Barulho de rolamento - velocidade

Zell

New member
Boas.

Deparei-me com um ruído estranho. Um ruído inconstante que apenas varia a sua frequência e apenas em função da velocidade. Imaginem que têm algo colado ao piso do pneu que altera o ruído de rolamento. Quanto mais depressa rolam, com mais frequência se ouve. É esse o sintoma.

Estive a ver se tinha algo agarrado à roda ou qualquer coisa estranha e nada. É do lado direito e parece-me ser à frente. Ouvi isto hoje mas como com as janelas fechadas não se ouve, talvez até já não seja de agora.

Que vos parece isto?

Pega no macaco e levanta o carro desse lado. roda as rodas com a mão e vê se ouves alguma "zoeira". Se ouvires é o rolamento. Se não ouvires, vai fazer o mesmo ao outro lado.
Se continuares a não ouvir, pode ser um dos (ou vários) pneus com a borracha nhec...

Pega no macaco e levanta o carro desse lado. roda as rodas com a mão e vê se ouves alguma "zoeira". Se ouvires é o rolamento. Se não ouvires, vai fazer o mesmo ao outro lado.
Se continuares a não ouvir, pode ser um dos (ou vários) pneus com a borracha nhec...

Não, aquilo não é zumbido dos rolamentos. Não tem nada a ver. É mesmo como se houvesse algo no piso do pneu e só quando essa parte tocasse no chão é que se ouviria isso. É essa a sensação que dá.
Que queres dizer com "borracha nhec"?

Podem ser várias coisas: rolamentos, pneus, pastilhas de travão novas, etc...

Experimenta ver os pneus, por vezes podem ter um desgaste irregular na borracha, o que faz com que alguns dos calços de borracha não contactem com o chão provocando um som bastante audível a baixa velocidade.

Que pneus tens e qual o seu estado/desgaste?

O meu C4 começou a fazer uma zoada idêntica há algum tempo e com quase 100% de certeza que são os Michelin Energy pois estão nas lonas (já atingiram o avisador de desgaste). Os pneus por si já são ruidosos e naquele estado piora bastante.

Experimenta trocar as rodas e vê como fica.

Pode ser a transmissão. O meu Pug foi hoje para a oficina para trocar as da frente. Também começavam a fazer barulho desde uma velocidade muito baixa [8b]

Levantei o carro e rodei a roda que me parecia suspeita. Rodei-a à mão e de facto, mesmo no ar, faz um ruído, portanto está descartada a hipótese de ser o pneu.
Este ruído, no entanto, parece ser de ferro com ferro e só se ouve, como já tinha dito, em determinada altura. É intermitente. Pensei logo que poderia ser o disco empenado e ao tocar nas pastilhas produziria esse ruído mas pelo menos à vista desarmada não me pareceu ser isso.

Alguém conhece algum mecânico de confiança na margem sul do Tejo, de preferência que trabalhe ou tenha trabalhado na Opel?

Levantei o carro e rodei a roda que me parecia suspeita. Rodei-a à mão e de facto, mesmo no ar, faz um ruído, portanto está descartada a hipótese de ser o pneu.
Este ruído, no entanto, parece ser de ferro com ferro e só se ouve, como já tinha dito, em determinada altura. É intermitente. Pensei logo que poderia ser o disco empenado e ao tocar nas pastilhas produziria esse ruído mas pelo menos à vista desarmada não me pareceu ser isso.

Alguém conhece algum mecânico de confiança na margem sul do Tejo, de preferência que trabalhe ou tenha trabalhado na Opel?

Esse ruido internitente que dizes de ferro com ferro podem ser 2 coisas:
1- rolamento (faz um género de "crack-crack-crack" de vez em quando misturado com zumbido seco - isto é dificil de explicar sons por escrito)
2- Podem ser só as pastilhas que tocam no disco por alguma razão.

De facto o melhor é ires a um mecânico para ele ouvir isso. Um qualquer sabe te dizer do que é de certeza. Até se fores à marca eles te ouvem isso sem te cobrarem nada (na expectativa que lá vás fazer a reparação do que for).

PS: "borracha nhec" é borracha que não devia ter passado no controlo de qualidade do fabricante de pneus, mas passou....acontece em todos os fabricantes.

Última edição:
Continuo aberto a sugestões de oficinas competentes na margem sul.

Não é uma oficina... mas costumamos levar os carros de cá de casa (Vectra Sport e um Clio 2) a um mecânico no Porto Brandão, não sei se conheces onde é... Ele já trabalhou na Opel, trata do meu Clio porque eu lhe sarnei o juízo [:p] e não tenho razão de queixa dele.

Não é uma oficina... mas costumamos levar os carros de cá de casa (Vectra Sport e um Clio 2) a um mecânico no Porto Brandão, não sei se conheces onde é... Ele já trabalhou na Opel, trata do meu Clio porque eu lhe sarnei o juízo [:p] e não tenho razão de queixa dele.

Ainda é um bocadinho longe mas deixa-me a morada ou contacto por PM se preferires, que se não surgir nada mais perto, é sempre uma opção.
Obrigado. [;)]

Já agora, que tipo de instalações são? Tem muito equipamento ou só faz coisas mais simples?

chia a travar com as rodas viradas?

o barulho de rolamento gripado varia consoante o rolamento usado assim como a maneira como se estragou.

Aproveito este tópico para perguntar sobre um barulho do qual só me apercebi hoje.

Só se ouve acima dos 70-80 km/h e no inicio até confundia com o trabalhar do motor, até que decidi por em ponto-morto e o barulho continuava. Começa é a diminuir de frequência com o baixar da velocidade. Será um rolamento? Não consigo distinguir se vem da frente ou de trás...

Última edição:
Aproveito este tópico para perguntar sobre um barulho do qual só me apercebi hoje.

Só se ouve acima dos 70-80 km/h e no inicio até confundia com o trabalhar do motor, até que decidi por em ponto-morto e o barulho continuava. Começa é a diminuir de frequência com o baixar da velocidade. Será um rolamento? Não consigo distinguir se vem da frente ou de trás...
Leia o post #3 deste tópico, tem lógica a teoria aplicada.

Voltar
Superior