Aumentar pressão duche

Eu fiz umas contas com um recipiente, na torneira do duche saem sensivelmente 17 litros de água por minuto. Parece-me bastante, mas por alguma razão não acho que tenha pressão suficiente. Ou se calhar sou eu o esquisito [:D]

EDIT: no chuveiro em si, só saem 11 litros por minuto..... mmmmmmmmmmmmm, estranho. Tinha feito este teste anteriormente e dava igual. Ou seja, a perda está entre a saída da torneira e o chuveiro em si.
Pressão é diferente de caudal. Já deram acima, e bem, o exemplo de uma mangueira. Apertas a ponta, o caudal mantém, ou até diminui, e a pressão aumenta. Passa-se o mesmo com as máquinas de lavar a pressão. Mantém o mesmo caudal, mas a pressão é muito superior.

É proibido gastar mais água no duche? Não sabia.
Já poupo em outras coisas, por exemplo na quantidade de vezes que lavo louça e roupa, tenho redutores nas torneiras, tenho autoclismo que gasta menos que os tradicionais, não uso a banheira, etc etc

Mal era que não pudesse tomar banho como deve ser. Já pago e bem para isso. Se quiserem proibir, então que metam um limite nos contadores.

Não me considero mais gastador do que o comum cidadão, muito pelo contrário. Por isso não aceito que os outros queiram dar palpites na forma como gasto a água. [;)]

Se apenas fazes isso e te dás por contente, ainda estás muito longe do nível do cidadão consciente com os problemas da falta de água potável...
Toda a água que uso tem que ter sempre mais do que apenas e só uma finalidade!

ter mais pressão não significa aumentar obrigatoriamente o caudal de agua.
nunca apertaste a ponta de uma mangueira para a agua sair com mais pressão?

era capaz de apostar que mantendo o caudal mas com mais pressão irá poupar agua.

O rapazinho disse isto:
- "Existe alguma maneira de aumentar a quantidade de água que sai do chuveiro"!

O rapazinho disse isto:
- "Existe alguma maneira de aumentar a quantidade de água que sai do chuveiro"!

Mas também disse:
"Existe alguma outra forma de se aumentar este fluxo de água, de forma que o chuveiro tenha mais pressão?"

Uma pessoa mais sensata perceberia que ele apenas quer mais pressão no duche, não obrigatoriamente gastar mais água para poder ser julgado por moralistas online [:D]
E também perceberia que um chuveiro com muito caudal mas sem pressão, precisa de mais tempo aberto para tirar a espuma do corpo, por exemplo, e que o "rapazinho" até pode querer apenas um duche mais eficiente antes de vir julgar...

Tens água de companhia com contador???

Se sim, normalmente, após o contador tens uma pequena válvula onde podes regular a pressão da água, já experimentaste aumentar ligeiramente aí?

Mas tem cuidado, se a canalização for antiga e se aumentares muito a pressão podes vir a ter problemas!

Tens água de companhia com contador???

Se sim, normalmente, após o contador tens uma pequena válvula onde podes regular a pressão da água, já experimentaste aumentar ligeiramente aí?

Mas tem cuidado, se a canalização for antiga e se aumentares muito a pressão podes vir a ter problemas!

sim, tenho. É tudo novo, e está tudo no máximo. Tem lá um medidor de pressão e quando está aberto no máximo indica 4 bar.

Entretanto depois de muita pesquisa encontrei este chuveiro que dizem os entendidos fazer maravilhas

https://www.amazon.co.uk/Mira-Showe...527865473&sr=1-2&refinements=p_4:Mira+Showers

em conjunto comprei uma mangueira da mesma marca, toda em inox, cujo diâmetro interno é de 11mm em vez dos tradicionais 8mm. Gastei no conjunto todo 75 euros, espero que valha a pena. Mas também não me preocupo muito porque na Amazon dá para devolver se não gostar.

Para a semana recebo estas coisas, depois venho aqui dizer se resultou [;)]

Upgrade: recebi hoje o chuveiro, é sensacional.

Andei enganado a vida toda a pensar que os chuveiros eram todos os iguais. Sem exagero já tive mais de 10, nunca tinha encontrado um que agradasse em pleno.

Mas este é tipo o "Ferrari" dos chuveiros, não é à toa que praticamente todo feedback do amazon é de 5 estrelas. Depois de experimentar fico coma sensação que nunca tinha tomado banho num chuveiro de jeito. Pesa 3 ou 4 vezes mais que um chuveiro normal, tem uma pressão incrível, 4 modos diferentes e todos espetaculares, e como bónus gasta ainda menos água que o meu anterior. (!!)

Por esta foto vocês já conseguem perceber a qualidade da construção:

E1c3VCg.jpg

Agora finalmente percebi que a quantidade de água que um chuveiro gasta não tem obrigatoriamente a ver com a sensação que se tem a tomar banho.

Custou 50 e tal euros mas fiquei plenamente satisfeito. Problema resolvido. Recomendo a quem tiver o mesmo "problema".

Upgrade: recebi hoje o chuveiro, é sensacional.

Andei enganado a vida toda a pensar que os chuveiros eram todos os iguais. Sem exagero já tive mais de 10, nunca tinha encontrado um que agradasse em pleno.

