Atropelamento

Tiag

New member
Bom dia tenho uma questão que gostaria de aqui colocar caso alguém tenha passado por algo semelhante ou que me possam dar uma opinião do ponto de vista legal

No passado Sábado vinha a conduzir e ao passar por uma discoteca acabei por atropelar um individuo que se meteu literalmente à minha frente...

Por sorte e porque não vinha a grande velocidade não foi muito grave mas mesmo assim ele fracturou uma perna e vai estar um a dois meses a recuperar em casa.
Dado o acidente prestei lhe ajuda e liguei para o 112 permaneci no local até à chegada da Psp.

A coisa complica se porque tanto eu como o individuo estávamos embriagados eu com 0.7 ele com 1.3.

Claro que sei que não devo conduzir sobre o efeito do álcool e por norma até ando a coca cola... mas para ser muito sincero não bebi tanto assim pelo menos eu nunca pensei que quando soprasse que iria ultrapassar os limites legais (fique a saber que afinal não é preciso tanto assim e o facto de não ter jantado também não ajudou) mas desculpas à parte assumo perfeitamente que errei quando peguei no carro no entanto o que não posso assumir é ter culpa do acidente pois estou convencido que não tenho. O Psp garantiu me que o "croqui" que fez indicia culpa do peão e também tenho 2 testemunhas que dizem o mesmo.

A minha pergunta é a seguinte por ser eu condutor e ter acusado álcool sou automaticamente culpado?

A nível de seguros como se processam este tipo de situações?

No entanto a multa de 500 euros e a possibilidade de ficar uns tempos sem conduzir e a situação em si mesma já me abriu os olhos e fica o conselho mesmo que tenham bebido pouco não conduzam que elas acontecem mesmo quando menos esperamos...

O mais importante é mesmo isto ter-te servido para abrires os olhos.
Quanto à parte legal da coisa (seguros e afins), já aparecem aí os profissionais da área para te ajudarem. [:cool:]

Do que sempre me disseram, era que tudo que envolvesse álcool, a seguradora lava as mãos, isto é, vais ter os encargos todos nas tuas costas. Sejas culpado ou não culpado.
Tem a sua 'lógica'.

Cumprimentos.

O que tens a fazer é participar o assunto ao segurador para apuramento da responsabilidade e pagamento das indemnizações devidas (caso hajam lugar).

Se o segurador pagar alguma indemnização, poderá vir a exigir o direito de regresso devido à presença de álcool, no entanto, terá que provar que o sinistro ocorreu por esse facto.

Poderá ainda vir a existir algum processo-crime.

O que tens a fazer é participar o assunto ao segurador para apuramento da responsabilidade e pagamento das indemnizações devidas (caso hajam lugar).

Se o segurador pagar alguma indemnização, poderá vir a exigir o direito de regresso devido à presença de álcool, no entanto, terá que provar que o sinistro ocorreu por esse facto.

Poderá ainda vir a existir algum processo-crime.

E se como tudo indica conseguir provar que o peão tem culpa do acidente?
Nesse caso a minha seguradora ou neste caso eu não lhe terei de pagar nada certo?

não sei até que ponto podes ser ilibado de culpa, uma vez que estavas embriagado também... a seguradora pode assumir que se estivesses sóbrio tinhas reflexos suficientes para te conseguires desviar e consequentemente não haver acidente, certo?

Ou seja, o melhor mesmo é eu arranjar um advogado e tentar provar que sou inocente porque pelo que me apercebi a minha seguradora provavelmente irá pelo caminho mais facil que será pagar e depois fazer contas comigo certo?

[8b][8b][8b]

Por mim ficavas sem carta para sempre, erros desses não têm desculpa. Uma coisa é fazer um erro tipo não parar num stop ou entrar muito cedo numa rotunda, agora beber e conduzir devia dar direito a ficar sem carta no minimo.

Mas pronto, dentro da lei que temos ainda bem que abriste os olhos, so seguro paga, mas talvez depois tens tu de pagar ao seguro porque estavas com os copos.

