Binário máximo do Leon FR TDI

Hé hé hé isto é o rir

O leon 150cv o unico problema k tem ao ser reprogramado é a emb.

Com 210cv +/- DEPENDENDO DA CONDUÇÃO DA PESSOA E DA PESSOA K FEZ A ELECTRONICA a embreagem começa a queichar-se

Agora é assim ,lido com muitas pessoas com tdi´s(ibiza,leons,toledos)e nunca ouvi falar em caixas partidas.

Talvez se a pessoa for de fazer arranques as transmissões vão ao ar

Á 2anos atrás medi o meu ibiza 6k1 na altura contava com 330nm e 140cv,agora anda com mais material(turbo,bicos,embreagem reforçada GBS)e a caixa continua lá e as transmissões tambem.
O carro conta com 142mil e com alguns comparativos pelo meio

Espero ter ajudado,é esta a minha experiencia
Quem me ajudou no projecto foi A PKE
Posso dizer k estou satisfeito[:X]

Tão tá, o chefe do meu pai (Sim, o mesmo do Gol GTI 16V e do Golf em chamas!) tem um Eclipse N14...tá com 260 cv +/-, o original tem 215. Foi tunado com peças vinda do Japão (HKS, Blitz, etc). Já levou 4 kits de embraiagem. Ou a embraiagem do Mitsubishi tá subdimensionada ou a do Seat é sobredimensionada!

boas,como deve ser do conhecimento de alguns andou durante muito tempo um leon com mais de 250 cv!!claro que as mods sâo mais que uma simples repro,agora em relaçâo á seat fazer essa repro com garantia.....,o leon o ibiza com mais cv nunca precisaram de trocar caixas,só mesmo as embraiagem!!!

Apesar de achar o valor do binário um pouco exagerado, posso dizer que uma reprogramação da superchips para o 20d da BMW dá qualquer coisa como 202cv e 412nm... portanto suponho que a caixa do BMW suporte este binário. Por acaso não faço ideia quanto binário é que a caixa de 6 do TDI foi concebida para suportar, mas não apostaria em nada muito superior a 400nm.

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

citação:Originalmente colocada por fililipe

Não levou material nenhum, foi só a reprogramação.

Pagou 300 Euros.

E garantiram-lhe que a caixa aguenta até aos 480Nm.

E ainda, deram-lhe garantia de 2 anos sobre o motor e a caixa!!! [:0]

480Nm?? não sou engenheiro, mas não me parece que aguente tanto...

Se uma boa caixa de 5 aguenta no máximo 300 Nm (+/-), um de seis aguenta logo 480Nm???

310 NM tem a Mazda 6 com cx de 5

Não conheço a caixa de velocidades ao pormenor...

Mas acredito que esses valores possam ser possíveis.

Os 438Nm já estão muito próximo do limite, mas deve aguentar.

As repros são uma maravilha... Qualquer repro que se preze dá no minimo 50cv! Quando fazem o teste de potência lá no "VAMAG do sitio" aquilo dá logo 500cv de motor e prai 300cv à roda... :D Grandes repros que se fazem por ai fora!

Isto é como os computadores, qualquer gajo vai à BIOS e mete aquilo a andar de c... só que depois falta o resto... Falta potência extra pa alimentar o overclock, falta arrefecimento, falta memória e motherboard a condizer... Depois fica instável e faz caput! :D

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

As repros são uma maravilha... Qualquer repro que se preze dá no minimo 50cv! Quando fazem o teste de potência lá no "VAMAG do sitio" aquilo dá logo 500cv de motor e prai 300cv à roda... :D Grandes repros que se fazem por ai fora!

Isto é como os computadores, qualquer gajo vai à BIOS e mete aquilo a andar de c... só que depois falta o resto... Falta potência extra pa alimentar o overclock, falta arrefecimento, falta memória e motherboard a condizer... Depois fica instável e faz caput! :D

Admite: nunca tiveste nenhum TDI, pois não?

Falando por experiência pessoal, conheço "intimamente" um certo Leon FR que anda com o binário na casa dos 400 mais uns pozinhos e posso afirmar que está em perfeitas condições.

É claro que também não se deve puxar muito mais sem, pelo menos, reforçar a embraiagem mas os 400Nm aguenta-os perfeitamente.

39 kgs é o recomendado por quem já mexe à muitos anos no TDI 150 a nível de competições internacionais...por isso arredondando estamos a falar de 390nms...por isso certamente que acima dos 400nms já não durará o mesmo ou então não se dá uso aos nms. É claro que estou a falar ao nível do prato da embraiagem.

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Se uma boa caixa de 5 aguenta no máximo 300 Nm (+/-), um de seis aguenta logo 480Nm???

Mas agora o binário suportado por uma caixa depende do número de relações que tem? estás a brincar não?

O valor de binario nesse motor é mto complicado de atingir , a caixa aguenta bem os tais 480nm k falaram... agr a embraiagem nnc na vida.
Ja os 209cv... gostava de ver isso medido num banco aserio.

