Bica

Bem, normalmente como 1 a 2 peças de fruta por dia. serão 10 a 20g de açúcar. Cafés, tomo 6. Eram 42g de açúcar que tomava por dia. Isto, a somar a fruta! Se conseguir cortar no açúcar do café, já são menos 42g de açúcar por dia para o bucho. [;)]

Durante 1 mês, é mais de 1kg de açúcar. A isto, cortei também os sumos que bebia, que apesar de serem "naturais", continuam a ser carregadas de açúcar.

Dou o meu exemplo, vale o que vale, cortei no açúcar processado "apenas"
Ou seja, todos os sumos, bolachas, cereais, doces, sobremesas, bolos, etc, isto no dia-a-dia.

Continuo a colocar um pouco no café e comer uma peça de fruta por dia +/-

Isto juntamente com exercício, e mais regra no controlo de doses/hidratos/fritos fez-me perder 20kg e baixar o colesterol

Em Espanha já encontrei sítios com
Café delta

E eles bebem muito café pingado (chamam cortado) depois da refeição

Ha cafés portugueses em espanha. E bebe-se bom café em espanha, temos que saber onde e como pedir, se pedirmos um café (ou café solo) como cá eles servem um café muito fraquinho numa chavena media, um genero de chá com sabor a café, temos que dizer que é mesmo um café expresso

De Aveiro para baixo já é dificil de encontrar um bom café e não digo isto com qualquer sentido de regionalismo, mas é mesmo o que sinto mais falta quando vou a qualquer lado a Sul de Aveiro.
Então no Algarve é que é mesmo para esquecer.
Estávamos tramados em Lisboa, se isso fosse mesmo assim :D

De Aveiro para baixo já é dificil de encontrar um bom café e não digo isto com qualquer sentido de regionalismo, mas é mesmo o que sinto mais falta quando vou a qualquer lado a Sul de Aveiro.
Então no Algarve é que é mesmo para esquecer.

Não sou um gajo muito viajado, mas não consigo ver isso.

Acho que é muito fácil encontrar um mau café em qualquer recanto de Portugal, e com jeitinho também se encontram bons cafés, seja Minho ou Algarve.

Dou o meu exemplo, vale o que vale, cortei no açúcar processado "apenas"
Ou seja, todos os sumos, bolachas, cereais, doces, sobremesas, bolos, etc, isto no dia-a-dia.

Continuo a colocar um pouco no café e comer uma peça de fruta por dia +/-

Isto juntamente com exercício, e mais regra no controlo de doses/hidratos/fritos fez-me perder 20kg e baixar o colesterol

Deixaste de comer tanta porcaria [;)]

O pá, são as experiências que eu tenho tido.
Se calhar tenho ido aos sítios errados

O que não é difícil [;)]

Difícil é arranjar um sítio certo. Lembro-me dos anos que passei férias em Monte Gordo, que só tomava café num sítio (e fora da "zona turística"), todos os outros eram entre o mau e o intragável...

Ja agora, onde em Monte Gordo?

Oh pá, isso agora [:D]

Já lá vão mais de 10 anos. Só me lembro que era numa das ruas "interiores" (menos movimentadas) e era um café "normal" (nada de virado para o turismo).

Lembro-me que havia uma pastelaria já para o lado do edifício que parecem couvetes umas em cima das outras que também se tomava um bom café (por vezes ia lá ao segundo pequeno-almoço).

Certo, mas o efeito do açúcar da fruta acaba por ser pior! A sucrose é partida por enzimas no sistema digestivo, aproveitando-se a glucose que é absorvida directamente pelo intestino delgado. Já quanto à frutose, o corpo não a usa directamente no sistema digestivo. Esta tem que ser processado pelo fígado antes de ir para a corrente sanguínea. Os subprodutos deste processo são triglicerídeos e colesterol. Há muitos estudos que indicam que a frutose é mais perniciosa a longo prazo que a sucrose. Isto para quantidades iguais, obviamente.

Exacto... a parte que falta dizer é que a fruta é essencial a uma vida saudável.... E que ao comeres fruta estás naturalmente a consumir o açúcar que o teu organismo precisa. Já o açúcar adicionado por exemplo a café, bolos, leite não faz falta nenhuma.... e como é a mais, torna-se prejudicial para a saúde.

Última edição:
Bem, normalmente como 1 a 2 peças de fruta por dia. serão 10 a 20g de açúcar. Cafés, tomo 6. Eram 42g de açúcar que tomava por dia. Isto, a somar a fruta! Se conseguir cortar no açúcar do café, já são menos 42g de açúcar por dia para o bucho. [;)]

Durante 1 mês, é mais de 1kg de açúcar. A isto, cortei também os sumos que bebia, que apesar de serem "naturais", continuam a ser carregadas de açúcar.

Pois é isso mesmo.... O saudável é ir buscar o açúcar à fruta. É tudo o que o nosso organismo precisa + as vitaminas... Ou seja fruta tens que consumir sempre.... O açúcar no resto.... é o a mais... para lá do que o organismo precisa... portanto não saudável.

Exacto... a parte que falta dizer é que a fruta é essencial a uma vida saudável.... E que ao comeres fruta estás a naturalmente a consumir o açúcar que o teu organismo precisa. Já o açúcar adicionado por exemplo a café, bolos, leite não faz falta nenhuma.... e como é a mais torna-se prejudicial para a saúde.

Naturalmente!

Voltar
Superior