar a ouvir coisas, n rotunda da Carapinheira outra vez a mesma coisa...
Quando estava a chegar a casa, é que associei, o barulho ao turbo, parei o carro, abri o vidro e sempre que aceleava o turbo assobiava imenso.

O Carro continua a puxar bem, e a nivel de consumos nao posso dizer nada porque ate agora so fiz 10 km's mas foram so voltinhas...

Isto é o que da ser cuidadoso com os carros, espero sempre um ou dois minutos antes de desligar o carro, nunca acelero a frio, etc...

Obrigado

Um amigo meu que tem um golf tdi 115cv teve problema semelhante mas veio logo para as mãos dele a assobiar, fez 50 000 km e puff. Pelo que me disse o turbo foi 700€ sem a mão de obra...

Nos carros com turbo nem convêm aquecer o carro antes de abalar mas sim arrancar passados 1 ou 2 minutos, depois de andar em autoestrada é que convêm esperar um pouco para que o turbo deixe de rodar e não fique a rodar em seco. Um bom óleo também é meio caminho para o turbo durar.

Boas!!!

Obrigado

compraste onde ??na tocha ou figueira ??passa na tocha e fala com o cristovão aqui pela zona não ha melhor para falar acerca dos hdi o gajo é barra...
depois diz alguma coisa...

fica bem...
abraço.

Ai Jesus que parece o fim do mundo..tenham lá calma com esses diagnósticos sombrios.

Pode muito bem ser uma simples fuga a causa desse assobio! Se fores dado a bricolage, abre o capot e aperta as abraçadeiras da admissão de ar, desde a caixa do filtro até à entrada no motor. Depois vai dar uma voltinha e já vês.

Tem é atenção para não cair em exagero, isto é, o turbo assobia sempre alguma coisa e como vais mais atento podes pensar que está mal na mesma porque não te lembravas do assobio [;)] .

Abraço.

vai nessa dos tubos primeiro, pode ser um desencaixado desapertado,

pode ser um furado (já me aconteceu) e realmente assobiava que era uma coisa maluca

MCunha

Já me aconteceu isso no 407 com o mesmo motor e mais ou menos na mesma quilometragem. Juntamente com o assobio perdia um pouco de óleo para cima do turbo, mas era apenas um tubo mal apertado.

nos TDI's é normal ouvir-se, mas nos HDI não. Pelo menos no meu era muito dificil ouvir, e tenho um primo com um TDI de110 cvs que se ouve imenso...

cpts,
RR

Deixa-me discordar de ti, o meu pai vai no 3º HDI e tanto no Xsara 2.0 110cv como no C4 1.6 110cv o turbo ouve-se numa certa faixa de rotação...

Isso pode ser uma fuga num dos tubos de admissão, o ar a entrar/sair faz esse "assobio".

Vai com o carro à Citroën que eles vêm isso e nem devem levar nada, já que o carro acabou a garantia à tão pouco tempo.

Cumps.

boas,

tenho 1 peugeot 407, 1.6hdi, em que aconteceu exactamente o mesmo e aos 25 mil kms.

inicialmente a oficina dizia que era normal, mas depois acabou por verificar que existia um problema no turbo. foi substítuido ao abrigo da garantia.

agora estou com 43 mil kms e tudo normal.

Pedro

o que pode provocar esse assobio pode efectivamente ser um tubo do intercooler roto, mas nesse caso o carro praticamente não anda e faz uma fumarada do caneco...[:)]

agora se o carro continua a puxar como sempre e assobia só pode ser o turbo marado!

Voltar
Superior