Conheço varios so cm repros bem puxadas e n conseguiram passar os 200cv num maha.... onde ja medem stock cerca de 160...e fazem fumo k ate "doi".

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

O valor de binario nesse motor é mto complicado de atingir , a caixa aguenta bem os tais 480nm k falaram... agr a embraiagem nnc na vida.
Ja os 209cv... gostava de ver isso medido num banco aserio.

Conheço varios so cm repros bem puxadas e n conseguiram passar os 200cv num maha.... onde ja medem stock cerca de 160...e fazem fumo k ate "doi".

Cumps

Pois é Artur...actualmente nem vale a pena dizer que 200cvs com saúde e só com repro é coisa bem complicada...quanto mais valores acima...enfim, o pessoal vê um gráfico que diz x e acredita nisso...ou então têm repro pra partir...

Nunca percebi muito bem qual o interesse das reprogramações.

Digam-me uma coisa: se isso fosse saudável para o carro, porque é que não são as proprias marcas a vendê-los alterados. Já viram?? Iamos a um concessionario buscar um 120d com 210cv ou um Leon FR TDI com 200cv. Isso iria arrasar a concorrencia e a marca que o fizesse aumentava imenso as suas vendas...

Mas não fazem, já pensaram porquê???

E isso dá-me que pensar: se uma marca (empresa multinacional) com alguns dos melhores engenheiros dos mundo não se arrisca nessas andanças, o que motiva o comum comprador a levar o seu automóvel ao Zé da esquina para este mexer na centralina. Ainda por cima perde a garantia de fábrica...

Arriscado, não acham???

citação:Originalmente colocada por Arturval

Digam-me uma coisa: se isso fosse saudável para o carro, porque é que não são as proprias marcas a vendê-los alterados. Já viram?? Iamos a um concessionario buscar um 120d com 210cv ou um Leon FR TDI com 200cv. Isso iria arrasar a concorrencia e a marca que o fizesse aumentava imenso as suas vendas...

E isso dá-me que pensar: se uma marca (empresa multinacional) com alguns dos melhores engenheiros dos mundo não se arrisca nessas andanças, o que motiva o comum comprador a levar o seu automóvel ao Zé da esquina para este mexer na centralina. Ainda por cima perde a garantia de fábrica...

Arriscado, não acham???

A resposta é mto mais simples do k pensas...
Os carros sao feitos para pessoas k sabem guiar e sabem cuidar de carros... mas tb sao feitos para kem n faz minima ideia do k esta a fazer, sai de casa afundo... vai em 1a ate ao fim da rua...etc.
O motor esta "protegido" para aguentar esses maus tratos.
Depois vem as normas de poluiçao , tem de conseguir passar certas normas para serem homologados.

Entao , aquilo que podes fazer numa repro é 1o que o carro ja n tenha a mesma mistura para passar nas normas de poluiçao e dps que n tenha todas as margens de limite do motor e material tao grandes ;)

Resumindo , tendo cuidado cm o carro a repro n é um bicho de 7 cabeças.

Quanto a mim ainda ha outro factor... os motores de hj em dia fazem mtos kms ate terem realmente um problema grave(estou a falar de modelos minimamente fiaveis) mas ja o chasis dum carro e "tudo em volta do motor" tem tendencia a desgastar se mais depressa. Logo k interessa ter um motor k vai fazer 1milhao de kms se para chegar la teras de gastar € para manter o carro alem de que hj em dia ngm fica cm um carro 20anos.

Espero que de para perceber o meu ponto de vista [:I]

Cumps

Arriscado, não acham???

Os carros sao feitos para pessoas k sabem guiar e sabem cuidar de carros... mas tb sao feitos para kem n faz minima ideia do k esta a fazer, sai de casa afundo... vai em 1a ate ao fim da rua...etc.
Depois vem as normas de poluiçao , tem de conseguir passar certas normas para serem homologados.

Entao , aquilo que podes fazer numa repro é 1o que o carro ja n tenha a mesma mistura para passar nas normas de poluiçao e dps que n tenha todas as margens de limite do motor e material tao grandes ;)

Quanto a mim ainda ha outro factor... os motores de hj em dia fazem mtos kms ate terem realmente um problema grave(estou a falar de modelos minimamente fiaveis) mas ja o chasis dum carro e "tudo em volta do motor" tem tendencia a desgastar se mais depressa. Logo k interessa ter um motor k vai fazer 1milhao de kms se para chegar la teras de gastar € para manter o carro alem de que hj em dia ngm fica cm um carro 20anos.

