Bolsa e investimentos

Cá para mim, vamos ter em breve a cotação do BCP a ultrapassar a do BES...

Pensei que demorava mais tempo... :sh) Absolutamente incrivel e impensavel há muito pouco tempo.

E quem aqui há dias ponderava comprar a 40 centimos e foi aconselhado a estar quieto, pode pagar um jantarinho aqui à malta amiga... [:D]

Neste últimos dias tenho tido o site da Euronext Lisboa aberto só para ver o desempenho do BES é algo incrível ver a queda de um império...
Não esotu atento mas deve ter saído alguma notícia pois de repente as acções afundaram 40% e foram suspensas...!

Edd :)

Também não esperava esta queda tão abrupta durante o dia de hoje, especiamente depois de ontem já terem dechado o dia com uma queda de 40%..

Entretanto, negociações suspensas para o BES!

Acho que esta passou despercebida:

BES: Santander Totta é "obrigado" a olhar para todas as oportunidades -- presidente - Última Hora - Correio da Manhã

Eu concordo com quem disse acima que provavelmente o BES será comprado em saldo, como aquelas histórias do 1€ com assumpção de dívidas...

Ninguém assume as dividas de outrém sem saber quanto este deve.

Neste momento ng sabe quanto a BES deve.

A suspensão da transacção (e a queda brutal que a antecedeu) indicia q vamos ter novidades profundas no fds.

Acho que esta passou despercebida:

BES: Santander Totta é "obrigado" a olhar para todas as oportunidades -- presidente - Última Hora - Correio da Manhã

Eu concordo com quem disse acima que provavelmente o BES será comprado em saldo, como aquelas histórias do 1€ com assumpção de dívidas...

Ninguém assume as dividas de outrém sem saber quanto este deve.

Neste momento ng sabe quanto a BES deve.

A suspensão da transacção (e a queda brutal que a antecedeu) indicia q vamos ter novidades profundas no fds.

Parece evidente que, para uma venda desta volume, num tão curto espaço de tempo, existam insiders com informação que confirma a intervenção do Estado... é inevitável...

Parece evidente que, para uma venda desta volume, num tão curto espaço de tempo, existam insiders com informação que confirma a intervenção do Estado... é inevitável...

Percebo o que dizes e até pode ocorrer essa situação.

De todo o modo não é preciso ser muito arguto para se perceber que o bes vai ter intervenção do Estado se não for pior.

O Teixeira era muito alavancado pelo BES em mercados africanos.
Em termos práticos, isso pode causar atrasos em obras ou determinadas milstones não atingidas e haver prejuízos a curto prazo por não haver linhas de crédito disponíveis com txs aceitáveis.

Bolsa de Lisboa é tão pequena que terá de passar a chamar-se Pochete de Lisboa | Imprensa Falsa

A desvalorização de acções que já não tinham praticamente valor foi a gota de água. A Bolsa de Valores de Lisboa terá de deixar de usar a designação bolsa, passando a chamar-se Pochete de Valores de Lisboa. «Onde é que vais com esses trocos?», perguntava já esta tarde Simplício à sua senhora, Simplícia. «Vou à Pochete de Lisboa comprar 10% do BES», explicou Simplícia. «Ó filha, com esse dinheiro vai antes lá baixo buscar-me uma dose de caracóis e ainda te sobram 5 euros», pediu Simplício. Entretanto, o Imprensa Falsa sabe que se o valor da Pochete de Lisboa continuar a cair, então nem essa designação poderá ser usada, passando então a Bolsinha para Guardar Moedas Daquelas que se Abrem com um Misto de Força e Habilidade de Lisboa.

se for uma utilização de dinheiro publico ao estilo do BCP ou BPI, só por demagogia poderá alguém dizer que custa aos contribuintes... O estado paga juros de cerca de 3 e pouco por cento quer o dinheiro seja usado ou não, e o BCP e BPI estão a pagar juros de 9%, mais comissões pela utilização da linha e em pouco mais de 3 anos estará todo o dinheiro devolvido.

Além do mais, neste cenário que vem na noticia essencialmente é feito um bail-in em vez de um bail-out completo, já que os atuais accionistas ficarão apenas com o lixo num veiculo financeiro, e os obrigacionistas de divida subordinada verão divida transformada em capital..

Tendo em conta que vivemos num mundo de fantasia em que certas empresas como os bancos não podem falir para não desmascarar a insustentabilidade do sistema, parece-me a solução mais equilibrada possivel para não penalizar os contribuintes... Aquilo que eu espero è que não se faça nada ao estilo BPN...

Última edição:
O que estás a dizer, e para eu perceber, é que os bancos que recorram ao dinheiro da troika (os tais 12MM€, de que sobram 6MM€) pagam uma taxa ao Estado (?) maior que este paga à troika, logo consegue ter algum "rendimento" desse empréstimo aos bancos, é isso?

Mesmo que esse dinheiro "tape o buraco" do BES (significa que as outras empresas - do grupo ou não - não vão pagar ao BES, não é?), é mais uma vez o Estado a cobrir erros de particulares/privados....

Mas porque é que se vai separar o BES mau do bom e não se detona por completo? É uma fossa encerra-se de vez e vende-se o seu património.

Detonar e vender não combina em lado nenhum, não vejo onde está a dificuldade em ver uma coisa tão clara quanto esta, provavelmente muito menos num banco.
Um banco nunca pode ser considerada como uma empresa normal, muito menos uma empresa do tamanho do BES.
Ainda ontem via um documentário americano sobre a ajuda do governo americano à Chrysler para evitar a sua falência como antes tinha feito penso que à ford. Também podiam simplesmente deixar falir como muitas outras, mas o impacto que teria seria provavelmente pior que o investimento feito no imediato.
No caso do BES o banco tem valor e até deve haver interessados em investir, assim se saiba quanto é realmente o buraco, daí separar o lixo do que tem valor.
Na teoria o que se vai fazer é tratar uma insolvência mas tentando não desvalorizar o que tem valor na empresa.

Voltar
Superior