AVEIRO

tokyo

Banido
eu vou sair do meu porto por razoes laborais...e tenho umas 3,4 hipoteses entre as quais aveiro!

como tenho visto pelo forum ha muitos aveirenses por aqui e pessoal que estuda em aveiro..

conheço aveiro a turista...uns giros pela cidade,umas idas a technolandia ha uns anos atras...etc.

houve alguem que me disse ha pouco tempo que aveiro seria a cidade com melhor qualidade de vida ou algo do genero em portugal..

queria saber umas dicas dos que conhecem melhor a cidade...

- como e em termos de arranjar casa,..

- quais as melhores/piores zonas para morar

- pros e contras que voces tem da cidade?

- sitios porreiros para comer/beber um copo/relaxar...sitios dificeis de encontrar por um "estrangeiro"..

quem me puder dar uns conselhos e dicas sobre aveiro,agradecia...sempre teria em conta mais factores na escolha!
se ficar inclinado mais tarde para outro lado tambem postarei no forum a pedir conselhos.

cumps a todos

citação:Originalmente colocada por andred

citação:Originalmente colocada por tokyo

houve alguem que me disse ha pouco tempo que aveiro seria a cidade com melhor qualidade de vida ou algo do genero em portugal..

Engraçado, ouvi dizer que é Viseu...[8)]

fui uma vez a viseu ha muitos aninhos,mas desconfio muito que viseu seja a cidade com mais qualidade de vida em portugal...
tambem nao faço a minima ideia,foi alguem que me disse isso de aveiro..mas isso tambem nao interessa nada...[}:)]

fui uma vez a viseu ha muitos aninhos,mas desconfio muito que viseu seja a cidade com mais qualidade de vida em portugal...
tambem nao faço a minima ideia,foi alguem que me disse isso de aveiro..mas isso tambem nao interessa nada...[}:)]

Foi o que um amigo meu tinha me dito. Se é verdade, não sei! Alguém poderá tirar esta duvída se viveu numa outra cidade do país e foi viver para lá. Esse meu amigo, na semana passada deixou Lisboa e foi para Viseu...[8)] Como ele conhece bem Viseu e Lisboa, sabe bem as diferenças... [:p]

Foi o que um amigo meu tinha me dito. Se é verdade, não sei! Alguém poderá tirar esta duvída se viveu numa outra cidade do país e foi viver para lá. Esse meu amigo, na semana passada deixou Lisboa e foi para Viseu...[8)] Como ele conhece bem Viseu e Lisboa, sabe bem as diferenças... [:p]

eu nao conheço bem nem aveiro nem viseu,por isso...

o que me interessa mesmo e saber o maximo de informaçoes possiveis sobre aveiro;)

o que me interessa mesmo e saber o maximo de informaçoes possiveis sobre aveiro;)

Fazes muito bem. Eu tb faria o mesmo. Espero que possas ter vários comentários sobre Aveiro.

Boa sorte para essa tua futura mudança![:X]

Bom Aveiro vivi lá um ano e dois meses recentemente por razões de trabalho vim para lx :S :(

Vantagens:

-cidade plana, onde reina a calma, com tudo o necessário ao pé...
-Atravessas praticamente a cidade de uma ponta a outra em 15 minutos a pé sem te te xateares mto.
-Existem espaços verdes e tb turisticos para visitar, a praia da barra tá mesmo a 10 minutos de carro :D
-As grandes supreficies abundam tb não será por ai que sentirás falta do Porto..
-Tens os ovos moles, os passeios na ria, os moliceiros, o teatro e os cinemas...
-No que diz respeito à segurança não terás qq tipo de problemas, eu pelo menos nunca tive mesmo a altas horas da noite.
-A diversão nocturna não é tão grande como no Porto ainda assim encontras alguma coisa com que te entreter se for o caso.
-tás a 1 hora de Porto Coimbra e Viseu.

