Avaria De Peugout 206

Um colega meu teve o +- os mesmos sintomas que referes no seu 206 1.1.

A coisa ainda durou algum tempo até um mecânico (penso que exterior à pug) ter dado com o problema.

Mas isto foi há uns 2 anos, não me recordo do que foi...

Pesquisa no forum que eu lembro-me que este assunto já é recorrente.

Cump.

Cheira-me a stepper-motor / válvula regulação do ralenti (IACV).

Esse carro tem cabo do acelerador mecânico ou já tem borboleta electrónica?

O meu 306 já teve esses sintomas

O meu 306 já teve esses sintomas

Eu tenho um peugeot 306 (motor XU7JP4) que já teve exactamente estes sintomas.

Procurei no google e encontrei N pessoas cujos 306 já tinham tido esses sintomas. O problema estava no "idle stepper motor"
Experimenta procurar por "peugeot 306 stepper motor"

Fui à Povoacar, disse-lhes o que tinha lido, mas nem me quiseram ouvir e propuseram-se mudar:
- Sonda lambda (disseram-me que a centralina acusava erro na sonda)
- motor passo-a-passo de regulação do relanti
- velas
TOTAL: 413€ (incluindo diagnóstico)

Não aceitei e até apresentei reclamação da forma como fui mal atendido.

Trata-se de um problema de concepção. O motor passo-a-passo que controla a quantidade de ar que entra para o motor quando este está ao relanti, tem uma espécie de eixo externo (que faz de borboleta) que vai ficando com aquela sujidade formada por pó e óleo. Até que chega a um ponto (ao fim de uns anos) que estando o motor quente, o eixo prende, não deixando que a centralina regule a entrada de ar e o motor vai abaixo.

A resolução é muito simples:
Seguindo os conselhos de um inglês que já tinha passado pelo mesmo problema (e que já tinha gasto muito dinheiro a mudar peças...), tirei o motor e limpei o tal eixo com um pano embebido em wd-40. Limpei também o buraco onde esse eixo entra para dentro do motor (estava completamente sujo...)

20 minutos depois, o motor estava a funcionar como um relógio.

Notas: para desmontar o motorzinho, tem que se desaparafusar a caixa do filtro do ar e colocar a chave torx por baixo para desapertar os 2 parafusos que regulam o relanti.

Eu digo que esses sintomas são de velas gastas, por aí se deve começar por ser o mais fácil, barato e dar os sintomas exactos dessas falha: ir abaixo, especialmente em frio e custar a pegar.
Por acaso já foram mudadas nos últimos 40.000 kms?

Não se mudam actuadores de ralenti (o tal motor passo-passo) assim à toa, a maior parte das vezes, lá por o ralenti não se aguentar não quer dizer que o problema esteja naquele. E esse motor não é de injecção monoponto, mas sim multiponto, o que gasta é uma válvula de controlo de ar de ralenti que poderá estar com sujidade e presa. Pode ser limpa e o problema desaparecer, isso sim, dá para o motor ir abaixo.

A bobine (bloco que encaixa directamente nas velas e que tem de ser desmontado para as substituir) não é barata. E costuma dar mais para uns soluços em aceleração e acender a luz do motor. O último que substitui (num 206 1.1) estava a acusar na máquina de diagnóstico da Bosch erro de pressão excessiva de injecção em todos os cilindros, e na Bosch queriam desmontar os injectores para limpeza... a falha era eléctrica, faltava corrente nas velas mas esse defeito não podia ser detectado pela máquina... montei uma bobine da concorrência e ficou novo.

Voltar
Superior