Ataques cardiacos - mail

Zell

New member
Olá a todos.

Toda a gente sabe o que são mails enviados em cadeia. A maior parte deles ao chegar a mim, chegam à última paragem porque é lixo que só serve para entupir e perder tempo.
Mas existem alguns que merecem o passa-palavra, depois de se confirmar a sua veracidade, pois qualquer um pode inventar uma mezinha milagrosa ou o que quer que seja só para fazer contra-informação ou alguma forma idiota de divertimento. Como não sou médico mas acho que, a ser verdade, este mail merece a passagem da palavra, gostava que alguém com conhecimento na matéria se pronunciasse quanto à sua veracidade.

Uma Nota importante sobre os ataques cardíacos:

Fiquem a saber que há outros sintomas de ataques cardíacos, para além da
dor no braço esquerdo.
Devem também prestar atenção a uma dor intensa no queixo, assim como às
náuseas e aos suores abundantes, pois estes também são sintomas vulgares.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque
cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, já não se levantaram.
Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as
com um bocadinho de água.
Ligue para o alguem q conheça quando chegar ao hospital diga que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e espere pela ajuda.
NÃO SE DEITE!!!!

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este mail o enviar
a 10 pessoas, que se pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma
vida!
Eu já fiz a minha parte...

O ultimo paragrafo é que estraga tudo.

Pois claro ! :)

Não sei como ainda ha tanta gente que vai na cantiga... normalmente basta analisar a parte final, para saber do que se trata.

O que não quer dizer que muitas não sejam bem inventadas e muito próximo da realidade ou mesmo parcialmente certo, pois quem o faz sabe que aí pode residir o sucesso de ela ser passada de mão em mão.

Os motivos ainda me causa alguma confusão, é coisa de doidos, mas parece que o principal é facilitar a obtenção de endereços de email para posterior envio de SPAM.

2 aspirinas.......realmente....vai valer de MUITO mesmo....não faz nada pah....quem escreveu isso nem sabe do que fala, pior são os que re-enviam estas tretas.

Enfim....

PS: FYI, o que utiliza é nitroglicerina em locais de absorção imediata, por exemplo colocar nos vasos sublinguais que é um local ricamente vascularizado.

devia haver uma regra no AHO - "proibido abrir tópicos com conteudos de emails"

um gajo anda a tentar evitar esse lixo no email e depois tem de apanhar isso aqui? lol além de ser má prática, espalham-se mitos...

Era só para esclarecer, pessoal. Também me pareceu suspeito mas como não tenho conhecimentos na área... Não se ofendam.
E podem apagar o tópico, se quiserem.

bem, andava por aí a pesquisar e acabei por dar de caras com este tópico. Apesar da vossa ideia ser que isto é uma fantochada, na realidade, não o é. Tudo acerca dos sintomas está correcto, qualquer dor do queixo ao umbigo pode ser um enfarte, em algumas pessoas manifesta-se como uma dor super intensa no queixo, noutras doi só o antebraço, ou mesmo os pulsos, isso não é inventado.
A parte da aspirina... também não é inventado. Sempre que alguém tem um enfarte deve realmente tomar aspirina, e se não tiver tomado em casa, mal chegue ao serviço de urgência e lhe diagnosticarem o enfarte vai tomar aspirina de certeza absoluta - está nas guidelines e já está mais que provado que melhora o prognóstico. Aliás, vai ter de ficar a tomar aspirina para o resto da vida!

Nem tudo o que vem em mails é mentira pessoal!

bem, andava por aí a pesquisar e acabei por dar de caras com este tópico. Apesar da vossa ideia ser que isto é uma fantochada, na realidade, não o é. Tudo acerca dos sintomas está correcto, qualquer dor do queixo ao umbigo pode ser um enfarte, em algumas pessoas manifesta-se como uma dor super intensa no queixo, noutras doi só o antebraço, ou mesmo os pulsos, isso não é inventado.
A parte da aspirina... também não é inventado. Sempre que alguém tem um enfarte deve realmente tomar aspirina, e se não tiver tomado em casa, mal chegue ao serviço de urgência e lhe diagnosticarem o enfarte vai tomar aspirina de certeza absoluta - está nas guidelines e já está mais que provado que melhora o prognóstico. Aliás, vai ter de ficar a tomar aspirina para o resto da vida!

Nem tudo o que vem em mails é mentira pessoal!
Tens formação médica?

A minha pergunta é apenas no intuito de dar importacia a este assunto...

yep, acabei agora o módulo de cardiologia e já vi muitos enfartes nas urgências. mas médicos formados também poderão dizer a sua opinião. eu apenas me baseio nas guidelines actuais, não sei como seria anteriormente, mas na medicina tudo muda, basta pensar que antigamente não se dava bloqueadores beta na insuficiência cardíaca porque se achava que fazia mal e agora ai de quem não dê bloqueadores beta na insuficiência cardíaca (compensada, na descompensada não)

Última edição:
2 aspirinas.......realmente....vai valer de MUITO mesmo....não faz nada pah....quem escreveu isso nem sabe do que fala, pior são os que re-enviam estas tretas.

Enfim....

Fazes estas afirmações com que base científica?!

Claro que as aspirinas podem ajudar, visto o seu princípio activo (ácido acetilsalicílico) ser um vasodilatador, o que permite melhor o fluxo sanguíneo a nível coronário e assim tentar minimizar os danos cardíacos.

Tens razão quanto à nitroglicerina, mas sejamos realistas: quantas pessoas conheces que tenham comprimidos de nitroglicerina em casa?!

yep, acabei agora o módulo de cardiologia e já vi muitos enfartes nas urgências. mas médicos formados também poderão dizer a sua opinião. eu apenas me baseio nas guidelines actuais, não sei como seria anteriormente, mas na medicina tudo muda, basta pensar que antigamente não se dava bloqueadores beta na insuficiência cardíaca porque se achava que fazia mal e agora ai de quem não dê bloqueadores beta na insuficiência cardíaca (compensada, na descompensada não)
Optimo.

Gosto sempre de saber qual a veracidade destas informações.

Obrigado! apr:)

É verdade. A aspirina é um medicamento útil e imprescindível em qualquer tipo de enfarte agudo do miocárdio. Se todas as pessoas com sintomatologia típica de EAM já chegassem com a aspirina tomada, creio que se poupariam algumas vidas.

Por outro lado, estou a ver os histéricos com os apertos no peito e formigueiros nos braços a encharcarem-se de aspirina antes de irem para o hospital...

PS: só para notar que 2 aspirinas são de mais (embora mal não façam), emendem lá o mail para meia aspirina...

OFF-TOPIC:

porquê?
nao ha alternativas com a mesma eficácia?....
sempre pensei que se seguisse a ordem: diuréticos -> IECA -> beta bloqueantes -> digitálicos...

OFF-TOPIC:

porquê?
nao ha alternativas com a mesma eficácia?....
sempre pensei que se seguisse a ordem: diuréticos -> IECA -> beta bloqueantes -> digitálicos...

A questão é que não são alternativas mas sim complementares.[;)] Já agora meta aí o pace de dupla câmara para resincronização cardíaca, fachabôr... [:D]

...sim, complementares consoante o grau de insuficiência cardíaca[;)]
a minha intervenção foi no sentido de esclarecer que na insuf cardiaca a terapeutica de primeira linha nao é com beta bloqueantes.

Voltar
Superior