Barras estabilizadoras

Douraminas

New member
Boas,

Alguem me explica concretamente a função das barras estabilizadoras?
E as vantagens/ desvantagens, de retirar as mesmas? Recentemente retirei as do meu 4Runner, mas ainda só tive oportunidade de o exprimentar em estrada, noto que se inclina um pouco mais mas nada de especial... Falta agora andar com ele no mato[:D]. Disseram-me que a nivel de cruzamentos de eixo o jipe fica com um comportamento bem melhor.

Cumpr

Douraminas

Em estrada, talvez numa situação extrema seja o suficiente para não conseguires dominar a máquina duma forma que antes conseguias, mas anda por aí pessoal mais experiente nessa matéria...

Basicamente falando, experimenta tirar os amortecedores ao jipe e andar só com molas.
É essa a teoria! [;)]

Podes melhorar no TT em cruzamentos de eixo (o conforto não aumenta), mas em estrada (e tu fazes muita, certo?) vais perder conforto, travagem e segurança, ... e com um bicho com duas toneladas eu não queria perder segurança [;)]

Agora um á parte, .. o Panda que pesa 800kg o clássico e 980kg o recente nota-se e MUITO a diferença de ter barra estabilizadora e não. :)

Basicamente uma vez mais o André disse tudo!
Ganhas nos cruzamentos, no teu caso, penso que só mesmo no eixo traseiro e o carro fica muito pior em andamentos mais vivos ou de estrada.

O funcionamento das ditas barras é mesmo evitar que o carro adorne.

@braços

Pois, a ideia de as tirar também surgiu porque ao ter que as tirar por causa da troca da embreagem, um dos parafusos partiu-se e como já não tinhamos tempo nem paciencia para resolver esse problema, aproveitei e já não as montei[:D]!! Agora que estão fora pelo menos tenho que fazer um teste no matoapr:)... É que em estrada já experimentei, e como a minha velocidade maxima nunca, mas nunca mesmo, é superior a 100km/h, nem notei nada de especial ao curvar assim como a travar[;)]. De qualquer forma dps de o levar ao mato logo vejo as diferenças. Se não gostar lá terei que as montar de novo[:p]

Abraços a todos

Claro amigo tou na brincadeira! [;)]

Se andares nas calmas não vais notar grande coisa. O samuka do meu irmão não tem barras e até de safa bem.

Tem cuidado com os cruzamentos de eixos, porque normalmente o que limita o curso são as barras. Ao retira-las, se o cruzamento for muito grande, as molas podem sair do sitio.

Claro amigo tou na brincadeira! [;)]

Se andares nas calmas não vais notar grande coisa. O samuka do meu irmão não tem barras e até de safa bem.

Tem cuidado com os cruzamentos de eixos, porque normalmente o que limita o curso são as barras. Ao retira-las, se o cruzamento for muito grande, as molas podem sair do sitio.

Na boa[:D]!! Sabes que eu também não sou de me esticar muito no mato!!
E gosto sempre de ouvir a opinião de quem anda nisto á mais tempo!! Agora pra inspecção tive que disfarçar as cenas onde estavam as barras!! Acho que se derem conta que o jipe tinha isso não passa na inspecção[:D]

Abraços

Voltar
Superior