Aumentar cavalagem diminui o consumo?

ZOXX

New member
Bom dia,

Após a compra de um Honda Civic 1.8 CITY i-Vtec de 141 cv, (digo logo estes detalhes todos para o caso de alguém através do modelo e versão em questão poder até dar logo uma resposta), um amigo do trabalho pediu para ver o motor e aconselhou-me a ir a uma tal RPM Motorsport para aumentar a potência, que faziam uma reprogramação e que se calhar ficava com uns 150 ou 160cv em vez de 141cv. Até aí não sei se valeria a pena, a menos que isso me oferecesse maior aceleração para além da velocidade máxima (para entrar melhor nas rotundas, mais segurança nas ultrapassagens, etc). Posteriormente referiu que o carro até começaria a gastar MENOS com o aumento da cavalagem. E agora isto já me soa a algo bom demais...

Alguém tem algo a dizer sobre isto?

Bom dia,

Após a compra de um Honda Civic 1.8 CITY i-Vtec de 141 cv, (digo logo estes detalhes todos para o caso de alguém através do modelo e versão em questão poder até dar logo uma resposta), um amigo do trabalho pediu para ver o motor e aconselhou-me a ir a uma tal RPM Motorsport para aumentar a potência, que faziam uma reprogramação e que se calhar ficava com uns 150 ou 160cv em vez de 141cv. Até aí não sei se valeria a pena, a menos que isso me oferecesse maior aceleração para além da velocidade máxima (para entrar melhor nas rotundas, mais segurança nas ultrapassagens, etc). Posteriormente referiu que o carro até começaria a gastar MENOS com o aumento da cavalagem. E agora isto já me soa a algo bom demais...

Alguém tem algo a dizer sobre isto?

Sim, é treta.

É uma ilusão. O aumento de potência num carro atmosférico, apenas com reprogramação é muito pouca. Para teres algo mais perceptível, e mantendo o carro atmosférico, já irias ter de gastar um dinheiro valente.

Quanto aos consumos, se o carro anda mais, vai gastar mais, ponto! No limite, irá gastar o mesmo, caso tenhas mesmo muito cuidado com o pé direito. mas para isso, mais vale deixar como está.

Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.

para entrar melhor nas rotundas?

eu também vinha com uma resposta o estilo "sim, eles dizem que sim, que diminui consumos... dizem..."
só que depois tu vieste com a cena das rotundas. estou a imaginá-lo a vir de longe a spoeedar, a fazer drift na rotunda e a ir embora, deixando os outros condutores atónitos. uns porque não contavam com tal movimento, outros porque simplesmente foram mais lentos do que ele. mas todos comidinhos... [:D]

Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.

eu só para ter mais certezas científicas até fui ver quanto é que esses 140cv têm de binário. 174nm e 8.9 dos 0-100. não chega? para mim não, mas eu tenho um com 320nm e 0-100 a fazer o mesmo tempo que o teu, por isso não me digas que és como eu e que queres sempre mais. se entras na rotunda e tens que acelerar logo, pois estás na rotunda do marquês em lisboa, calcas mais o pedal e siga. não tens nenhum punto anémico de 69cv... :sh)

Quanto mais rápido entrar melhor, sem driftar, estabilidade sempre [:D]

Se tenho 8.9 dos 0-100 e puder ter menos, melhor. Mas fazer isso com menos consumo ainda é que era

O aumentar cavalagem não diminui o consumo, o aumento de binário sim, se o carro tiver um aumento de binário disponível mais cedo não será preciso puxar tanto por ele para este desenvolver, para ultrapassagens etc

Ao reprogramares o carro vais ter ambas as coisas, aumento de binário que pode ajudar a não ser preciso explorar o carro para obter a velocidade desejada e consequentemente consumos um pouco inferiores, mas por outro lado se andares a puxar com ele terás aumento de consumos em relação à potência de origem, "sem ovos não há omoletes"

Resumindo (exemplos):

Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)

E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)

Resumindo (exemplos):

Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)
Aqui o consumo aumenta porque estás a dar mais débito ao carro

E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)
Aqui pode diminuir mas nunca para esses valores

Última edição:
Nhe, então é uma coisa pouco relevante.

Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?

Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?

Não, não implicaria nada.

Mas sinceramente aproveita o carro como está... faz-lhe uma boa revisão se tiveres dúvidas em alguma coisa (fluidos/filtros e afins) e desfruta do mesmo.

Não terias problemas nenhuns, mas o que vais gastar a reprogramar vs as diferenças que vais notar não compensam, ainda para mais sendo um NA

Voltar
Superior