Azeite misturado com Oléo

EnginE

Banido
Boas,

O tópico já diz tudo. Hoje fui almoçar ao local do costume junto ao trabalho e quando pedi azeite senti que tinha um aroma estranho; Quando questionei o empregado disse-me que era porque eles misturam o Azeite com o Óleo para render mais e que não tem mal nenhum e que inclusivamente cozinham todos os fritos dessa forma.

Alguém sabe-me dizer se esta prática é vulgar ou é prejudicial?

Cumps

Se é para fritar faz mal, Claro que depende da temperatura a que se vai fritar!
Se for só para temperar acho que não, mas só pelo facto de alterar o gosto eu já não comia mais disso!
cumps

citação:Originalmente colocada por Tux

Se é para fritar faz mal, Claro que depende da temperatura a que se vai fritar!
Se for só para temperar acho que não, mas só pelo facto de alterar o gosto eu já não comia mais disso!
cumps

Quem é que faz mal?... O azeite ou o óleo?

Habituamo-nos aos fritos com óleo de girassol, soja e estranhamos quando as batatas são fritas em azeite puro.
É um engano.

Gordura e temperaturas de degradação:

Óleo de Amendoim 220º

Azeite 210º

Banha de Porco 180ª

Óleo de Girassol 170º

Óleo de Soja, 170º

Óleo de Milho 160º

Óleo de Colza 160º

Margarina 150º

Manteiga 110º

Para a fritura os óleos mais adequados são o azeite e óleo de amendoim.

Já agora:
Azeite

Obtenção e Tratamento

Regulamento(CE) N.º 2568/1991, de 11.07 e respectivas alterações
Regulamento (CE) N.º 1019/2002, de 13.06 e respectivas alterações
Dec-Lei nº 16/2004, de 14.01
Dec Rect. nº 27/2004, de 13.03

Galheteiros

Portaria nº24/2005 de 11.01

Eu penso que se não estiver a dizer que os fritos são com azeite eles podem usar o que quiserem , pode ser oleo ou azeite, e para temperar acho que é obrigatorio garrafa original.

Dizem que o azeite aguenta poucas frituras e o oleo mais, nem sei se será verdade[8)]

Eu acho que não, porque ambos aguentam as temperaturas, mas uns mais do que outros... A minha mulher usa azeite para fritar quando faz refeições de peixe (caldeiradas, molho de tomate ou cebola, etc...) e óleo para refeições à base de carne...

Nao te preocupes muito . O problema é quando em vez de oleo vegetal usam oleo de motores , como aconteceu em espanha nos anos 80 , e ainda hoje a precessos dessa *****. e morreu nao sei quantas pessoas , pq uma empresa de oleo decidiu meter oleo de carro pa ganhar uns trocos

citação:Originalmente colocada por lclsa

Nao te preocupes muito . O problema é quando em vez de oleo vegetal usam oleo de motores , como aconteceu em espanha nos anos 80 , e ainda hoje a precessos dessa *****. e morreu nao sei quantas pessoas , pq uma empresa de oleo decidiu meter oleo de carro pa ganhar uns trocos

[8]

Quanto ao tópico, não vejo problema nenhum. Eu próprio misturo azeite com óleo em algumas receitas.

Não vejo razão para intervir a ASAE...

citação:Originalmente colocada por mcabral
[

Quanto ao tópico, não vejo problema nenhum. Eu próprio misturo azeite com óleo em algumas receitas.

Não vejo razão para intervir a ASAE...

A questão é servir ao cliente Gato por lebre.

Ou bem que é Azeite.

Ou bem que é Óleo.

Agora mistelas para duplicar e embaratecer o produto não.

Além de que um produto depois de aberto deve ser vendido na sua condição original, ou seja tal como foi embalado, acresce que o titular do nome do Produto (o produtor/distribuidor do azeite) pode processar também quem pratica tal situação podendo alegar estarem a denegrir a imegem de um produto que corresponde a determinadas caracteristicas.

Voltar
Superior