Baterias: interpretação de sinais

Iuri

Well-known member
Hoje tive um pequeno percalço com a minha viatura, derivado do facto de a bateria estar completamente descarregada. Abri-a e verifiquei que não tinha água.
Abasteci todos os tubos e, com a ajuda de outro veículo, liguei o motor sem dificuldade.
Parece estar óptima e cheia de energia.
Contudo tenho as minhas reservas, pois, deve ter andado durante bastante tempo sem água.

O que poderei esperar desta bateria, ainda que o líquido esteja reposto?
Será conveniente comparar uma nova?
A bateria tem 3 anos.

Se andou sem água... ficou com o ácido muito concentrado e pode ter estragado definitavamente as plaquetas.
Tens que ver como ela se comporta nos próxios dias. Talvez tenhas apenas encurtado a vida útil.

Só uma pergunta: Não encheste os tubinhos com água destilada até cima, pois não ?
É que se o fizeste arranja aí uma seringa e vai retirar o excesso.

Recentemente aconteceu-me isso e já se passaram mais uns meses com a mesma bateria ;)

Mas eu fiz a asneira de encher aquilo de água e o resultado foi que transbordou e a água fica corrosiva... enfim vivendo e aprendendo ;)

Iuri... com o funcionamento a água vai transbordar da bateria, vai escorrer até à base da bateria e acabar por corroer a chapa do carro.

EDIT: Também fiz essa asneira no meu carro, há uns anos e corroeu um pouco da chapa de suporta da bateria. Tinha em casa uma tinta anti-ácida e pintei o suporte. Resultado: devo ter o único Rover do mundo com um suporte de bateria em rosa-choque. :D

Tens razão, aqui aprende-se muito...
Ou seja, fiz m....
Tendo em conta que esta bateria tem um trabalho brutal: accionar a caixa de velocidades e sistema de navegação... é melhor não esperar muito. chuif...

Mas, já agora, qual o tempo médio de vida de uma bateria?

O tempo médio de uma bateria... 5/6 anos talvez mas depende muito da utilização, dos quilómetetros que circulas por dia. A minha bateria de origem tinha um problema e substituí-a ao fim de 2 anos.

A minha bateria actual é de 1998 (ou até de 1997, não me lembro). Já passou o prazo de validade.
É daquelas sem marca (ou da marca SPARK). Ainda funciona. Mas tenho que a substituir um dia destes porque, em principio, irá morrer sem aviso: um dia chegarei ao carro e não funcionará.

As descargas completas e cargas de uma bateria encurtam a sua vida útil.

citação:Originalmente colocada por Iuri

Tens razão, aqui aprende-se muito...
Ou seja, fiz m....
Tendo em conta que esta bateria tem um trabalho brutal: accionar a caixa de velocidades e sistema de navegação... é melhor não esperar muito. chuif...

Mas, já agora, qual o tempo médio de vida de uma bateria?

Em termos de duração.... o meu Galant fez 8 anos e ainda tem a bateria de origem.

JPR, este objecto, é-te familiar?[}:)]

podre14006fi.jpg

Pois é, é a base da bateria do meu Rover 400. Nunca enchi o electrólito até acima, mas o excesso de zelo levava a que acrescentasse água destilada todos os anos, uma das vezes em demasia[8)] o que fez com que andasse ali uns tempos a verter para a base da bateria. Uma coisa é certa, a pobre da bateria original durou até Março deste ano (6 anos e 3 meses), e ainda duraria mais, passo a explicar o que se passou no post seguinte.[|)]

Em relação à base da bateria, a minha não andou cor-de-rosa, mas andou branca durante uns tempos.[:I]

Eis mais umas fotos da recuperação:
Depois de bem escovada com o berbequim:

raspado19il.jpg

Depois de pintada, 2 demãos de primário branco:

raspado24hc.jpg

primario2146yy.jpg

E por fim levou uma camada de preto, passado uns tempos.[|)]

Ora bem, a bateria original, já em meados de 2005 começou a dar sinais estranhos.
Curiosamente, a frio, trabalhava sempre impecavelmente, mesmo no pico do Inverno, com disparo imediato. Podia ficar 2-3 semanas sem andar com o carro que ainda assim pegava com disparo muito razoável (bateria com 6 anos!).

Pois a quente é que os papeis se invertiam (estranho não é?). Aconteceu-me pela primeira vez em Junho de 2005 num dia anormalmente quente. Fiz uma viagem de autoestrada, parei numa área de serviço para tomar um café, dou à chave e o motor de arranque hesita praí durante 1 segundo até finalmente rodar.. bolas queres ver que estou sem bateria?

Durante uns tempos nunca mais sucedeu, até que chega Julho e o calor entra em força. Sempre que tinha o motor quente e desligava o carro por cerca de 10-20 minutos acontecia isto, uma hesitação inicial do motor de arranque (parece que lhe faltava energia) e depois lá ia bem.