Desvantagens:
-Bom qdo faz vento, não é facil andar na rua o tempo é algo instável
-Bairro dos comboios amarelos é de evitar segundo contam as lendas contudo eu morei lá e nunca tive problemas.
-a rede de transportes para a cidade nao é o melhor do mundo. nao existe ate À data uma estação para autocarros tipo expresso e afins. Contudo existem comboios suburbanos para o Porto

é tudo o que me lembro de momento

Vivo em Aveiro desde á 2 anos.. Vivia no distrito, mas mais a norte uns 25Km

Considero uma das melhores cidades do pais..
É como se fosse uma cidade já grandinha, mas com um ambiente ainda tipo antigo, como de uma aldeia..
Acho uma cidade linda, com a ria e os canais, boa qualidade de vida, e quem tiver €€ (que não é o meu caso [8)]), terá tambem um bom nivel de vida...
Boas praias, bons restaurantes, etc etc

Tres centros comerciais, Glicinias (Jumbo), Forum Aveiro, Carrefour, e tambem o Feira Nova. Todos os serviços que possam existir.. Uma das melhores universidades do pais..
Hospital, que agora cada vez são menos :D

Tens zonas em redor do centro, tipo Esgueira, Forca, etc, em que podes encontrar bons locais para viver... E se saires do centro uns kms, encontras bons negocios, mas claro, quanto mais perto, mais caro.. E tambem há zonas mais "in"...

Depois digo-te mais qq coisa..

Vivi 10 anos em Viseu e chegou. Fim do mundo. Puro e simples. Não há tecido empresarial nem empregos. Se já fores rico pode ser uma boa opção mas mesmo o custo de vida é elevado. Conheço relativamente bem Aveiro e foi uma das minhas primeiras hipoteses. Acho que tem tudo para se poder criar uma boa vida. Estou em Lisboa mas se me pagassem o mesmo para ir para Viseu não ia. Para Aveiro nem pensava 2 vezes.

Aquela que é considerada como a cidade com melhor qualidade de vida normalmente é a Maia...

Mas com as obras todas que têm aparecido à volta da cidade nos últimos tempos, começo a duvidar...

Eu conheço muito bem as duas cidades, sou de Viseu e moro actualmente em Aveiro.
Para ser sincero acho que Aveiro não é uma grande cidade comparada com Viseu, aqui á uns anos atras Aveiro era "mais" cidade, tinha mais vida, mais movimento, mais "civilização" do que Viseu, mas agora eu acho o contrario.
Em Aveiro acho que as pessoas são calmas demais e alem disso muito "barulhentas", acho tambem que é uma cidade muito velha não tem nada de novo, para já não falar de que aqui em Aveiro paga-sse mais de seguro automóvel do que em Viseu, Coimbra e até do que no Porto[8)], e isto não sou eu que digo, quando alterai a minha morada de Viseu para Aveiro (no seguro) a seguradora
cobrou-me (cobra-me) mais 40€, e não é por ser o meu seguro á minha esposa acontesse o mesmo e a seguradora e outra, mas enfim...
Quanto a Viseu acho que é uma cidade com muito "stress" ( e retundas).
Neste momento Viseu esta a evoluir muito mais do que Aveiro, e se querem centros comerciais é a Viseu que devem de ir, quando o Palacio do gelo estiver pronto dá pelo Jumbo (Glicinias) e pelo Forum juntos.

citação:Originalmente colocada por Renas

Vivi 10 anos em Viseu e chegou. Fim do mundo. Puro e simples. Não há tecido empresarial nem empregos. Se já fores rico pode ser uma boa opção mas mesmo o custo de vida é elevado. Conheço relativamente bem Aveiro e foi uma das minhas primeiras hipoteses. Acho que tem tudo para se poder criar uma boa vida. Estou em Lisboa mas se me pagassem o mesmo para ir para Viseu não ia. Para Aveiro nem pensava 2 vezes.

