Bloco do motor empenado ????

Asa Parada

Banido
[8b] [:vm)] Tive o meu carro a reparar a alguns dias numa oficia de uma cidade do norte (não digo nomes), e após terem trocado a junta da colaça e terem efectuado todo o trabalho que lhe está inerente (rectificação da cabeça etc...) e ter pago bastante, verifiquei que a junta deixava passar oleo, voltei á oficina e disseram-me que tinha de ser reapertado (cheirou-me a algo mal, logo ali, dado os parafusos serem "elasticos" e não admiterem reapertos), foi reapertado, com reticiências minhas (e algum desagrado demonstrado:( ), mas continou a verter, agora muito menos, a explicação final foi (preparem-se), o bloco está empenado.....
Acham isto plausivel....
Já me preparo para comprar outro motor[8b]
Gostaria de recolher as vossas opiniões sobre esta situação e sobre este genero de situações (fdx, o trabalho cansa e claro que ninguém gosta de o fazer...)

Última edição:
Ajudava saber de que motor falas![;)]

De qualquer modo não é uma situação normal, mas como se rectificam cabeças também se podem rectificar blocos, o que até deveria sempre ser feito, porque se há empeno, é dos 2 lados e não só do lado da cabeça!

De qualquer modo, se fizeram a reparação têm que dar garantia do serviço, e isso pode ser uma simples junta com defeito ou até mal montada!

Ajudava saber de que motor falas![;)]

De qualquer modo não é uma situação normal, mas como se rectificam cabeças também se podem rectificar blocos, o que até deveria sempre ser feito, porque se há empeno, é dos 2 lados e não só do lado da cabeça!

De qualquer modo, se fizeram a reparação têm que dar garantia do serviço, e isso pode ser uma simples junta com defeito ou até mal montada!

Pois o problema é que para rectificar o bloco tem que se retirar o motor.

Pelos vistos não estavam com essa vontande.

Mas vindo de uns profissionais e abrem e fecham os motores num abrir e fechar de olhos.... Concerteza que até devem saber os valores dos apertos e tudo...

O motor em questão é um citroen 1.9TD, e a garantia foi sobre a reparação, mas em questão ao bloco, a solução dada pela "casa" foi a compra de um ou novo motor:( [8b]

Pois o problema é que para rectificar o bloco tem que se retirar o motor.

Pelos vistos não estavam com essa vontande.

Mas vindo de uns profissionais e abrem e fecham os motores num abrir e fechar de olhos.... Concerteza que até devem saber os valores dos apertos e tudo...

Pois, é o que realmente parece, mas em relação ao binário de força e ordem de aperto foram meticulosos com esse procedimento, mas continuo a achar estranho o bloco empenar....
O bloco pode mesmo ser rectificado?:sh)

Pois, é o que realmente parece, mas em relação ao binário de força e ordem de aperto foram meticulosos com esse procedimento, mas continuo a achar estranho o bloco empenar....
O bloco pode mesmo ser rectificado?:sh)

Foram meticulosos e utilizam os mesmos pernos de aperto?

Eu acho que sim, que o bloco também pode ser rectificado.

Depois poderás ter outro problema que é para as margens de rectificação que foram utilizadas (bloco + cabeça) será dificil encontrar juntas que compensem essa diferança. Mas ainda poderá estar em valores em que ainda existam juntas que façam essa compensação.

Os blocos poderão ser rectificados tal como são as cabeças, a menos que os empenos sejam tão grandes que essa rectificação já não seja viável, ou que haja um número alarmant€ de fissuras ou fissuras em locais de difícil acesso para uma reparação fiável.

O ideal é procurar informações muito fidedignas sobre bons torneiros mecânicos dedicados a reparações de motores (blocos, cabeças, etc.), levar lá o motor completo (ou apenas o bloco e a cabeça já desarmados) para ele analizar o estado do bloco e da cabeça e fazer o que ele recomendar.

Antes disso, procurar propostas para motores recondicionados ou apenas o bloco (desarmado ou já completo) e comparar com os custos associados à nova reparação (que poderá ficar bem feita ou não...)

Voltar
Superior