Por acaso tenho feito muitos negócios pelo OLX.
Não funciono com Envios à cobrança pois é caro para a outra pessoa e só me dá trabalho e porque alguns produtos são de suporte digital.
Mas sempre tive cartão de crédito/débito e Paypal, e há 2 anos aderi ao Revolut para viajar e fazer pagamentos noutras moedas (super cómodo e prático), e recentemente aderi ao Moey (último domingo).
Compras Online em Ebay, Amazon, Gearbest, etc, etc, uso Paypal, é uma segurança extra, qualquer coisa peço reembolso e até agora já me safou com 3 ou 4 gajos manhosos que se recusavam a dar refund.
O CA Twist (Débito/crédito) sempre foi super seguro por causa do 3D secure, mesmo assim é a minha conta principal, e por isso acrescentei outras contas, o revolut e o Moey.
O Revolut veio para ajudar quando viajo e para associar a pequenas aplicações sem ser a conta principal, meto lá o dinheiro que preciso e está feito, serve para o Spotify, Bolt, Uber, Glovo, etc.
O Moey veio porque está na moda e porque funciona melhor a nível nacional que o Revolut (o Moey funciona em qualquer máquina sítio em Portugal), sem falar que faz parte do Crédito Agrícola que é o banco onde sempre estive fidelizado (ou seja, qualquer coisa tenho um balcão físico para reclamar), e depois para também começar a usar NFC (já associei mas ainda não utilizei) e o Mbway.
Ora, e com isto chego ao tema do tópico, eu sempre funcionei de uma maneira, a vender é TB antecipada, só depois do comprovativo (e verificar se é legit) é que envio o produto. A comprar depende de vários fatores, mas por norma prefiro em mãos (não compro muito pelo OLX).
Ora, utilizei o Mbway pelo Moey esta semana pela primeira vez, neste caso foi uma jantarada com pessoal amigo e eu é que tinha feito a compra das bebidas, por isso em vez de andar com a carteira na mão a contar moedas em tempos de Pandemia o que fiz foi pedir dinheiro pela aplicação, impressionante como o dinheiro cai logo.
Também utilizo o IBAN do Moey para me fazeres TB e funciona tudo impecável, mas lá está, mesmo aí a TB só cai no dia seguinte às 8h30am.
O que não falta são espertos na net, já me passaram todo o tipo de esquemas, Mbway para associar número, até mensagens mal escritas com emails para Phishing.
O último do Mbway foi interessante, para já nem quis negociar o valor, o que é estranho pois numa viatura com 43 anos (que está em excelente estado) há sempre algo negociação para baixar umas centenas, faz parte do negócio e entendo perfeitamente. Mas não, queria logo pagar e que era por Mbway, mas eu disse-lhe que só por TB, ao que ele começou a enrolar com perguntas sobre a viatura durante uns 15min e depois no final voltou a insistir para ir ao Mbway...
Ora, durante 15min, por muito que tentes esconder, há sempre uma palavra ou outra que dá a entender o sotaque da pessoa, era Lelo, e foi só por uma palavra "senhori", ele antes disso disse umas quantas vezes "meu senhor", mas houve uma que com a distração lá se descaiu...[

]
Concluindo, cada vez mais deixei de utilizar a conta principal, a não ser associado ao Paypal. Mesmo em lojas físicas o contactless em Portugal, ou é do meu cartão ou azelhice minha, tem uma taxa de sucesso de 30% (e isto quando têm contactless), sem falar que ODEIO a mania do vendedor me pedir o cartão para colocar o mesmo no dispositivo e colocar o valor, é algo que antes de Pandemia já me causava celeuma e motivo de crítica mas agora ainda mais!
Então, para não correr riscos desnecessários, utilizo várias contas, assim mesmo que haja um grande azar, nunca vão sacar muito pois o objetivo é colocar algum e gastar em despesas correntes, muito dificilmente tenho lá mais de 200e em cada uma.
Tenho de evoluir e começar a usar mais o Moey a nível nacional e fazer pagamentos por NFC, deve ser das opções mais seguras, sem ser preciso cartões.