Boa Sorte e mais juizo da próxima.[:cool:]

No geral conduzir com uma taxa de alcoolemia superior ao limite legal não te dá como culpado de nada, neste caso em particular é ver se isso afectou ou não o acidente.

E já agora a PSP está lá para desenhar e não para atribuir culpas.

Ou seja, o melhor mesmo é eu arranjar um advogado e tentar provar que sou inocente porque pelo que me apercebi a minha seguradora provavelmente irá pelo caminho mais facil que será pagar e depois fazer contas comigo certo?

O mais "fácil" para a seguradora é o peão ser culpado. [;)]

Agora, se fores culpado e a seguradora determinar que o álcool foi preponderante para o acidente prepara-te para uma rica conta: transporte do INEM, emergência médica, tratamentos com eventual cirurgia e internamento, indeminização por estar um ou dois meses sem trabalhar... Isto cheira-me que pode andar na ordem das largas centenas, se não mesmo milhares de euros!

Para já é participar e aguardar as diligências que vão ser efectuadas, nada mais...
Depois logo verá qual a atitude do segurador e outros passos a tomar.

Explica-me apenas uma coisa que não entendi, arranjares um advogado e tentar provar que és inocente. Não ias com alcool também??

Acho que deves tratar de tudo com a seguradora e ver como termina o caso, e ai analisar o que poderás fazer em termos legais.

Aviso que as Seguradores têm tendencia para complicar quando envolve alcool.

Ainda só não participei porque o sujeito pediu para não o fazer pois primeiro até queria pagar o arranjo do meu carro. Agora está à espera de uma certidão da psp.
Mas vou me salvaguardar e participar que isto foi no Sábado e já lá vão uns dias. Fica entregue à seguradora e a ver vamos.

Obrigado a todos pela informação!

normalmente, caso a culpa seja tua, a seguradora assume os custos do outro (a sua obrigação) e depois vai-te pedir a ti pra pagar, porque estavas alcoolizado.

caso a culpa não seja tua, não faço ideia como e´que te pagam os estragos...

de qualquer das formas, estando tu com nivel de alcool acima do permitido por lei, é extremamente facil provar que podias ter reagido de outra forma caso não estivesses alcoolizado, evitando o acidente. não significa que sejas automaticamente culpado, mas não abona nada a teu favor.

resumidamente, só não és dado como culpado se o outro gajo fôr estupido que nem uma porta.

O facto de ires com álcool não implica que automaticamente tenhas qualquer responsabilidade no sinistro/atropelamento.

Basicamente só podes vir a ter algum problema com a tua seguradora/atropelado quanto a isso se, em concreto, te for imputada alguma responsabilidade, total ou parcial, no sinistro.

Ainda assim, 1.º a tua seguradora pagaria tudo o que tivesse de pagar e depois poderia exercer o direito de regresso contra ti.

Aconselho-te seriamente a contactares um advogado pois, por muito boa vontade que haja por estas bandas, só a análise detalhada de todos os documentos juntos aos autos permitirá uma resposta fiel e concreta.

Como 1.º passo, entra em contacto com a PSP para obteres cópia do auto lavrado no local.

Boa sorte na resolução disso.

Última edição:
...

caso a culpa não seja tua, não faço ideia como e´que te pagam os estragos...
...

Terá que reclamar ao peão [;)]

O facto de o mesmo ter demonstrado disponibilidade é bonito, mas depois fala com A, B e C, e afinal já não assume nada e vai reclamar o prejuízo dele...

Mesmo que tenhas danos próprios por norma o alcool é exclusão para activação das coberturas facultativas, como é o caso dessa.

A meu ver:

Se for decidido que a responsabilidade é do peão, não serás prejudicado (excepto a multa e inibição de conduzir por X tempo), tendo em conta que embrieguez na via publica tb é considerado crime.

No entanto, se for considerado o contrário, ai a seguradora vai ausentar-se do processo e tu serás responsabilizado pelos danos no peão

Voltar
Superior