Bica

Podias dizer uma boa marca de café portuguesa, que não queima o estômago ?

Tens que escolher cafés com menos concentração de cafeína. Ao contrário do que parece mais lógico, não é tanto a acidez do café que pesa neste assunto (ainda que tenha um pequeno papel), mas sim a quantidade de cafeína. Quanto mais cafeína, mais relaxados ficam todos os músculos do sistema digestivo, incluindo o hiato entre o estômago e o esófago, podendo dar aquela sensação de ardor às pessoas que já são propensas a essas coisas.
Quem me explicou isto foi um gastroenterologista.

bem verdade

eu pessoalmente bebo bem sem açúcar, quanto muito coloco 1 pastilha de adoçante

Somos 2. Bebia com açúcar, por cuidado fui habituando a colocar menos do que uma saqueta, depois menos de metade, até um ponto em que bebo bem sem açúcar, embora prefira com 1 pastilha de adoçante. Mais do que 1, para mim, fica intragável. Gosto do café forte, prefiro até os mais torrados.
Uma sugestão, acredito que haja cá quem também goste assim. Gosto do café nos extremos. Quente (não a escaldar, mas que demore uns segundos a beber) ou no Verão, com uma pedra de gelo. Intensifica muito o sabor do café.

Devias tomar uma marca que não queimasse o cérebro [:D]

Tive uma fase assim, até que me apercebi de que não era o café. Sou um bocado fraco de estômago e sou "um bom prato", duas coisas que não combinam lá muito bem. No final da refeição, café e sentia sempre uma ardência no esófago. Reduzi às doses nas refeições e fui-me apercebendo de que, por exemplo, o vinho branco me fazia muita azia. Bebendo algo à refeição que não água, só maduro. E sinto-me muito melhor assim. E já fui pessoa de beber 12/14 cafés. Actualmente, bebo 3 ou 4 cafés diários e nunca notei que fosse o café que me prejudicasse o estômago. Mas... cada pessoa é como é.

Bolas ! :sh)

Tudo isso a pagar ?

Tempo de universidade. Vontade, apetite e convivência. Ia e vinha todos os dias de carro. 50km para cada lado. Tinha aulas às 09h, chegava lá muitas vezes pelas 08h20/08h30... um café, lá me cruzava com algum colega ou professor, mais um café, ao primeiro intervalo outro café, ao segundo intervalo outro café, após as refeições, durante a tarde, ao chegar a casa e muitas vezes à noite enquanto fazia trabalhos ou estudava.

Tempo de universidade. Vontade, apetite e convivência. Ia e vinha todos os dias de carro. 50km para cada lado. Tinha aulas às 09h, chegava lá muitas vezes pelas 08h20/08h30... um café, lá me cruzava com algum colega ou professor, mais um café, ao primeiro intervalo outro café, ao segundo intervalo outro café, após as refeições, durante a tarde, ao chegar a casa e muitas vezes à noite enquanto fazia trabalhos ou estudava.

e não te sentias alterado com tanto café ?

e não te sentias alterado com tanto café ?

Sinceramente, não. Alguns eram de máquina automática. Não sei se faria muita diferença na dose de cafeína. Mas sempre tomei muito café desde cedo... acredito que comecei a tomar café com os meus 13, 14 anos. E gosto muito de café. Hoje em dia o curioso é que sinto mais dificuldade em adormecer se não tomar café à noite do que se o tomar. E aquilo que dizem do "tirar o sono"... quando em certos dias noto que abuso (porque actualmente tomo 3, 4 no máximo por dia) não fico sem sono. Não consigo é adormecer. Mas eu também já sou difícil em termos de sono.

Sou dos que achava que o café expresso em Portugal era muito bom. :sh)

Hoje em dia acho que é difícil encontrar um local em Portugal onde se beba realmente um bom expresso. O café é quase sempre demasiado torrado e com sabor a queimado, muitas vezes por falta de manutenção e/ou limpeza das máquinas.

