Auxiliar de direcção

fpniva

New member
Quero deixar aki um pedido de informação sobre um tema, que já pesquisei mt na net, mas ñ encontro resposta.
Sei que a FIAT e recentemente a CITROEN no C3, utilizam um sistema eléctrico de auxilio à direcção do carro. Este sistema ao contrário da direcção hidraulica, ñ subcarrega o motor com um esforço mais, é totalmente eléctrico axiliando na condução, facilitando a viragem do volante.

O meu interesse prende-se com a curiosidade de saber como funciona na integra, alguém tem um esquema do sistema, qual o nome dado, prós e contras, onde posso encontrar mais info sobre este tema?

@braços

mas actualmente serão quase todas as direções assim, pois quando viras o volante para um lado és auxiliado por um motor electrico e não por um cilindro hidraulico como era nos sistemas hidraulicos.

Mas já procurei na net e ñ encontro nada sobre essa tecnologia. Sabe onde poderei encontrar informação sobre este tipo de direcção assistida?

citação:Originalmente colocada por Afcivic

mas actualmente serão quase todas as direções assim, pois quando viras o volante para um lado és auxiliado por um motor electrico e não por um cilindro hidraulico como era nos sistemas hidraulicos.

exacto, nota-se bem, por exemplo no meu laguna de 95 se virares a direcção parado até se nota que o motor baixa a rotação... numa kangoo que aqui a tempos aluguei isso já não acontecia:)

XIII, obrigado [^]. Com esta pagina, já consegui encontrar outras relacionadas e onde tenho esquemas eléctricos de como funciona o sistema[:X]
Obrigado ;)

Em termos de consumos é melhor eléctrica dado que apesar de "roubar" energia ao alternador a perda é inferior a energia mecanica perdida pela bomba hidraulica da direcção.

Felizmente só alguns modelos tem isso...

esse sistema é mais uma paneleirice recente para substituir um sistema hidraulico perfeito em alguns casos por um sistema mais barato e electrico...
O problema disto é o hidraulico ser muito fiavel e o electrico é uma incognita.[:I]

Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.:)

e todos os carros usam o sistema hidraulico menos 2 ou 3 carros pequenos.

Esse sistema electrico nao vai trazer nada de bom...excepto o custo de produção.[|)]

citação:

Se formos a conduzir e essa parte electrica der o berro...na volta temos um acidente,[:I] no outro sistema isso não acontece é mto fiavel.:)

Não. Se o sistema eléctrico falhar continuas a conduzir como se nada fosse. A direcção fica mais pesada, pois claro, mas só nos obriga a puxar um pouco mais pelo cabedal. Sei disto porque o antigo Punto da companheira uma vez veio da revisão e passado uns quilómetros perdeu a direcção assistida (os mecânicos tinham substituído alguns fusíveis e enganaram-se nas amperagens). Foi só dar meia volta e retornar à oficina. Sem stress.

Acredito que o sistema eléctrico seja eventualmente menos durável, mas também me parece que será de mais fácil manutenção/reparação.

citação:Originalmente colocada por Axxantis

citação:

Não. Se o sistema eléctrico falhar continuas a conduzir como se nada fosse. A direcção fica mais pesada, pois claro, mas só nos obriga a puxar um pouco mais pelo cabedal. Sei disto porque o antigo Punto da companheira uma vez veio da revisão e passado uns quilómetros perdeu a direcção assistida (os mecânicos tinham substituído alguns fusíveis e enganaram-se nas amperagens). Foi só dar meia volta e retornar à oficina. Sem stress.

Acredito que o sistema eléctrico seja eventualmente menos durável, mas também me parece que será de mais fácil manutenção/reparação.

eu acho que a direcção n fica normal.. pelo menos nos sistemas hidrualicos eu n consigo virra o volante do meu laguna sem o motor a trabalhar, tens q comer um bife para lhe dares uma volta...

citação:

Não...se calhar não ou até talvez sim...

imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura[:I][:I] se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...[xx(]

Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:

Não...se calhar não ou até talvez sim...

imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura[:I][:I] se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...[xx(]

Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito;)
Também lembras-te de cada exemplo... já agora a maior parte dos aceleradores hoje em dia já são electrónicos... imagina que estás a fazer uma ultrapassagem e eles falham quando vem um camião tir de frente [8]

Uma direcção sem assistência não é assim tão pesada em movimento... e quanto mais rápido se vai, mais leve fica.

E ao contrário do que dizes, não são 2 ou 3 carros pequenos que vêm com isso... são muitos carros mesmo, pequenos e grandes, e cada vez mais.

Pessoalmente também gosto mais das hidraulicas :) Mas por uma questão de feeling [8D]

citação:Originalmente colocada por Martins79

Em termos de consumos é melhor eléctrica dado que apesar de "roubar" energia ao alternador a perda é inferior a energia mecanica perdida pela bomba hidraulica da direcção.
[^]

citação:Não...se calhar não ou até talvez sim...

imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...

Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito

isso tanto te pode acontecer com a hidraulica como a electrica, mas te garanto que se ficares sem a assistência da direção fica mais pesada a hidraulica do que a electrica, e isso é facil de comprovar basta rodares o volante com o carro desligado de um e de outro.
o sistema electrico é melhor pois é menos complexo, mais leve e não tira tanto do motor como o hidraulico, acho que o maior defeito é que filtra muito a direção.;)

citação:Não...se calhar não ou até talvez sim...

imagina uma estrada de curva e contra curva de repende uma pessoa vai descontraida e a fazer a curva e de repente a direcção fica muito dura se for por exemplo uma mulher com pouca força o mais certo é ir em frente...

Acho complectamente desnecessário mudar um sistema que estava perfeito

isso tanto te pode acontecer com a hidraulica como a electrica, mas te garanto que se ficares sem a assistência da direção fica mais pesada a hidraulica do que a electrica, e isso é facil de comprovar basta rodares o volante com o carro desligado de um e de outro.
o sistema electrico é melhor pois é menos complexo, mais leve e não tira tanto do motor como o hidraulico, acho que o maior defeito é que filtra muito a direção.;)

Qdo o sistema for testado e usado com exito em camiões estou convencido;)

Voltar
Superior