Tásse mesmo a ver que não conheces nem uma nem outra Cidade!

Eu sou de Viseu, já vivi em Lisboa, trabalho e vivo
em Aveiro há 9 anos, e a minha esposa trabalha e é de Vila
Real, pelo que vivo lá alguns fins de semana.
E o que posso dizer é o seguinte. Tanto Viseu, como Aveiro,
como Vila Real, neste momento são excelentes cidades para viver
com excelente qualidade de vida e com quase tudo o que
as cidades grandes têm. Aveiro tem ainda a vantagem
de ter a praia a 10 minutos, só é pena que só haja
mais ou menos 2 ou 3 dias por verão de boa praia...:D
De resto, todas têm Teatro, cinemas e centros comerciais
modernos, espaços de lazer muito bons para
quem tem filhos, boas esplandas, bons cafés, bons restaurantes, e muito para visitar nos respectivos distritos.
Só não aproveita bem quem não quer.

O problema é mesmo conseguir arranjar emprego nestas cidades,
porque emprego em certas áreas, praticamente só em Lisboa...

Viseu já foi considerada a cidade com mais qualidade de vida,
tem uma actividade cultural melhor que a maior parte
das cidades do Litoral, foi a primeira cidade a ter hipermercado
depois de Lisboa e Porto, foi das primeiras
a ter o Teatro concluido e com actividade.
Foi das primeiras a ter um centro comercial
com uma estrutura mais moderna (palácio do Gelo).
Tem infrastruturas que Aveiro por exemplo não tem, como
parque aquático (fraquito, mas tem :D) campo de golf,
centro de equitação, pista de gelo, etc...
Enfim, só quem não conhece bem é que não
dá valor a Viseu. Só é pena de facto ter poucos empregos,
especialmente em áreas mais tecnológicas, mas mesmo assim
o sul do distrito de Viseu é mais industrializado que muitas
zonas do Litoral, e Viseu tem mais estudantes universitários
que Aveiro ou Braga, por exemplo.

citação:Originalmente colocada por XlPower

Eu sou de Viseu, já vivi em Lisboa, trabalho e vivo
em Aveiro há 9 anos, e a minha esposa trabalha e é de Vila
Real, pelo que vivo lá alguns fins de semana.
E o que posso dizer é o seguinte. Tanto Viseu, como Aveiro,
como Vila Real, neste momento são excelentes cidades para viver
com excelente qualidade de vida e com quase tudo o que
as cidades grandes têm. Aveiro tem ainda a vantagem
de ter a praia a 10 minutos, só é pena que só haja
mais ou menos 2 ou 3 dias por verão de boa praia...:D
De resto, todas têm Teatro, cinemas e centros comerciais
modernos, espaços de lazer muito bons para
quem tem filhos, boas esplandas, bons cafés, bons restaurantes, e muito para visitar nos respectivos distritos.
Só não aproveita bem quem não quer.

O problema é mesmo conseguir arranjar emprego nestas cidades,
porque emprego em certas áreas, praticamente só em Lisboa...

Viseu já foi considerada a cidade com mais qualidade de vida,
tem uma actividade cultural melhor que a maior parte
das cidades do Litoral, foi a primeira cidade a ter hipermercado
depois de Lisboa e Porto, foi das primeiras
a ter o Teatro concluido e com actividade.
Foi das primeiras a ter um centro comercial
com uma estrutura mais moderna (palácio do Gelo).
Tem infrastruturas que Aveiro por exemplo não tem, como
parque aquático (fraquito, mas tem :D) campo de golf,
centro de equitação, pista de gelo, etc...
Enfim, só quem não conhece bem é que não
dá valor a Viseu. Só é pena de facto ter poucos empregos,
especialmente em áreas mais tecnológicas, mas mesmo assim
o sul do distrito de Viseu é mais industrializado que muitas
zonas do Litoral, e Viseu tem mais estudantes universitários
que Aveiro ou Braga, por exemplo.

