Burla OLX

Convinha por aqui uma lista de quais são esses bancos.

https://www.mbway.pt/perguntas/adesao-2/como-adiciono-cartoes-bancarios-ao-mb-way/

"Pode adicionar cartões de duas formas:
1 – Através da app:
Certifique-se primeiro que o seu número de telemóvel está atualizado no Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: Activo Bank, BBVA, CTT, Best Bank, Bankinter, Crédito Agrícola, CEMAH, Eurobic, MBCP, Montepio, Novo Banco e Novo Banco Açores e Unicre."

https://www.mbway.pt/perguntas/adesao-2/como-adiciono-cartoes-bancarios-ao-mb-way/

"Pode adicionar cartões de duas formas:
1 – Através da app:
Certifique-se primeiro que o seu número de telemóvel está atualizado no Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: Activo Bank, BBVA, CTT, Best Bank, Bankinter, Crédito Agrícola, CEMAH, Eurobic, MBCP, Montepio, Novo Banco e Novo Banco Açores e Unicre."

Basicamente dá para associar o cartão do titular da conta e se este tiver o nº de telemóvel atualizado no banco, senão nada feito.
Ou seja não dá para qualquer gajo associar o cartão de multibanco ao seu MBway, unicamente com o número do cartão.
Se com o nº do cartão (e nada mais) der para fazer o que alguém disse atrás (ou seja aceder à conta bancária) algo vai muito mal na segurança.

Por acaso tenho feito muitos negócios pelo OLX.

Não funciono com Envios à cobrança pois é caro para a outra pessoa e só me dá trabalho e porque alguns produtos são de suporte digital.

Mas sempre tive cartão de crédito/débito e Paypal, e há 2 anos aderi ao Revolut para viajar e fazer pagamentos noutras moedas (super cómodo e prático), e recentemente aderi ao Moey (último domingo).

Compras Online em Ebay, Amazon, Gearbest, etc, etc, uso Paypal, é uma segurança extra, qualquer coisa peço reembolso e até agora já me safou com 3 ou 4 gajos manhosos que se recusavam a dar refund.

O CA Twist (Débito/crédito) sempre foi super seguro por causa do 3D secure, mesmo assim é a minha conta principal, e por isso acrescentei outras contas, o revolut e o Moey.

O Revolut veio para ajudar quando viajo e para associar a pequenas aplicações sem ser a conta principal, meto lá o dinheiro que preciso e está feito, serve para o Spotify, Bolt, Uber, Glovo, etc.

O Moey veio porque está na moda e porque funciona melhor a nível nacional que o Revolut (o Moey funciona em qualquer máquina sítio em Portugal), sem falar que faz parte do Crédito Agrícola que é o banco onde sempre estive fidelizado (ou seja, qualquer coisa tenho um balcão físico para reclamar), e depois para também começar a usar NFC (já associei mas ainda não utilizei) e o Mbway.

Ora, e com isto chego ao tema do tópico, eu sempre funcionei de uma maneira, a vender é TB antecipada, só depois do comprovativo (e verificar se é legit) é que envio o produto. A comprar depende de vários fatores, mas por norma prefiro em mãos (não compro muito pelo OLX).

Ora, utilizei o Mbway pelo Moey esta semana pela primeira vez, neste caso foi uma jantarada com pessoal amigo e eu é que tinha feito a compra das bebidas, por isso em vez de andar com a carteira na mão a contar moedas em tempos de Pandemia o que fiz foi pedir dinheiro pela aplicação, impressionante como o dinheiro cai logo.

Também utilizo o IBAN do Moey para me fazeres TB e funciona tudo impecável, mas lá está, mesmo aí a TB só cai no dia seguinte às 8h30am.

O que não falta são espertos na net, já me passaram todo o tipo de esquemas, Mbway para associar número, até mensagens mal escritas com emails para Phishing.

O último do Mbway foi interessante, para já nem quis negociar o valor, o que é estranho pois numa viatura com 43 anos (que está em excelente estado) há sempre algo negociação para baixar umas centenas, faz parte do negócio e entendo perfeitamente. Mas não, queria logo pagar e que era por Mbway, mas eu disse-lhe que só por TB, ao que ele começou a enrolar com perguntas sobre a viatura durante uns 15min e depois no final voltou a insistir para ir ao Mbway...

Ora, durante 15min, por muito que tentes esconder, há sempre uma palavra ou outra que dá a entender o sotaque da pessoa, era Lelo, e foi só por uma palavra "senhori", ele antes disso disse umas quantas vezes "meu senhor", mas houve uma que com a distração lá se descaiu...[:D]

Concluindo, cada vez mais deixei de utilizar a conta principal, a não ser associado ao Paypal. Mesmo em lojas físicas o contactless em Portugal, ou é do meu cartão ou azelhice minha, tem uma taxa de sucesso de 30% (e isto quando têm contactless), sem falar que ODEIO a mania do vendedor me pedir o cartão para colocar o mesmo no dispositivo e colocar o valor, é algo que antes de Pandemia já me causava celeuma e motivo de crítica mas agora ainda mais!

