Burla OLX

ChamaArdente

New member
Boas, este é o meu primeiro tópico cá no forum apesar de já o ter utilizado bastante vezes como visitante.
Eu, no passado dia 29 fiz uma transferência para um fulano resumo da história.. O homem(?????) tentou gozar mas ficou sem nicles.
Tinha feito a transferência por Paypal no valor de 280€ e enviei como um pagamento rápido ou seja ''Amigos e Familiares'' que não
é coberto pela politica de devolucoes do Paypal e paguei uma taxa de 10€. o Individuo tentou fazer tempo e eu maluco da cabeça estava a espera que o dinheiro lá chegasse para ele enviar [8b]. Contactei o banco e o paypal foram todos muito prestáveis, incluindo a telefonista do Paypal que tentou solucionar e lá conseguiu reaver o meu dinheiro.
Bem, se ele tentou tirar o dinheiro da conta paypal tinha de adicionar uma conta à ordem para lá cair o dinheiro certo?
Eu apenas fiquei com o NIB e acabei por saber a quem pertencia, ou à mãe, ou esposa ou algo do género mas não sei se é a mesma conta que ele adicionou ao paypal.
Eu recuperei 275€ já é mais que bom, no entanto, falei com o banco e fui aconselhado a nao apresentar queixa na polícia por ter de pagar uma taxa qualquer que nem cheguei a perceber.
Mas agora paga-se taxas por apresentar-se queixas na polícia de burla? Eu sinto-me mal porque eu posso ter recuperado ''parcialmente'' o meu dinheiro mas o próximo poderá já nao o conseguir e se há gente que me enoja são os tais burlões que se safam por a justiça Portuguesa ser o que todos sabemos que é.

Aconselham-me a apresentar queixa na esquadra? ou deixo andar porque na verdade é só mais um que vai andar impune.
Obrigado desde já.

PS: Sei que a Transferência Bancaria que fiz foi das mais anormais mas eu estava convicto que estava protegido pelo Paypal, no entanto enganei-me na forma de pagamento.

Podes e deves apresentar queixa. Apenas crimes particulares se paga 2 unidades de conta pra avançar para tribunal, o quenão é o caso. Podes apresentar queixa online.

Ficámos sem saber o que é que aconteceu para o pagamento ter sido anulado.

O que é que quer dizer com o "O homem tentou gozar" e "o indivíduo tentou fazer tempo"?

O pagamento foi anulado de alguma forma. Não sei como, o paypal contactou-me posteriormente depois de eu ter ligado a dizer que tudo correu bem e o dinheiro foi adicionado à minha conta. Deduzi que o individuo ficou com o dinheiro subtraido da conta dele.
Ele tentou fazer tempo para o dinheiro entrar do paypal para a conta dele a dizer ''Acha que demora tanto tempo a entrar o dinheiro para a minha conta?''Supostamente demorava 2/3 e no fim já dizia '' Mas achas que vais receber algo?'' Labrego autêntico.

Não tens que pagar taxa. O crime de burla é um crime-semipúblico.
Só tens que pagar taxa de justiça e te constituíres assistente nos crimes particulares.[/QUOTE]

Pois então e será que resolve algo? Eu tenho o nome da conta bancaria do NIB que o rapaz deu, ele até me deu um toque do seu telemovel, receio é que seja descartável.

Não tens que pagar taxa. O crime de burla é um crime-semipúblico.
Só tens que pagar taxa de justiça e te constituíres assistente nos crimes particulares.

Pois então e será que resolve algo? Eu tenho o nome da conta bancaria do NIB que o rapaz deu, ele até me deu um toque do seu telemovel, receio é que seja descartável.[/QUOTE]

Resolver o quê?.
Tu é que sabes. Não vais pagar assim nenhumas taxas. Podes fazer queixa na net, na policia ou no MP.

Pois então e será que resolve algo? Eu tenho o nome da conta bancaria do NIB que o rapaz deu, ele até me deu um toque do seu telemovel, receio é que seja descartável.

Resolver o quê?.
Tu é que sabes. Não vais pagar assim nenhumas taxas. Podes fazer queixa na net, na policia ou no MP.[/QUOTE]

Resolver no sentido se ao apresentar queixa ele vai ser responsabilizado e ficará registado no sistema? algo do genero não me parece que lhe aconteça muito mais correto?

Resolver o quê?.
Tu é que sabes. Não vais pagar assim nenhumas taxas. Podes fazer queixa na net, na policia ou no MP.

Resolver no sentido se ao apresentar queixa ele vai ser responsabilizado e ficará registado no sistema? algo do genero não me parece que lhe aconteça muito mais correto?[/QUOTE]

Sistema do OLX? É capaz.
A queixa... é uma queixa-crime. Tem inquérito, pode ter acusação\pronuncia, julgamento, condenação\absolvição,etc. Pode ficar arquivada logo no fim do inquérito, etc.
Depende.

Resolver no sentido se ao apresentar queixa ele vai ser responsabilizado e ficará registado no sistema? algo do genero não me parece que lhe aconteça muito mais correto?

Sistema do OLX? É capaz.
A queixa... é uma queixa-crime. Tem inquérito, pode ter acusação\pronuncia, julgamento, condenação\absolvição,etc. Pode ficar arquivada logo no fim do inquérito, etc.
Depende.[/QUOTE]

Obrigado então por todas as dicas.
Irei tentar fazer esta semana ainda

O pagamento foi anulado de alguma forma. Não sei como, o paypal contactou-me posteriormente depois de eu ter ligado a dizer que tudo correu bem e o dinheiro foi adicionado à minha conta. Deduzi que o individuo ficou com o dinheiro subtraido da conta dele.
Ele tentou fazer tempo para o dinheiro entrar do paypal para a conta dele a dizer ''Acha que demora tanto tempo a entrar o dinheiro para a minha conta?''Supostamente demorava 2/3 e no fim já dizia '' Mas achas que vais receber algo?'' Labrego autêntico.

O envio de dinheiro pelo paypal costuma ser imediato. Não é como uma transferência inter-bancária.

Injurias difamações etc.

São tipos específicos que só avançam se a pessoa constituir advogado e pagar €102 (ou então tendo apoio judiciário).

A burla é semi-publico o que quer dizer que só é precisa queixa para o processo avançar.

O que são crimes particulares?

São crimes em que o ofendido tem que se constituir assistente (um advogado) e deduzir ele próprio a acusação. O MP não deduz a acusação. Quem deduz a acusação é o próprio ofendido (o assistente). Por ex. difamação, injúria. O MP tem um papel mais limitado (não acusa).

Nos crimes públicos basta a denúncia por qualquer pessoa que o MP investiga e se for caso disso deduz acusação. Por ex. homicídio.

Nos semi-públicos só as pessoas com legitimidade para apresentar queixa a podem apresentar e o MP investiga e acusa. Por ex. ofensa à integridade física, burla, etc. Só certas pessoas podem apresentar queixa (regra geral, as vitimas).

No código penal quando não se diz nada no fim - é crime público;
Quando se refere que está dependente de queixa - é crime semi-público;
Quando se refere que depende de acusação particular - é crime particular;

Voltar
Superior