Cumps

Eu entendo o teu ponto de vista, mas não concordo... Acho que as reprogramações são nefastas para os automoveis... Quanto mais não seja porque levam a um maior desgaste de todas as peças moveis, logo, mais problemas e mais precoces. Acho que, por exemplo, uma marca como a Seat, que apregoa aos sete ventos que " O TDI desportivos são Seat" tinha todo o interesse em lançar p.e. um 2.0 TDI com 200cv. De certeza que a versão 170cv do 2.0 TDI, com repro, vai para os 210/220cv. Ainda tinha margem de segurança... Mas não o faz, e é sobre as razões que levam as marcas a não o fazerem que eu me interrogo.

Além disso, verifica-se que sempre que uma marca realiza "upgrade" da potencia dos seus motores, realiza também um sem número de alterações a nível de reforço de chassis, travões...

Que eu saiba o Zé da esquina não faz isso.

Além do mais, eu quando compro um carro novo, sei que ele foi testado em inumeras situações, condições extremas, testes, testes e mais testes. A foi aprovado nesses testes, caso contrário não estaria disponivel (a marca tem um nome a defender). Mas quando reprogramo o carro, perco todo esse background de aprovações em diversos testes.
Sei lá se o carro aguenta 100.000km antes de se partir todo.

Dou um exemplo. O 535d conta de série com dois turbos sequenciais. Até agora, problemas=zero

Se pegares num 530d e lhe meteres um turbo suplementar ( a comparação não é perfeita porque dificilmente os conseguirias por a trabalhar sequencialmente), de forma a atingir os numeros que o 535d anuncia, de certeza que irias ter problemas.

Temos de dar credibilidade às marcas...

Aos Zés, dá quem quer... Eu não dou...

O problema é k alguns desses "Zes" sabem tanto ou mais que os engs da marca.E nem se trata de saber mais ou menos , trata se do facto de n ter restriçoes que a marca tem.

Sabes que mtas coisas usadas nos motores modernos para estes n poluirem diminuem a vida do motor?

Quanto ao resto do topic a resposta ja te foi dada... os carros sao feitos para todos! Ora , toda a gente vai saber "guiar" os 170cv do 2.0TDI , mas nem todos tem o conhecimento para usar os 200cv reprogramados.

O meu pai por exemplo n faz qq repro pq , apesar de guiar mto bem e saber o k faz pior ao carro, n se ker preocupar cm isso... se tiver k puxar pelo carro a frio pq ta atrasado ele puxa... eu n. É obvio k lhe dou razao neste caso...ate pq para ele o carro e transporte ja n lhe da prazer nenhum.

Eu por exemplo tenho mais 40cv e 100nm k tinha stock , tenho outros amortecedores e outros travoes... pq assim axei k devia ser.

... este topic ia mto longe pq ha mto mais que pensar antes de fazer uma repro... eu tive 2anos a pensar se fazia ou n... a pesquisar sobre a fiabilidade do meu motor... os pontos fracos para os mudar...etc.

Cumps

Arriscado, não acham???

Cumps

Basicamente o Artur focou os pontos principais e depois não se julgue que só existem "ZÉs da Esquina" e assim sendo, a repro também não tem que mexer nos parâmetros do carro para valores de tal modo diferentes que o utilizador depois se vê constantemente com receio de conduzir o carro à vontade, mesmo quando o faz com respeito pelas regras do "bom tratamento do nosso pópó". No meu caso tenho a repro à mais de dois anos e quase 70.000 kms. Mas de facto trato muito bem do carro.

Um exemplo simples:

Certamente que usando o meu diesel 90% do tempo pelas 2000 rpms, mesmo com repro, não terá o mesmo desgaste que terá outro igual sem repro mas que passou 90% do tempo pelas 3000 rpms. Depois tinhamos que analizar os arranques e acelerações a frio, o desligar o carro imediatamente após o imobilizar...etc...etc!

don.juan: Ainda ha outra coisa... imagina k a tua repro(ate deve ser assim) so apartir de 80% de acelarador passa a "carga" stock... enqt n pisares mais k 80% n tas a desgastar mais k se tivexe sem repro.
Ate podes fazer 50mil kms (ou mais ) sem nnc pisar afundo e assim nnc "usas" a repro...

Costuma se dizer... a fiabilidade ta debaixo do pe direito.

Cumps

don.juan: Ainda ha outra coisa... imagina k a tua repro(ate deve ser assim) so apartir de 80% de acelarador passa a "carga" stock... enqt n pisares mais k 80% n tas a desgastar mais k se tivexe sem repro.
Ate podes fazer 50mil kms (ou mais ) sem nnc pisar afundo e assim nnc "usas" a repro...

Costuma se dizer... a fiabilidade ta debaixo do pe direito.

Cumps

Sim, sem dúvida! É o que costumo dizer ao pessoal...para todos os efeitos e para o meu andamento normal, o carro so utiliza a "carga" stock. Agora se me disserem que com repro é necessária uma superior dose de disciplina, dira que é verdade...mas ainda bem, porque assim já posso pensar no Z3M Coupé e ter a certeza que os consumos não me vão levar à falência...eheheh

Voltar
Superior