Então, para não correr riscos desnecessários, utilizo várias contas, assim mesmo que haja um grande azar, nunca vão sacar muito pois o objetivo é colocar algum e gastar em despesas correntes, muito dificilmente tenho lá mais de 200e em cada uma.

Tenho de evoluir e começar a usar mais o Moey a nível nacional e fazer pagamentos por NFC, deve ser das opções mais seguras, sem ser preciso cartões.

Descobrir quem foi demora 5 segundos, para a SIBS (que penso é quem gere o MBway), o dinheiro sai da tua conta, mas entra na conta de alguém. Podem usar é algum testa de ferro, mas há uma pessoa do outro lado. É exatamente o mesmo que fazer uma transferência. O dinheiro não fica num telemóvel.
Bastava prenderem meia dúzia e o assunto ficava resolvido em pouco tempo.

Eu também pensava assim, mas essa forma é apenas uma de burlar. E nessa concordo contigo, só não descobrem se não quiserem...

Mas soube há pouco tempo que podem ir levantar o dinheiro a uma caixa multibanco. Não ficando associado a nenhuma conta de banco. O que eles fazem (está por todo o youtube, pesquisem "burla mbway") é pedir que a pessoa vá a uma caixa MB para receber o dinheiro. Depois guiam a pessoa por passos que a levam a registar o número de telemóvel do burlão com um pin à escolha do burlão. Desta forma, o burlão fica com acesso à conta do burlado sem ter de usar mais nenhuma conta (podendo levantar o dinheiro em caixas de toda a rede multibanco. Aqui a única forma de os descobrir seria através das filmagens das caixas ATM onde o dinheiro foi levantado...mas não existindo bases de dados com fotos......

Também já dei conta de burlões que mandam a pessoa registar-se com o seu próprio número de telemóvel. Mas com um pin à escolha do burlão. Isto é, eu registo o meu número de telefone mas com o pin por exemplo 200200 que o burlão me disse. Dessa maneira ele consegue aceder à mesma. Ou até, pede o pin MB way da pessoa (sabendo o número de telemóvel, pois está no anúncio). Não me perguntem como que não explorei isso a fundo.

Mas a sério, vejam no youtube...é um mundo. Os youtubers põem anúncios no olx e ficam à espera dos telefonemas dos burlões (acontecem quase sempre que há um anúncio novo...os burlões devem andar de segundo a segundo a fazer refresh à página do olx). Depois atendem a chamada de forma a que se ouça o burlão para o video de youtube e vão empalhando, fingindo que estão na caixa multibanco a seguir os passos que burlão diz. Alguns são de chorar a rir...com os burlões claramente chateados quando no fim daquilo tudo percebem que não conseguiram enganar ninguém. Houve um que até se descaiu a dizer "epá..precisava mesmo desse dinheiro".

Está aqui um exemplo, acho que não vai contra as regras, mas há imensos videos mais:
https://www.youtube.com/watch?v=ao8YsNY3i5I

Só acrescentar que concordo com a opinião generalizada daqui do tópico, o mbway poderia ser um sistema mais seguro. E não era muito difícil.

Essa burla de a pessoa ir ao multibanco registar o número do burlão, também não devia ser possível, só podia ser possível aderir ao MBway com o nº de telemóvel associado à conta. Nem vejo que sentido faça poder associar um qualquer número de telemóvel.
Em todo o caso nesta burla tenho a culpar e muito as pessoas, quem não sabe tem que ser mais cuidadoso, é diria mesmo um pouco estúpido as pessoas fazerem tudo o que alguém que nunca viram na vida lhes manda fazer.

Recentemente tive problemas com a venda de um produto no OLX, e já agora pedia a vossa ajuda.

Vendi um produto novo e tinha várias fotos do mesmo no anúncio, bem como uma indicação que o mesmo já tinha sido testado mas não era o indicado para o meu caso.
O comprador fez-me apenas uma pergunta acerca de uma especificação e disse que caso a resposta fosse X poderia enviar. A resposta era a pretendida pelo comprador e confirmei que poderia enviar o produto, o qual respondeu afirmativamente.

Após receber a peça o comprador diz-me que eu o enganei e que a tal especificação não era X, e que portanto queria devolver. Pedi para me enviar provas (admitindo eu que realmente me pudesse ter enganado), ao qual ele muda de discurso dizendo que realmente era X mas que afinal o produto não lhe servia pela especificação Y e que exigia a devolução (especificação essa que em algum momento me perguntou). Respondi que nesse caso não poderia ajudar e o mesmo indica-me que irá fazer queixa na polícia.