Conheço bem Viseu estudei lá e trabalhei lá. Qualidade de vida sim mas a que custo? Casas caras, empregos=0. Será isto benéfico a longo prazo? Eu infelizmente tive de vir para Lisboa. Acabei o curso e emprego em Viseu nada. O meu Pai estava sem emprego lá e não conseguiu arranjar emprego. Em nenhum lado. Voltou para Lisboa depois de ter lá estado mais de 10 anos. A minha irmã ficou com o namorado. Ele ficou sem emprego e ela também. Não conseguiram colocação em lado nenhum. Vieram para Lisboa. Será que Viseu tem alguma coisa que me escapou. Á excepção de corrupção que até mete medo. pois estruturas como Palácio do Gelo ou Golfe Montebelo são muito giras. Mas além de serem carissimas. São de pouco usufruto para a população em geral. Empresas com a Visa.... que dominam completamente os politicos. Desde a câmara muicipal á associação industrial. Tenham dó. Se conhecessem Viseu como eu conheço fugiam. Nem uma empresa consegues criar sem ter problemas. Ou achas que empresas como a Borgstena em Nelas que infelizmente ardeu agora. Huf em Tondela. Citroen em Mangualde. Colocaram-se fora da zona de Viseu muitas delas porque Viseu não criou condições para as receber. Os parques industriais. Mundão e Coimbrões que só têm serviços. Á excepção de uma transformadora de mármores e uma fabrica de tapetes. Conheço Viseu como a palma da minha mão. Não fosse a corrupção instalada em todos os orgãos de soberania que era uma cidade fenomenal. Se fores funcionário publico é o sitio ideal para viver. Caso contrário. É para esquecer.

Conheço bem Viseu estudei lá e trabalhei lá. Qualidade de vida sim mas a que custo? Casas caras, empregos=0. Será isto benéfico a longo prazo? Eu infelizmente tive de vir para Lisboa. Acabei o curso e emprego em Viseu nada. O meu Pai estava sem emprego lá e não conseguiu arranjar emprego. Em nenhum lado. Voltou para Lisboa depois de ter lá estado mais de 10 anos. A minha irmã ficou com o namorado. Ele ficou sem emprego e ela também. Não conseguiram colocação em lado nenhum. Vieram para Lisboa. Será que Viseu tem alguma coisa que me escapou. Á excepção de corrupção que até mete medo. pois estruturas como Palácio do Gelo ou Golfe Montebelo são muito giras. Mas além de serem carissimas. São de pouco usufruto para a população em geral. Empresas com a Visa.... que dominam completamente os politicos. Desde a câmara muicipal á associação industrial. Tenham dó. Se conhecessem Viseu como eu conheço fugiam. Nem uma empresa consegues criar sem ter problemas. Ou achas que empresas como a Borgstena em Nelas que infelizmente ardeu agora. Huf em Tondela. Citroen em Mangualde. Colocaram-se fora da zona de Viseu muitas delas porque Viseu não criou condições para as receber. Os parques industriais. Mundão e Coimbrões que só têm serviços. Á excepção de uma transformadora de mármores e uma fabrica de tapetes. Conheço Viseu como a palma da minha mão. Não fosse a corrupção instalada em todos os orgãos de soberania que era uma cidade fenomenal. Se fores funcionário publico é o sitio ideal para viver. Caso contrário. É para esquecer.

É o que eu disse, o problema é arranjar emprego.
Eu também não arranjo emprego lé e bem que queria...

Quanto à corrupção é tanta ou menos que no resto do país...
E tanto gostam de criticar o grupo Visabeira, mas eles têm umas 3 ou 4 fábricas em Viseu ou no distrito de Viseu... que começaram
do zero...
Para quem quiser confirmar:

http://www.visabeiraindustria.pt/

Viseu só não tem mais indústria e serviços, porque não tem caminho
de ferro, nem tinha Auto-estrada, nem tem universidade pública, nem centros de investigação, tudo culpa do (des)governo central.

