Azelhice - Opiniões precisam-se.

CHB

New member
Infelizmente a azelhice tocou-me a mim.
Hoje ao estacionar para abastecer, toquei com o pneu no lancil da bomba de gasolina (Galp).

O pneu em questão é um Continental ContiSport Contact 3 225/45/R17 com piso intermédio
O resultado está à vista: Um pedaço de borracha com 0,5cm de largura máxima e uns 3,5cm de comprimento máximo.

pRoR1BH.jpg

mqdOkcs.jpg

LJu8sAc.jpg

Eu compreendo que a solução fácil é a substituição do pneu no entanto gostava de ler opiniões honestas sem muita moral à mistura. O local do pneu que ficou comido está saliente em relação à jante, presumivelmente para proteger a mesma no entanto, se o dano for profundo demais há quem não goste de arriscar. O que têm a dizer, dentro dos limites legais e de segurança?
Já agora, tenho um pneu suplente que é igual mas tem piso novo. Vale a pena usa-lo mesmo ficando desnivelado a nível de piso com o outro pneu traseiro? E inspecção? Tem de ir à inspecção daqui a dois meses, costumam implicar com este tipo de situações em que falta borracha?

O próprio pneu está um pouco envelhecido. Se andas depressa aconselho a mudança. Se andas devagar passa-o para o eixo traseiro. Parece que a borracha que saltou é precisamente na zona onde é mais espessa (bordo de proteção da jante).

Esqueci-me de referir que o pneu está no eixo traseiro.
Em relação às outras questões, tens alguma opinião?

De qualquer das formas, obrigado.
Vai mais ou menos de encontro ao que tenho lido e apesar de não ser a melhor altura para mudar pneus também não me quero armar em Deus.

o que danificou foi o rebordo da proteção da jante.
é para isso que servem e em principio não afecta em nada a segurança.
se achares que na inspecção vão-te chatear por isso, arranja cola de para brisas e mete um pouco nessa zona, para disfarçar a falta de borracha
fiz isso nuns pneus velhos do meu jipe, e ficou 5 *[;)]

EDIT:- a falta de borracha no pneu do meu jipe era 3x maior

O rasgo em si não parece grave... pelo menos pela foto. Ao vivo será sempre diferente.

O pneu é que parece bastante velho e ressequido. Que idade tem esse pneu? (verifica a data de fabrico inscrita)

O próprio pneu está um pouco envelhecido. Se andas depressa aconselho a mudança. Se andas devagar passa-o para o eixo traseiro. Parece que a borracha que saltou é precisamente na zona onde é mais espessa (bordo de proteção da jante).

Pneus envelhecidos passam para trás... Bela Ideia!
A solução é simples: Compras um pneu novo igual ao suplente e metes os dois no eixo traseiro (pneus novos sempre atrás), este do corte lixo com ele e o outro metes como suplente. Assim compras só um pneu e evitas que o que está como suplente fique eternamente novo.

No sitio onde é não me preocupava.

Para quem não se preocupa minimamente com a segurança deve ser isso mesmo!
Com o bocado de borracha que arrancou de certeza que a pancada não foi nada suave. A estrutura interna do pneu nesse sitio de certeza absoluta que não ficou igual ao que estava.
Mas isto sou só eu que me preocupo com a única coisa que liga o carro à estrada.

Bals, mais calma. Se o pneu tivesse bolha, o dono sentisse saltinhos a andar, muito provavelmente já era.

Quando tens um furo, trocas o pneu...?

Eu penso que isso danificou apenas no rebordo, na chamada "protecçao de jante" por isso penso que internamente estará bom. É deixar andar e trocar quando tiver mais gasto.

Bals, mais calma. Se o pneu tivesse bolha, o dono sentisse saltinhos a andar, muito provavelmente já era.

Quando tens um furo, trocas o pneu...?

Depende do tamanho e da localização do furo. Se por acaso for um pneu que eu não ache que não esteja em condições é claro que troco.
O que é certo é que o pneu ficou com uma zona mais frágil, que com o aquecimento de uma viagem mais longa pode facilmente rebentar. Agora essa do "não me preocupar" é o típico espírito tuga de deixar andar.

Continuando na tua onda, não seria melhor trocar os quatro? Assim fica bem melhor.

Mas deixa andar com um pneu de 2011 e outro novo de 2014.

Continuando na tua onda, não seria melhor trocar os quatro? Assim fica bem melhor.

Mas deixa andar com um pneu de 2011 e outro novo de 2014.

Na tua onda o melhor mesmo é mudar os 5.
Prefiro claramente andar com um pneu de 2011 do que com esse. Não me digas que um pneu com o piso todo, que nunca rodou 1 km, nunca esteve exposto aos elementos atmosféricos e por ter 3 anos já não serve para andar com outro 2 ou 3 anos mais recente...

Obrigado pelas respostas.
Aliás, o que se lê aqui vai muito de encontro ao que li e ouvi.
Dano apenas estético já que aquela reborda do pneu serve para proteger a jante.

Com o bocado de borracha que arrancou de certeza que a pancada não foi nada suave. A estrutura interna do pneu nesse sitio de certeza absoluta que não ficou igual ao que estava.

Por acaso a pancada até foi bastante ligeira já que era uma manobra de estacionamento. Não subi um lancil a 60 Km/h, foi mais um encosto/raspão enquanto estacionava e muita azelhice. Se alguém abastecer em Galps grandes facilmente compreende a situação. Estamos a falar de um lancil com uns 20 a 30 cm de altura que protege as bombas de abastecimento.

Agora essa do "não me preocupar" é o típico espírito tuga de deixar andar.

Calma, como eu disse, procuro opiniões não procuro lições de moral. Já percebi que se fosses tu, trocavas, agradeço o feedback.

Vou seguir a maioria dos conselhos que aqui li e noutros fóruns e deixar andar. Se por algum motivo sentir que algo não está bem, ou o pneu apresentar alguma deficiência externa, então é para trocar. De qualquer das formas vou Segunda-Feira a uma oficina de pneus de um familiar e de acordo com o que me for dito, tomarei uma decisão.

Ou deixo andar, ou coloco outro pneu igual ao suplente, deito este fora e uso o que sobrar para suplente.

Última edição:
Eu, pessoalmente, não me preocuparia muito. Se tivesse sido uma pancada mais forte em que suspeitasse que o pneu teria ficado danificado, iria a uma casa de pneus da minha confiança e pedia para analisarem o pneu. Se vissem que seria melhor trocar, assim o faria. Mas isto sou eu, claro.

Sou bastante rigoroso com os pneus, mas este caso não me parece muito grave. A borracha é bastante espessa, por isso estará muito longe do perigo, teoricamente.

No entanto, se o pneu já não estiver em condições muito boas, acho que não perdes nada em trocar dois.

Voltar
Superior