Avaria Alfa Romeo

Boa tarde, apareceu-me um problema no meu Alfa Romeo 156 1.6TS
De um momento para o outro acenderam as luzes de "ABS" e "TRAVÃO de MÃO" no quadrante, ao mesmo tempo que o velocímetro e o conta-quilómetros deixam de funcionar! O problema vai aparecendo e desaparecendo com o veículo em marcha!
Li no manual que as luzes acesas é falha no sistema EBD!
Mas penso que estará relacionado com o mesmo problema do velocímetro uma vez que aparecem em simultâneo!
De resto o carro funciona normalmente!
O que poderá causar isto?
Obrigado a todos pela ajuda!

ABS e travão de mão é do EBD, como já sabes.
O velocimetro deixa de funcionar como? Não marca a velocidade, não acende as luzes quando ligas os médios? O ideal era ligar o carro à máquina.
Mas já deve aparecer alguém mais por dentro dos Alfas[;)]

O velocimetro deixa de marcar a velocidade a que circulo ficando no zero! E o conta-kilometros também não avança! De repente o velocimetro começa a funcionar e passado um ou dois segundos as luzes apagam!
Será que as luzes de avaria no EBD acendem porque o sistema não consegue saber a que velocidade o carro circula?
Vou levar o carro a maquina, mas só o posso fazer na terça-feira, pelo que até lá gostaria de saber o que se poderá passar!

O Corsa C tinha um problema no quadrante exactamente igual a esse, inclusive as luzes de erro que acendiam.

Tudo se resumia a uma ficha muito mal projectada que com o tempo ganhava folga e causava mau contacto. É fixar aquilo bem e problema resolvido, apesar de tudo nada de muito grave.

Aponto para o mesmo neste caso.

Cumprimentos.

Pensei que podesse ser algum sensor que mede a velocidade que tivesse avariado!
Existe algum sensor com essa função?
Acham que pode ser qualquer coisa no próprio quandrante que desliga?

Sei de um caso igualzinho ao teu mas num série 5(e39) e basicamente era os sensores de velocidade nas rodas traseiras. Ora se não chega informação da velocidade o velocimetro não mexe e como o abs, esp, etc funciona em função das velocidades das rodas...

Já alguem teve um problema similar num Alfa 156?

Nunca ouvi falar de semelhante no 156.
A mim já me aconteceu após uma brincadeira de uso do travão de mão [8b], a sacar umas piascas, ficar aceso a luz do travão e ABS. Desliguei o carro, voltei a ligar e nunca mais aconteceu.
No teu caso, como acontece junto com os manometros, dá a ideia de ser algum mau contacto.
O quadrante não foi desmontadio recentemente para alguma iontervenção?! Mudança de luz fundida ou similiar?!

Nunca ouvi falar de semelhante no 156.
A mim já me aconteceu após uma brincadeira de uso do travão de mão [8b], a sacar umas piascas, ficar aceso a luz do travão e ABS. Desliguei o carro, voltei a ligar e nunca mais aconteceu.
No teu caso, como acontece junto com os manometros, dá a ideia de ser algum mau contacto.
O quadrante não foi desmontadio recentemente para alguma iontervenção?! Mudança de luz fundida ou similiar?!

O carro não teve nenhuma intervenção no quadrante. O Carro anda a GPL, mas penso que isso não terá nenhuma influência!
Levei agora ao fim do dia o carro ao mecanico mas só amanha vai liga-lo a máquina, ele diz que pode ser mau contacto, falta de massa, ou mesmo algum sensor!
Alguem sabe onde se localizam os sensores de velocidade deste carro?

O carro não teve nenhuma intervenção no quadrante. O Carro anda a GPL, mas penso que isso não terá nenhuma influência!
Levei agora ao fim do dia o carro ao mecanico mas só amanha vai liga-lo a máquina, ele diz que pode ser mau contacto, falta de massa, ou mesmo algum sensor!

Conheço um caso identico numa Marea...

o diagnostico indica sensores do ABS com mau funcionamento...

A bateria não tem muito tempo! Pouco mais de um ano! Mas recentemente um electricista disse que era um pouco fraca para o carro! Que puxava mais pelo alternador!
Mas nunca me deu problemas e o carro pega bem, mesmo depois de um ou dois dias parado!

Conheço um caso identico numa Marea...

o diagnostico indica sensores do ABS com mau funcionamento...

Dentro dos carros italianos também conheci um Bravo com sintomas similares.

O que não sei é se a electronica dos 156 é idêntica ao dos Fiat da mesma época. Esse problema no Bravo foi resolvido com uns terminas novos em certas fichas que não eram de qualidade e ficou bom

Dentro dos carros italianos também conheci um Bravo com sintomas similares.

O que não sei é se a electronica dos 156 é idêntica ao dos Fiat da mesma época. Esse problema no Bravo foi resolvido com uns terminas novos em certas fichas que não eram de qualidade e ficou bom

A eletronica do 156, é comum aos Audi's da época, e é originária da Alemanha [;)]

Depois de ter sido ligado a maquina tenho más noticias!
Segundo o electricista não acusa problemas em lado nenhum!
Funciona tudo correctamente mas de vez em quando "passa-se", por isso segundo ele a solução é mudar o módulo de ABS!
Existe algum sitio onde reparem estes módulos?
Acham que devo procurar em sucatas?

Como já aqui foi dito eu verificaria a questão da bateria e ainda por cima se já te disseram que é fraca isso hoje em dia com a quantidade de electrónica presente nos automóveis mesmo pequenas variações podem danificar ou ou provocar o incorrecto funcionamento de muitos componentes...[;)]

O meu Lybra também costuma dar uns avisos bacocos no CB que acendem e apagam... o último foi um aviso de luz fundida e respectivo ícone amarelo a tapar o relógio... fui ver os faróis e nada... :confused:

Quando levei o carro a lavar o jacto da pistola lá deve ter dado um abanão naquilo e o ícone apagou... [:D] o mesmo se passou com o ícone de nível baixo do líquido do limpa-vidros... aquilo sempre cheio e a avisar que estava vazio... deitei mão na ficha e desliguei-a do sensor... resolvido! [:)]

Põe o Alfa de capot e portas abertas ao sol e borrifa os contactos do ABS com WD40.

Tenho um 147 para resolver um problema parecido.
Num primeiro diagnóstico acusou 2 avarias desconhecidas.
No diagnóstico bosch, um erro num captor do ABS duma roda da frente, e outro no sistema que comunica com o quadrante.
Apagados os erros, a avaria voltou.
Vou mudar o captor, ver se a avaria continua, apagar os erros memorizados e depois digo algo...
Em vez de terem um sensor na caixa, estes carros lêem a velocidade nos captores do ABS, essa e outras informações estão em comunicação com o quadrante.

Voltar
Superior