Mas este é tipo o "Ferrari" dos chuveiros, não é à toa que praticamente todo feedback do amazon é de 5 estrelas. Depois de experimentar fico coma sensação que nunca tinha tomado banho num chuveiro de jeito. Pesa 3 ou 4 vezes mais que um chuveiro normal, tem uma pressão incrível, 4 modos diferentes e todos espetaculares, e como bónus gasta ainda menos água que o meu anterior. (!!)

Por esta foto vocês já conseguem perceber a qualidade da construção:

Agora finalmente percebi que a quantidade de água que um chuveiro gasta não tem obrigatoriamente a ver com a sensação que se tem a tomar banho.

Custou 50 e tal euros mas fiquei plenamente satisfeito. Problema resolvido. Recomendo a quem tiver o mesmo "problema".

De facto, a Mira é uma boa marca (não é por acaso que são clientes da empresa onde trabalho [:D])
Qual o caudal que passou a debitar?

Já agora, nos EUA (e sendo mais específico, na Califórnia) os chuveiros estão limitados a 2.0 galões/minutos, ou seja à volta de 7,6 litros/minutos. A partir de Julho, todos os novos modelos estão limitados a 6,6 l/min!! (saída para banheira das misturadoras não tem limite).
Já as torneiras de lavatório já estão limitadas a 4,5 l/min.

Última edição:
De facto, a Mira é uma boa marca (não é por acaso que são clientes da empresa onde trabalho [:D])
Qual o caudal que passou a debitar?

Já agora, nos EUA (e sendo mais específico, na Califórnia) os chuveiros estão limitados a 2.0 galões/minutos, ou seja à volta de 7,6 litros/minutos. A partir de Julho, todos os novos modelos estão limitados a 6,6 l/min!! (saída para banheira das misturadoras não tem limite).
Já as torneiras de lavatório já estão limitadas a 4,5 l/min.

nas minhas contas de merceeiro (não confies muito porque é manual), deu 10 litors / minuto no modo que gasta mais. Mas é um bocado arcaico, tou a fazer isto a segurar o chuveiro para dentro de um recipiente e controlar o cronómetro com a outra mão [:D]

nas minhas contas de merceeiro (não confies muito porque é manual), deu 10 litors / minuto no modo que gasta mais. Mas é um bocado arcaico, tou a fazer isto a segurar o chuveiro para dentro de um recipiente e controlar o cronómetro com a outra mão [:D]

Muitas vezes as contas de merceeiro acabam por ser as melhores [;)] Esse método de testes acaba por ser igual ao de muitas "boas" empresas que andam por aí [:D]

Parece muito porreiro, mas a mangueira de maior diâmetro é mesmo necessária para se tirar melhor partido do chuveiro?

Parece muito porreiro, mas a mangueira de maior diâmetro é mesmo necessária para se tirar melhor partido do chuveiro?

Sinceramente não sei, porque ao trocar meti logo as duas coisas. Mas a mim parece claramente que é o chuveiro que faz toda a diferença. O meu chuveiro antigo para se sentir "pressão" tinha de metê-lo no modo em que a água sai por 6 ou 7 orifícios só no centro. Conclusão: Até há pressão, mas parece que só molha a cabeça e pouco mais. Este chuveiro tem orifícios minúsculos, dá a sensação de que tens um chuveiro de dimensão muito maior por cima da cabeça. É bastante parecido com aqueles chuveiros enormes de alguns hotéis, se já experimentaste algum.

Logo mais vou testar com a mangueira antiga e depois digo qualquer coisa.

Última edição:
Mas mantiveste a torneira antiga? E o encaixe/diâmetro é o mesmo junto a torneira? Só altera o diâmetro interno da mangueira? Considerando que também tenho pressão reduzida no duche, eventualmente ainda aposto numa solução igual!

Mas mantiveste a torneira antiga? E o encaixe/diâmetro é o mesmo junto a torneira? Só altera o diâmetro interno da mangueira? Considerando que também tenho pressão reduzida no duche, eventualmente ainda aposto numa solução igual!

A torneira é a mesma.

Os encaixes são os mesmos (aqueles standard nos chuveiros). São exatamente os mesmos que terias se comprasses um chuveiro ou mangueira no Leroy Merlin, por exemplo. Só o diâmetro interno do tubo é que é maior, nota-se perfeitamente a 'olho nu'.

Ontem estive a experimentar com o tubo antigo, e acho que noto alguma diferença, mas sinceramente não sei até que ponto. Mesmo com esse tubo, o chuveiro faz uma diferença enorme em relação ao anterior.

Entretanto surgiu-me um novo problema: o chuveiro novo, mas especialmente o tubo, que é todo em inox, são muito pesados, e o suporte do chuveiro não se aguenta em cima, começa a deslizar lentamente pela barra. Tenho de arranjar outro mais forte.

Se quiseres investir nisto, aproveita que é do Amazon. Não tens stress nenhum. Se não gostares, desde que não destruas a embalagem, tens mais de 1 mês para mandar de volta e eles reembolsam tudo, até mesmo os portes. O risco é zero.

Em relação ao escorregar pelo tubo, se não o quiseres estar a trocar, uma solução simples é meter uma abraçadeira para segurar o apoio do chuveiro.

Em relação ao escorregar pelo tubo, se não o quiseres estar a trocar, uma solução simples é meter uma abraçadeira para segurar o apoio do chuveiro.

Já pensei nisso. O pior é que são duas pessoas e aquilo tá sempre a mudar de posição. E também há a questão de quando queres tirar o chuveiro de lá, por exemplo para lavar a banheira [;)]

Voltar
Superior