Há locais com bom café expresso, é certo, mas não são assim tantos. [:p]

Hoje em dia acho que é difícil encontrar um local em Portugal onde se beba realmente um bom expresso. O café é quase sempre demasiado torrado e com sabor a queimado, muitas vezes por falta de manutenção e/ou limpeza das máquinas.

Eu, como qualquer português, tento sempre beber café expresso em qualquer sítio onde vá, e continuo a achar o expresso português mais fiável que em qualquer país, mesmo Itália. Não digo que os melhores expressos que se tomam sejam em Portugal, mas acredito que é mais fácil encontrar, em média, um bom expresso em Portugal que noutro país qualquer. Mesmo em Itália também se podem apanhar cafés fraquitos. A sul da região de Lazio então, é tipo 50/50.
Quando estiverem em Itália, experimentem pedir o café corretto![;)]

Não é exactamente a mesma coisa: as frutas têm fibras... e o açúcar não é totalmente absorvido pelo organismo.

Ao contrario nos alimentos em que adiciona artificialmente açúcares, tudo entra no organismo.

Certo, mas o efeito do açúcar da fruta acaba por ser pior! A sucrose é partida por enzimas no sistema digestivo, aproveitando-se a glucose que é absorvida directamente pelo intestino delgado. Já quanto à frutose, o corpo não a usa directamente no sistema digestivo. Esta tem que ser processado pelo fígado antes de ir para a corrente sanguínea. Os subprodutos deste processo são triglicerídeos e colesterol. Há muitos estudos que indicam que a frutose é mais perniciosa a longo prazo que a sucrose. Isto para quantidades iguais, obviamente.

Tens que escolher cafés com menos concentração de cafeína. Ao contrário do que parece mais lógico, não é tanto a acidez do café que pesa neste assunto (ainda que tenha um pequeno papel), mas sim a quantidade de cafeína. Quanto mais cafeína, mais relaxados ficam todos os músculos do sistema digestivo, incluindo o hiato entre o estômago e o esófago, podendo dar aquela sensação de ardor às pessoas que já são propensas a essas coisas.
Quem me explicou isto foi um gastroenterologista.

Exelente informação, obrigado.

Concordo. Quando chegou a uma fase em que gostava mais de tomar café em casa do que em certos cafés, tudo dito. Não há cuidado com o café, moagem, temperatura da água/chávena, pressão, etc. Um bom café tem que se lhe diga.
Em casa, rodei muita marca de café em pó, em casa do meu sogro ainda existe moinho, é do melhor café que tomo actualmente, moido na hora. Só irrita o barulho... [:D]
Esta nova "explosão" das cápsulas também veio estragar um pouco a qualidade. Porque se prefere a praticabilidade e rapidez de um café em cápsula, abdicando-se (muito) do sabor. Difícil a cápsula que me pareça um café minimamente aceitável.
Sabem que mais, sai uma bica... nem é tarde nem é cedo.

E se comerem fruta? Maçãs, bananas, peras, laranjas, anda tudo nas 10g por peça ou mais!

Bem, normalmente como 1 a 2 peças de fruta por dia. serão 10 a 20g de açúcar. Cafés, tomo 6. Eram 42g de açúcar que tomava por dia. Isto, a somar a fruta! Se conseguir cortar no açúcar do café, já são menos 42g de açúcar por dia para o bucho. [;)]

Durante 1 mês, é mais de 1kg de açúcar. A isto, cortei também os sumos que bebia, que apesar de serem "naturais", continuam a ser carregadas de açúcar.

Em Espanha há locais onde se bebe café razoavel, no resto da europa (nos países que conheço) não considero que aquilo seja café sequer

De Aveiro para baixo já é dificil de encontrar um bom café e não digo isto com qualquer sentido de regionalismo, mas é mesmo o que sinto mais falta quando vou a qualquer lado a Sul de Aveiro.
Então no Algarve é que é mesmo para esquecer.

Voltar
Superior