Burla - Qualidade

Atenção que, por lei, todos os resíduos (incluindo peças usadas) são da responsabilidade da empresa/mecânico, que deve encaminhá-los para o tratamento adequado e não para a mala do proprietário do veículo.

Boas!
Este topico é bastante interessante porque nunca tinha pensado que este tipo de acções acontece com marcas reputadas, de topo ou mais modestas.
Assim, seria interessante se com as nossas boas e más experiencias também dissesse-mos qual a oficina onde aconteceu a tal experiência. Desta forma prestava-se um serviço aos forenses que por aqui andam.
Começo eu.

Fazia as revisões na Sorel de Cabo Ruivo. À parte das mesmas não serem muito baratas (entre 160-200), nunca dei por que me tivessem dado gato por lebre. Mas também nunca precisei de uma reparação grande.
A maior foi um trabalho de bate-chapa e pintura que até ficou muito bem.
As últimas revisões (tenho dois Opel) foram na Micro-Motor na Av de Paris, e mais uma vez, nada a apontar. A mudança de oficina foi porque tive uma boa referência e é mais perto do trabalho.

Hugo

Tas enganado..pois se a peça que ele pediu garantia der o berro, vão ver o num serie e percebem que ha marosca!!!

Ui, acontece tanto... aliás, conheço uma oficina (marca premium) onde fazem isso com turbos, bombas injectoras e injectores. Isto foi dito directamente pelo dono da concessão...

Até eu já passei por um filme desses com o meu ex-Focus, o filtro de gasóleo sofreu um melhoramento, e a marca fez um recall... mas a acção de chamada para o meu carro estava inactiva, porque alguém com acesso ao sistema, deu baixa da peça e deu-a como aplicada...

Um conhecido meu trabalhou em tempos na BMW na Expo e chegou a afirmar que a partir de certa altura (e talvez devido a queixas) chegaram a fazer rugas a cacifos sem aviso do tipo "pára tudo, vamos ver os cacifos sff" e ele diz que era ver as peças a saltar para os biscates de fim de semana e que sim houve casos de débitos a clientes.

e não é só nos concessionarios,até na auto europa algumas peças dos monovolumes pulavam a cerca[:D]

Só uma questão... porque é que aqui toda a gente diz que "nunca mais lá voltei", em vez de dizer que "pedi imediatamente o livro de reclamações e deixei lá tudo bem explicito"?

E já agora que está instalada a desconfiança, que garantias têm todos aqueles que mudam o óleo em concessionários, de que o óleo é mesmo o que estão a pagar?
Não é por nada, mas ao preço exorbitante que normalmente cobram por litro, a margem de lucro ainda se tornaria mais gritante se, ao invés de colocarem o referido óleo, colocassem um de marca branca, muito mais barato. (é como nos cafés...[:D])

Então...vou contar uma comigo nas motas. Foi num concessionário Honda.

Quis mudar o anti-congelante à minha mota, e o manual honda diz explícitamente para utilizar o anti-congelante Honda ou um com uma determinada percentagem de Glicol. Como as marcas generalistas nem falam nisso, dirigi-me ao primeiro concessionário Honda para comprar anti-congelante original Honda:

- Resposta do primeiro concessionário: Não temos, porque é caríssimo e só se vende em garrafões de 25 litros !!!

Eu achei estranho porque tinha visto num fórum americano as embalagens de um litro.

- Fui a outro concessionário (Santomar) e disseram que não tinham, só tinham o castrol.

Fui a outro concessionário Honda e disseram-me que não tinham, só usavam o castrol, porque o Honda era muito caro.
Mas como esse castrol não dizia a composição, eu insisti, fui lá com o part-number e disse: Olhe, eu quero encomendar isto ! Quando está cá e quanto custa ?"

Ele foi ao computador, fez uma cara de espantado e disse "olhe...afinal até é mais barato ! Custa 7,xx euros o litro (o castrol custava mais do dobro sem garantir que cumpria as especificações do fabricante!!!)