Entretanto passou o Verão, voltou o frio e as coisas compuseram-se novamente durante os meses. Chega-se a Janeiro, continuava a pegar impecavelmente a frio, mas se fizesse uma viagem, motor quente, desligasse o carro por uns minutos e o tentasse ligar de seguida, praticamente não tinha bateria, chegava a disparar o relé. O problema agravou-se de tal modo que, ainda estando a bateria ainda a funcionar (com este grande "issue") acabei por comprar uma nova, um Tudor Technica que tenho desde então. A velocidade de disparo do motor de arranque multiplicou-se várias vezes, nem dá tempo para tirar a mão da chave.:D

É curioso como esta bateria continuava a ter sempre óptima carga mesmo com 6 anos e meio.
Agora pergunto eu, porque é que estando "quente" ela começava a falhar? Parece que perdia a carga. A que se deve?

É mesmo isso JetBoy :D

O meu Rover tem uma "anomalia" de fábrica que faz com que, por vezes, o motor de arranque pare antes de dar a 1ª volta completa. Até as luzes do óleo, bateria, travão de mão ficam fraquinhas, como se faltasse energia. Tenho que insistir e depois roda normalmente.

Até parece falta de bateria ou o bendix do motor de arranque que fica preso...

Mas é assim desde novo.

Quanto à tua bateria ter esse comportamento em tempo quente... realmente é estranho mas não estou a ver causa para isso.

citação:Originalmente colocada por JPR

É mesmo isso JetBoy :D

O meu Rover tem uma "anomalia" de fábrica que faz com que, por vezes, o motor de arranque pare antes de dar a 1ª volta completa. Até as luzes do óleo, bateria, travão de mão ficam fraquinhas, como se faltasse energia. Tenho que insistir e depois roda normalmente.

Até parece falta de bateria ou o bendix do motor de arranque que fica preso...

Mas é assim desde novo.

Quanto à tua bateria ter esse comportamento em tempo quente... realmente é estranho mas não estou a ver causa para isso.

Mas era exactamente esse o problema do meu, sem tirar nem por!!!

De certeza que não é a bateria com pouca amperagem de "disparo"?
A minha original tinha apenas 300 e tal Amp e 45Ah o que era manifestamente pouco.
O meu começou a fazer isso como contei no post anterior durante o ano passado, tendo voltado ao que era desde que lhe troquei a bateria nova, tem um disparo imediato, ficou novo.[^]

Claro que antes de trocar a bateria, já me diziam que era falha do motor de arranque, do bendix, do solenóide, eu sei lá... tretas.[8)] Era apenas falta de disparo inicial da bateria para activar correctamente o motor de arranque.

Já agora diz-me uma coisa, ele também prende "a frio" ou apenas nas situações que descrevi para o meu? Ou seja, essencialmente com o motor quente, depois de o desligares e o voltares a ligar passado uns 10-20 minutos?

JeTBoy... agora que falas nisso... curiosamente parece-me que prende mais a quente (como acontece aleatoriamente é dificil estabelecer um padrão). Mas parece-me que é mais a quente. Quando, por exemplo, vou meter gasolina e volto a colocar o carro a trabalhar 5 minutos depois. Mas não é sempre e também me acontece com o motor frio.

O que é mais curioso é que faz isso sempre que estou com mais pressa.
Este ano mudamos, cá em casa, a 2ª junta de culaça e tirou-se o motor de arranque do sítio. Estive a ver os entalhes do Bendiz mas estavam bons.

Já agora... o teu 400 está espectacular.
Precisava de mandar dar uma lavagem a sério ao meu por dentro (os cinzentos dos estofos começam a ficar marcados, algo acastanhados) mas nem sei bem onde, na zona do Porto.

Considera seriamente experimentar outra bateria, nova e com cerca de 420 ou mais Amperes de disparo. Tenho praticamente a certeza que te resolve o problema por completo.

(Comigo era tal e qual, ia meter gasolina e passados uns minutos quando regresssava ao carro, dava à chave os avisadores luminosos até fraquejavam, havia um hiato de 1-2 segundos e depois o motor de arranque disparava normalmente e pegava de imediato).

Em relação à limpeza a fundo, se fosse aqui na zona eu próprio tratava disso, em Lisboa também tenho muitos conhecimentos, já no Porto não estou bem a ver.

Exactamente, JetBoy.
Sinceramente nunca imaginei que fosse isso. Um dia destes quando trocar a minha comprarei uma mais potente.

um abraço britânico.

Bom tópico.;)
Isso da água destilada ainda me lembro do código, andam sempre a perguntar isso nos testes...[8D]

Em relação ao acrescento de água nunca meti nas minhas...são blindadas e essas não dão para abrir certo? È que estou a estranhar ali o carro do Iuri que é recente não ter uma dessas.
Claro está, também posso estar a dizer uma grande asneira ( que é o mais certo )...:D[8)]

Voltar
Superior