De noite, excepto Domingos, anda-se bem. Até mesmo entre Vendas e Montijo.
E apesar de ter trânsito, fazes apenas 110km de Évora a Alcochete e mesmo com trânsito faz-se em 1h20m.
É que fazer AE entre Alcochete e Vendas vais fazer uns 20km, não rende muito.
Isso são cerca de €4 e essa opção não rende muito porque vais dar "granda" volta. Para ir para Alcochete mais vale A12, mesmo pagando mais €1 porque se cortam uns 15km e porque a A12 é mil vezes melhor que o IC32.
Se bem que, para mim, de Vendas a Alcochete o que rende é mesmo nacional pois ainda se cortam 20km face às AE's ou até 35km em relação ao caminho dito do IC32 pelo Gmigas que, para mim, não rende muito.
Mas epa, vão ao Google Maps que percebem tudo o que quero dizer [

]
A única coisa que o GMaps não diz é como está o piso, largura das faixas, tipo de perfil (muitas ou poucas curvas) e, muito importante, trânsito em determinada altura.
Aqui já entra a experiência de cada um.
Eu o que melhor conheço é precisamente caminhos de Lx-Évora, Montijo-Évora, Almada-Évora por isso é só perguntarem qualquer coisa que eu digo.
Sim Clio6JFR, tens toda a razão, mas também estava a generalizar uma "beca", porque estava-me a referir a toda a AML e não apenas a Alcochete. [
]
O Gmigas referiu o mesmo que tu, só que no sentido inverso e não percebeste.
Isso é o que eu faço e a minha experiência diz-me que Lisboa Sul (Pte 25 de Abril) até Évora, a melhor relação preço/tempo despendido é fazer AE até Vendas e depois para lá nacional. Para cá é EN até Vendas, e depois até Lx AE.
Acho que dá para perceber [

]
O custo ronda os €4.70, isto para A2 Fogueteiro-Marateca e depois A6 Marateca-Vendas.
Posso dizer que faço facilmente 1h15m de Évora a Almada fazendo este caminho, mas isto é de noite que há pouco trânsito na EN e anda-se bem e depois AE é 140/150.
Sempre por AE faço, na melhor das hipóteses 1h e é sempre a andar bem, faço uma média de cerca de 1.5l mais elevada e gasto mais €3.5 de portagens.
Daí eu fazer muito a opção de trocar sempre em Vendas.