Bateria dupla no 4Runner

Douraminas

New member
Pois bem, o meu 4Runner vem munido com duas baterias, ligadas em paralelo a trabalhar a 12V. O que eu não sei é qual será a principal, isto porque, disseram-me que na principal não deveria fazer ligações extra, deixando-a apenas para o arranque do jipe. Todas as ligações ( guincho, farois, radio CB etc) deveriam ser feitas apenas na segunda bateria. Se assim for como consigo saber qual a bateria principal? Ou estando em paralelo não haverá esse problema, desde que deixe uma livre e faça todas as ligações na outra?

Abraços Douraminas.

No manual de instruções não vem nada referenciado a esse respeito?

Pois o problema é que quando comprei o jipe ele não trouxe o manual, e já entrei em contacto com a toyota e não me conseguem arranja-lo.. nem a pagar pelo manual. Até tentei na Toyota na Holanda ( O jipe veio de lá ) e nada.

Abraços, Douraminas.

Pois bem, o meu 4Runner vem munido com duas baterias, ligadas em paralelo a trabalhar a 12V. O que eu não sei é qual será a principal, isto porque, disseram-me que na principal não deveria fazer ligações extra, deixando-a apenas para o arranque do jipe. Todas as ligações ( guincho, farois, radio CB etc) deveriam ser feitas apenas na segunda bateria. Se assim for como consigo saber qual a bateria principal? Ou estando em paralelo não haverá esse problema, desde que deixe uma livre e faça todas as ligações na outra?

Abraços Douraminas.

Eu consegui encontrar manual do korando, na net...experimenta....

Epá, nem de proposito!!! Mal coloquei a questão no forúm não demorou nada até que algo me aconteçesse relativamente a isso. Então não é que esta quinta-feira, ao pegar no jipe para ir trabalhar, ele não pegou! Depois de analizar as baterias, estão ligadas em paralelo, nada acusou. Então resolvi desliga-las e testa-las uma a uma, e o resultado foi que uma se encontrava em bom estado e outra não[8b][8b]. Pelo que percebi agora, uma está ligada ao alternador (a que estava em bom estado) e a outra(a que estava avariada) vai ligar ao motor de arranque. Exprimentei desligar a que se encontrava avariada e tentei por o jipe a trabalhar... NADA, não pegou.
Resultado, comprei apenas uma ( 180 ****) e no final do mês vou comprar a outra[:cool]. Conclusão : apesar de ter duas baterias no jipe ( as que tinha eram das mais baratas e fraquinhas) uma sempre serve para por o jipe a trabalhar a outra recebe carga do alternador, passando dps para a outra. Isto é a minha opinião, não sei se estará certa!

Abc, Douraminas

Voltar
Superior