Quanto ao preço das casas, é bem mais barato que em Aveiro para casas
ou apartamentos equivalentes. É também mais barato que em Vila Real,
que é uma cidade mais pequena e ainda com menos
oportunidades. Nesse aspecto acho que estás
completamente enganado.

Aqui á uns anos atras houve um estudo, que dizia que a melhor cidade pra viver era Évora e Cascais, ficaram as duas em primeiro lugar.

citação:Originalmente colocada por XlPower

É o que eu disse, o problema é arranjar emprego.
Eu também não arranjo emprego lé e bem que queria...

Quanto à corrupção é tanta ou menos que no resto do país...
E tanto gostam de criticar o grupo Visabeira, mas eles têm umas 3 ou 4 fábricas em Viseu ou no distrito de Viseu... que começaram
do zero...
Para quem quiser confirmar:

http://www.visabeiraindustria.pt/

Viseu só não tem mais indústria e serviços, porque não tem caminho
de ferro, nem tinha Auto-estrada, nem tem universidade pública, nem centros de investigação, tudo culpa do (des)governo central.

Quanto ao preço das casas, é bem mais barato que em Aveiro para casas
ou apartamentos equivalentes. É também mais barato que em Vila Real,
que é uma cidade mais pequena e ainda com menos
oportunidades. Nesse aspecto acho que estás
completamente enganado.

Eu tentei comprar casa lá. Realmente em Aveiro não sei os preços em conversa com um primo que vive lá pareceu-me pelo menos igual. Mas comparando com Lisboa acho as casas em Viseu carissimas. Isto falo com exepriência.

Viseu não tem industria porque o poder implantado não o permite. Isto sei com conhecimento de causa. Trabalhei em bombas de gasolina noturnas, hoteis e restaurantes de luxo. Vi e ouvi da boca dos que estão no poder. Nem pudor têm em esconder. Quanto a isto estás enganado. Embora o que dissestes ser verdade. E não ajudar.

Em relação á Visabeira conheço por dentro e por fora. A minha esposa trabalhou lá. Tinha um cargo de acessoria á administração. É impressionante o que se consegue fazer naquela cidade enchendo os bolsos das pessoas certas.

Eu também queria lá emprego mas pensar nisso parece-me lirismo. Enquanto não mudar o poder nada feito. Tenho familia lá, a minha mulher é de lá e a minha filha nasceu lá. Mas voltar? Até tremo.[xx(]

citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

Aqui á uns anos atras houve um estudo, que dizia que a melhor cidade pra viver era Évora e Cascais, ficaram as duas em primeiro lugar.
sem duvida que evora é uma bela cidade para se viver, mas é das mais caras!
de resto é uma cidade muito bonita, calma e sem grandes niveis de chungas/basofes
gosto muito de viver aqui[^][^]

citação:

Quanto á falta de emprego acho que tens razão, quanto á corrupção há em todo o pais e Tondela, Mangualde, Nelas e outras tambe pertencem ao distrito de Viseu.
Casas caras???!!??
Em Lisboa e no Porto pagam as casas carissimas e não se queixam.
Os governantes são corruptos??!!?? Isso não sei mas sei que Viseu evoluiu muito na ultima decada!

citação:Originalmente colocada por miguel santos

citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

sem duvida que evora é uma bela cidade para se viver, mas é das mais caras!
de resto é uma cidade muito bonita, calma e sem grandes niveis de chungas/basofes
gosto muito de viver aqui[^][^]

Sim eu sei que é cara, a minha irma tá se sempre a queixar, mas é calma, tem tudo o que uma pessoa precisa (agora ate vao fazer um forum) e tem um ambiente mto bom.

Voltar
Superior