A minha dúvida é: existe direito de devolução em compras feitas entre particulares através das plataformas eletrónicas? Nunca ouvi falar em tal coisa e de facto eu não enganei ninguém, respondi sempre ao que me foi perguntado e estava pronto para resolver a situação caso o erro tivesse sido meu, mas não acho justo estar a pagar um balúrdio de portes quando a culpa é do comprador.

aplica-se o regime normal do codigo civil , da compra e venda de bens defeituosos \ onerados ,etc
mas isso ele é que tem que arranjar um advogado p\ meter uma ação
ou pode ir para os julgados de paz... assim so gasta uns trocos
crime não é se fizeste o que dizes
por isso a queixa dele nao terá qq consequencia.
será 1 questao de direito privado e da tua consciencia ética\moral

O produto em si não tem nenhum defeito. É novo.
Apenas não é o indicado para a pessoa em questão.
É como se tivesse comprado uns sapatos sem perguntar o número e depois queixar-se de ser o número errado.
Contudo neste caso a razão pela qual não é o produto indicado é já um pouco técnica e que não passa pela mente de uma pessoa comum.

É como se tivesse comprado uns sapatos sem perguntar o número e depois queixar-se de ser o número errado.
Contudo neste caso a razão pela qual não é o produto indicado é já um pouco técnica e que não passa pela mente de uma pessoa comum.
não sei
vai da consciência de cada um
eu regra geral troco tudo , sp fiz assim a minha vida toda
mas sei que a vida é o que é

Não sei o valor em causa, em todo o caso, se o dinheiro só por si não for problema para ti, aceitas a devolução, o gajo paga os portes obviamente e devolves-lhe o dinheiro e não tens o gajo a chatear-te. Ficas igual ao que estavas antes e o gajo perde o dinheiro dos portes.

Não sei o valor em causa, em todo o caso, se o dinheiro só por si não for problema para ti, aceitas a devolução, o gajo paga os portes obviamente e devolves-lhe o dinheiro e não tens o gajo a chatear-te. Ficas igual ao que estavas antes e o gajo perde o dinheiro dos portes.
ora,
qd assim nao se faz é pq ja nao se conseguia vender o produto e nao
mas isto ja sao consideraçeos de cada um
o temos pena já está, ng te manda ser pato, "estudasses",, até pode ser legal, mas fica a consciência de cada um

Não é só essa a questão.
É que o produto em si ao ser manipulado pode muito bem ter sido trocado o conteúdo deixado o exterior igual.
Ou até enviar-me outro que já não é o meu.
Pode ser uma tentativa de burla.

Não é só essa a questão.
É que o produto em si ao ser manipulado pode muito bem ter sido trocado o conteúdo deixado o exterior igual.
isso é mesmo contigo...
nao faço ideia do que seja, e é uma decisão pessoal tua.

Está vendido, está vendido, para trocas ou devoluções fosse à loja. Aposto em ciganada em querer dar o golpe como de costume.

É ignorar.

Está vendido, está vendido, para trocas ou devoluções fosse à loja. Aposto em ciganada em querer dar o golpe como de costume.

É ignorar.
é como na sueca
renuncias so podes tirar a carta com o cotovelo e levas 4, nem que tenhas 105 anos e confundido as copas com os ouros
"so com o cotovelo" como se dizia no tasco
Ignorar é o que se faz mesmo em portugal.

Eu quando vendo algo que, a meu ver, já é um assunto complexo (por exemplo algo de informática), eu tento informar a pessoa ao máxima, caso saiba ou não, no que é que se está a meter, e mesmo assim já aceitei devolução ou prontifiquei-me a aceitar a devolução.

Dou um caso ainda recente de algo que vendi, a pessoa não ficou satisfeita pois para o PC dele em específico não era compatível, então fiz-lhe a devolução do valor e o homem ficou tão agradado pela simplicidade do procedimento que me recomendou a imensos amigos e familiares, pois a esses já não havia qualquer problema de incompatibilidade. [;)]

Por norma entendo o user que não quer receber a devolução, porque entretanto outras pessoas já mexeram, se for novo já deixa de ser "novo", existe a probabilidade de riscos, arranhões, etc...

No fundo é tudo uma questão de valores, se o valor for baixo uma pessoa facilita pois a diferença é pouca, agora imaginemos era uma viatura, e passado 2 dias existe a infelicidade de haver alguma avaria, ou a pessoa pensava que o carro fazia médias de 5 mas afinal faz 7l e quer devolver?

No caso em específico, se o vendedor agiu de boa-fé, houve entrega da coisa e pagamento, não haverá muito a fazer, o negócio está concluído.

Não é só essa a questão.
Obviamente só devolverias o dinheiro tendo o produto nas tuas mãos, nem estava a pôr outra hipótese.
Se for burla tu nunca perdes nada.
Obviamente também isto não é uma loja, para trocas e devoluções, mas no fim para mim é tudo uma questão de bom senso. Eu nos negócios tento ser o mais sério possível sempre, mesmo num OLX que é uma rebaldaria.

Voltar
Superior