Bioetanol E85 será solução ?

v7

Banido
As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.

As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.

E quem é que te disse a ti que também não é possível adaptar um Prius para andar com E85, o meu Honda Hybrid pode andar tal como está com misturas até 15% de Bioetanol, se souberes onde posso abastecer com esse combustível em Portugal, diz?

Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.

Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.

Já estão a ficar mais caros.

porquê ainda pior?:confused:

um carro 100% eléctrico é fantástico de conduzir!

claro que tem o problema da autonomia, mas para determinadas situações ou utilizações acho que o futuro vai ser carros eléctricos[;)]!

já tive a oportunidade de conduzir isto:

http://www.vectrix.com/Portal/2/Language/70/Page/1/home.aspx

e até aos 100 é mais rápida que qualquer maxi scooter do mercado!

Acho que para quem gosta verdadeiramente de conduzir (como tu certamente) nada como um motor de explosão.

A maior parte da electricidade produzida é atrávés da transformação de combustiveis fósseis em energia eléctrica e para quem não sabe essa transformação é a principal fonte de emissões de CO2 para a atmosfera [;)]

Infelizmente a ideia idilica de energia eléctrica produzida utilizando a força do vento e da água está longe de ser o que se passa neste momento.

Acho que para quem gosta verdadeiramente de conduzir (como tu certamente) nada como um motor de explosão

certo, mas infelizmente acho que o caminha vai ser outro.:(

se o protocolo de Kioto for uma realidade no futuro, as emissões terão que baixar obrigatoriamente, os motores de explosão não vão conseguir acompanhar essa tendência, a questão do pais poluidor, pais pagador será brevemente uma realidade.

e ao nível de emissões 0 ou lá próximo, apenas os veículos eléctricos e as células de combustível são na minha opinião soluções credíveis até ao momento!

o futuro acaba smp por ser eléctrico, em menor ou maior grau...

os híbridos usam uma parte eléctrica... os de pilha de combustível usam hidrogénio para produzir electricidade.. e há os 100% eléctricos...

até porque a electricidade é a grande fonte de energia que é possível produzir sem emissões... claro que eólicas + solares + hídricas + whatever semelhante todas juntas n chegam para as nossas necessidades actuais e no estado actual da coisa, são mais caras, mas isso é outra história...

voltando aos carros eléctricos, o grande problema é a autonomia (e o peso das baterias). as baterias têm aumentado muito devido sobretudo aos telemoveis, portateis e afins... mas ainda n chega para dar autonomia de 600 km a um carro de 1.5 toneladas... e fazer isto durante 100 000 km sem trocar as baterias :P

o futuro acaba smp por ser eléctrico, em menor ou maior grau...

os híbridos usam uma parte eléctrica... os de pilha de combustível usam hidrogénio para produzir electricidade.. e há os 100% eléctricos...

até porque a electricidade é a grande fonte de energia que é possível produzir sem emissões... claro que eólicas + solares + hídricas + whatever semelhante todas juntas n chegam para as nossas necessidades actuais e no estado actual da coisa, são mais caras, mas isso é outra história...

voltando aos carros eléctricos, o grande problema é a autonomia (e o peso das baterias). as baterias têm aumentado muito devido sobretudo aos telemoveis, portateis e afins... mas ainda n chega para dar autonomia de 600 km a um carro de 1.5 toneladas... e fazer isto durante 100 000 km sem trocar as baterias :P

Não te esqueças dos ultra-condensadores, a Honda no FCX já não utilizar baterias de hidreto de Níquel mas sim ultra-condensadores.

6599_large_fcx_2.jpg

A vendas começam no verão de 2008 por $600 mês.

Última edição:
Não te esqueças dos ultra-condensadores, a Honda no FCX já não utilizar baterias de hidreto de Níquel mas sim ultra-condensadores.

A vendas começam no verão de 2008 por $600 mês.

Ultracondensadores? Qual é o peso e tamanho?

O problema dos condensadores (na electronica) é que armazenam pouca quantidade de energia.

Que é maior e melhor soluçao que o hidrogénio não tenho duvidas...agora se é solução...

Tudo pode ser solução, o problema o prazo da solução...

os condensadores acabam por ter uma perda de capacidade como as baterias. por acaso, tenho ideia, que para valores elevados de capacidade, essa perda é mais rápida...

a não ser que tenham descoberto uma mistura inovadora... mas normalmente os condensadores com grandes capacidades, têm um volume descomunal e as perdas tb não são propriamente "peanuts"

os condensadores acabam por ter uma perda de capacidade como as baterias. por acaso, tenho ideia, que para valores elevados de capacidade, essa perda é mais rápida...

a não ser que tenham descoberto uma mistura inovadora... mas normalmente os condensadores com grandes capacidades, têm um volume descomunal e as perdas tb não são propriamente "peanuts"

Exacto, os condensadores perdem muita energia, se os carregares passado 10 min já têm pouca energia. Mas pronto, se a Honda anda a fazer um com isso, é porque deve ter uma solução para este problema.

Estes não são condensadores normais, aqui está o pack utilizado inicialmente no FCX.

honda-ultracapacitor.jpg

boostcap-ultracapacitor.jpg

Têm 500,000 duty cycles e um tempo de vida de 10 anos. O Maxwell BCAP0140 é do mesmo tamanho que um bateria do tipo C.

Última edição:
Voltar
Superior