Claro que eu entendi imediatamente o porquê daquilo:

É que as peças Honda (bem como consumíveis) têm um preço tabelado pela própria Honda. Recordo-me que o preço cá era muito semelhante ao preço nos estados unidos.
Deste modo, os concessionários não podem ganhar a margem que querem, mas sim a que a Honda impõe !
Sendo na Castrol, têm margens muito superiores, e até podem marcar ao preço que querem, porque dificilmente alguém vai andar a comparar preços de anticongelante.

A conclusão disto tudo, é que na zona de Lisboa (pelo menos), quem deixa uma mota num concessionário honda, ao mudar o líquido do radiador paga mais do dobro do que necessitava pagar, para ainda levar com um anticongelante que ninguém sabe se cumpre as normas necessárias !

E assim funcionam os concessionários oficiais.

Só uma questão... porque é que aqui toda a gente diz que "nunca mais lá voltei", em vez de dizer que "pedi imediatamente o livro de reclamações e deixei lá tudo bem explicito"?

Se reparares, por acaso neste tópico a maior parte dos casos são contados por conhecidos de mecânicos e afins, não pelos lesados.

Os lesados normalmente são aqueles que depois de pagarem velas novas, filtros novos (sem terem entrado no carro dele) saiem descansados e felizes da oficina e ainda comentam com os amigos "o carro veio a responder melhor depois da revisão". [;)] [:D]

Parece um gozo, mas o efeito placebo é tramado.

Se reparares, por acaso neste tópico a maior parte dos casos são contados por conhecidos de mecânicos e afins, não pelos lesados.

Os lesados normalmente são aqueles que depois de pagarem velas novas, filtros novos (sem terem entrado no carro dele) saiem descansados e felizes da oficina e ainda comentam com os amigos "o carro veio a responder melhor depois da revisão". [;)] [:D]

Oh, se é!

Agora lembrei-me daquela publicidade de uma rede de centros de assistência (tipo midas ou precision) que eram mais ou menos isto:

- Queria mudar as pastilhas do meu carro!
- Oh migo, por 30€ tenho aqui umas usadas daquele carro ali, que são uma maravilha!
- Mas em tal parte custa isso por umas novas...
- E têm lá calendários como estes aqui???[:D][:D][:D][:D]

A brincar...

Além de que como não assistes muito dificilmente consegues provar o que quer que seja.

Ui, acontece tanto... aliás, conheço uma oficina (marca premium) onde fazem isso com turbos, bombas injectoras e injectores. Isto foi dito directamente pelo dono da concessão...

Até eu já passei por um filme desses com o meu ex-Focus, o filtro de gasóleo sofreu um melhoramento, e a marca fez um recall... mas a acção de chamada para o meu carro estava inactiva, porque alguém com acesso ao sistema, deu baixa da peça e deu-a como aplicada...

Já para não falar dos numeros de circo que se fazem com as garantias feitas em carros que nunca avariaram na vida . . . Claro está, tendo as peças ido parar a outros carros que não o que ficou registado no sistema . . .

Eu na peugeot nunca notei que me tirassem nada dos carros, já me aconteceu foi cobrarem por coisas que deviam pôr e não puseram. Na Citröen, na 1ª revisão tiraram-me as tampas do motor.

Por essas e por outras que não vou a determinadas oficinas, pois já lá fui escaldado.

O meu, num determinado concessionário da Peugeot, cobraram-me velas, filtro do ar. Foi no mesmo que me entregou o carro com a junta queimada. Como é evidente, nunca mais o meu carro lá parou, nem nunca mais lá vai voltar. A tourada foi de tal ordem que acabei mesmo por fazer queixa ao representante em Portugal.

Certo, certinho é voltar ao concessionário que ganhou a minha confiança. Pago e quero ser bem servido e o meu carro bem tratado.

