Barclays Bank Portugal

Sou Cliente deste banco há uns 2 anos.

O Barclays Bank Portuagl é uma sucursal, portanto quando abres conta está na realidade a abrir conta no Barcalys PLC sediado em Londres, o que em princípio é bom neste contexto de caos financeiro. Mas digo "em princípio" porque acho que a realidade é diferente. Por exemplo, os colaboradores do Barclays costumam argumentar que tendo lá o dinheiro, este está sempre a salvo, mesmo em caso de bancarrota de Portugal. Estão enganados. Em caso de haver bancarrota o Estado pode decidir congelar todos os fundos titulados em Portugal, mesmo que estejam à guarda de instituições estrangeiras.

Quanto à qualidade de serviço, notam-se dores de crescimento. O Barclays passou em pouco tempo de 2 ou 3 escritórios de representação para uma vasta rede de balcões, mas o backoffice teve dificuldade em acompanhar, pelo que muitos serviços acabam por demorar mais tempo a serem contratados. Por exemplo, não podes abrir conta num balcão e saír de lá já com os dados bancários. Eles têm que pegar na papelada toda e mandá-la para Lisboa para se abrir a conta centralmente.

Enfim, de um modo geral até estou satisfeito, mas acho que não há ali nada de verdadeiramente diferenciador que leve a minha preferência. Em comparação com o meu outro banco, o BPI, acho este último melhor, no que à qualidade de serviço diz respeito.

Em Portugal há um fundo de garantia de 20.000€ para depósitos que foi aumentado nesta altura de crise para 100.000€

O que quer dizer que se o banco onde tens o dinheiro falir, tudo o que esteja em depósitos a prazo até um máximo de 100.000€ por titular está coberto por um fundo. Produtos estruturados, fundos, bolsa etc etc não está coberto.

O Barclays como é um banco inglês que tem a sua sede em Inglaterra, os depósitos estão garantidos pelo fundo inglês e não pelo fundo português!

Há também a questão da segurança do Banco. Supostamente um Banco inglês como o Barclays é mais seguro que um Banco Português como o Banif por exemplo. (mas também muitos bancos fortes nos states faliram....)

Parece-me que existe um contrasenso...:confused:

E isto quer dizer o quê? Desculpem a ingenuidade nesta pergunta, mas estes assuntos passa-me mesmo ao lado!

O fundo de garantia de depósitos de um país assume os depósitos a prazo junto dos clientes de bancos que hipoteticamente venham a falir até um dado montante.
O fundo de garantia português actualmente cobre até 100 mil euros.
O fundo de garantía inglês cobre até 85 mil libras esterlinas, o que é mais ou menos a mesma coisa dependendo da cotação da libra em relação ao euro.
Mas mais do que o montante máximo de cobertura, o factor diferenciador está no facto do Barclays e do fundo de garantia de depósitos inglês estar fora da zona Euro, visto que têm moeda própria (a libra), portanto para muita gente é psicologicamente mais seguro terem o dinheiro fora da zona euro, que como sabemos está numa grande crise e a ser alvo de vários ataques dos investidores e das agências de rating.

"Barclays avança com rescisões amigáveis em Portugal"

é motivo para nós depositantes termos alguma apreensão? vão fechar balcões certamente...

"Barclays avança com rescisões amigáveis em Portugal"

é motivo para nós depositantes termos alguma apreensão? vão fechar balcões certamente...

O Barclays comprou uma rede de agências de um outro banco quando se instalou em Portugal.
Agora que o mercado bancário está a sofrer, aqui e lá fora, o Barclays está a fazer uma reorganização das suas agências e funcionários, para adaptar ao mercado actual.
Todos os bancos tem feito isso, uns são noticia, outros não.

Voltar
Superior