Tens que me dizer quais são que a primeira revisão aproxima-se [;)]

Sempre desconfiei dos fulanos que nas oficinas nos convidam a ir fazer "qualquer coisa" ou "tomar café". Deve ser para terem tempo de fazer a marosga... Em oficinas de concessionários oficiais, já me convidaram a sair da área da oficina, apesar de não estar a estorvar ou a incomodar, apenas queria ver o que se passava... aí não estive com meias medidas, perguntei se tencionavam fazer alguma... fui directo, para eles perceberem que eu era desconfiado:(. Para todos os efeitos, nunca mais lá voltei...
Já pensei em fazer eu própro a manutenção mais simples, tipo, mudas de óleo e filtros, velas e até calços de travão...

Quando o meu xsi ardeu em Junho o meu pai levou-o a um mecânico amigo que trabalha na Peugeot.

O sr arranjou-me o carro em casa, disse o que era preciso comprar e o meu pai adquiriu td em representantes da Peugeot!

Quando chegou à parte de mudar os tubos de retorno, o homem foi honesto e como não conseguiu desmontá-los do lado do condutor, disse para irmos à Peugeot saber como se desmontava!

Fui lá, um mecânico disse como era e optamos por trocá-los na Marca!
Fiz a marcação e na véspera ligam-me a dizer que o Chefe da Oficina tinha dito que não era possível fazerem a intervenção porque não a faziam com material comprado pelo cliente!!! :eek:
Pedi para me passarem a chamada para a parte das peças para saber qt levavam pelos tubos e SE tinham os mesmos!
O empregado disse para que não tinham os tubos e aconselhou-me a comparecer na mesma na oficina no dia seguinte e explicar a situação!!
Assim fiz!

Mas os espertos não me quiseram arranjar o carro e pedi uma explicação plausível, visto eles nem TEREM o material e a desculpa que me deram era a de que teriam de me passar uma garantia!!! E???

Então? Não têm confiança nos próprios mecânicos??
Ou o problema deles foi aqui a parva já ter os tubos de retorno em minha posse, não podendo facturar à minha pala??? :mad::mad::mad:
Dizem que a política deles não permite que o cliente traga material de fora!
De fora?? Comprados na PEUGEOT, vinham EMBALADOS em plásticos com o logotipo da PEUGEOT?? E não podem aceitar???
Qual era o problema??

Escrevi à Peugeot a pedir satisfações porque sinceramente senti uma raiva e uma discriminação!!

Já bastava ter passado o sufoco do incêndio e dps ver recusarem o arranjo fez-me sentir que tinha um carro que ninguém queria pegar!!! :(

O meu carro de facto é um xaço comparado com os 206 e outros que via a entrar por aquela oficina a dentro!
Mas daí a não quererem fazer o serviço SÓ por eu já ter os tubos que nos tinham custado 30 euros!!

Como não podia andar com o carro com um remendo nos tubos, o meu pai optou por ir ter com um ex colega que trabalha numa oficina de tunnings! [:D]

Resumindo e concluindo: mudou os tubos em meia hora e levou 20 euros de mão de obra!!!!

Não volto a procurar esta Peugeot nem para compra de peças, como fiz quando precisei de substitiur a manete das mudanças e me levaram 38 euros!!!

E outra coisa, há uma ficha amarela no motor que ficou um pouco chamuscada (mas está operacional), perguntei o preço só da FICHA e os espertos disseram logo que só vendiam o kit completo que "só" custa 100 euros!!!

Quem me pintou o capôt disse ao meu pai que há uma loja onde vendem só a ficha....

Por isso é que dps de ler o que relataram aqui e de saber histórias de clientes que iam à oficina do meu pai e diziam que "eram" roubados na marca, dou-me por feliz de ter um pai que tem pessoas de confiança para me arranjarem o carro qd preciso!!!

Boas noites.

Conto aqui as minhas histórias... sendo possuidor de duas viaturas, desde à 4 anos para cá (um Punto TD Van MKI e um Micra k12 Acenta), ia em ambos aos concessionários oficiais aqui na Madeira.

Embora na Fiat não tivesse razões de queixa da oficina em si, uma vez travei-me de razões com um superior de lá por razões pessoais e nunca mais lá meti os pés.... (não tenho a minima razão de queixa da malta da oficina, chefe de oficinas, recepcionistas... e mais, podia estar ao pé do carro, o que num concessionário oficial é raro ou quase impossível (digo eu) ), na Nissan aconteceram situações esquisitas... exemplo: o Micra gostava muito de comer sensores de 6 em 6 meses.... ora, de cada virada, lá iam cento e tal euros... uma dessas vezes, não fui lá porque estava a trabalhar, mas disse à Maria para pedir o sensor, que iria ser enviado para a Nissan Portugal com carta registada à administração... piada... já não era o sensor avariado, mas sim o pó da embraiagem que estava gasta é que tinha provocado mau contacto no sensor da embraiagem... os senhores da oficina nunca foram mal educados, tentavam sempre resolver os problemas deste Micra (que é conhecido no concessionário como a Cobaia, pois quando algum problema desconhecido assolava os Micras na Madeira, o meu era sempre a cobaia de serviço, pois era sempre o primeiro a revelar sintomas, e o carro ficava lá dois ou 3 dias, porque tinham que andar a telefonar para aqui e para acolá, pois desconheciam a forma de resolução), mas o que é certo é que o episódio do sensor deixou-me com a pulga atrás da orelha!

Entretanto mudei de oficina, vou a uma oficina representante Bosch aqui na Madeira, e estou todos os momentos ao pé dos meus carros, vejo as intervenções, e por vezes até ajudo, ao mesmo tempo que vou aprendendo mais um pouco de mecànica...

Quanto aos óleos, compro-o num hipermercado presentemente (Castrol 0w-40 para os dois carros), e vou ao funchal mudá-lo a uma bomba que me muda o óleo e recolhe o velho. No fundo, pago apenas a mão de obra e o meter o carro no elevador... acabo por pagar cerca de 60 €uros por muda de óleo mais filtro, com óleo sintético (ow40)... onde é que num concessionário oficial ou numa oficina de marca se consegue óleo sintético com esta graduação por esse preço? As peças que sei mudar compro-as mais baratas (exemplo...um filtro de ar pó Micra, custa num concessionário oficial, na casa dos 25 €uros... na Fiat custa na casa dos 20 €uros - filtros de ar de papel - comprados na casa onde eu compro, esses mesmos filtros ficam-me na casa dos 5 €uros e tal cada um - agora apenas o do Micra, pois o Fiat tem filtro lavável cónico...) e quando os carros estão nas oficinas, se não tiverem determinada peça, e eu a conseguir achar, montam-ma sem problema nenhum...

Querem outro exemplo? Um amigo tem um C3 HDI... e sempre fez revisões a tempo e horas (pensava ele no concessionário Citroen aqui na Madeira)... aconteceram-lhe n coisas... desde ver cobrado líquido limpa-vidros e ele ao sair do concessionário, accionar o láva-vidros e não ter lá líquido nenhum... desde ver funcionários a subirem com o carro dele passeios à bruta e a patinarem rodas... e a última foi a de que colocou o carro nesta última revisão num mecânico conhecido de uma das irmãs.... e agora pasmem-se.... o mecânico perguntou se o carro era de uma senhora... tinham lá peças que deveriam ter sido mudadas em revisões, e que nunca foram... o filtro de ar, então, tava completamente preto (de facto, o carro tinha os consumos altos, e ele queixava-se de falta de força)... já devia ter perto de 50 ou 60 kkm, segundo esse mecânico... O carro agora parece outro !!!

Desculpem o testamento e um abraço

Ricardo Paulo

Última edição:
Voltar
Superior