Astra 1.3CDTI - A sequela...

Vrumm

Well-known member
Pois é meus caros... mais uma vez calhou-me este espécimen em sorte.

Não tinha grande leque de escolha... devido à lesão que tenho no meu pé esquerdo desta vez a premissa quando requisitei o carro para a minha deslocação foi mesmoo facto de ter que ser com caixa automática.

Fiquei a saber que o carro automático custa um "balúrdio"... ~230€ por um dia considero um escândalo. MAs enfim... "carga" nisso... não fui eu que paguei... :sh)

A verdade é que qd pedi um carro auto estava com esperança que me calha um honda civic ima... mas não... qd lá chegeui e tinha o astra à minha espera alternei o espírito entre o sorriso e o cerrar os dentes.

Pensei logo que isto devia ser karma por tanto cascar no carro por aki... [:D] Aliás, ainda tentei trocar mas parece que a frota de cx auto é hiper mega giga residual (oh... floribella...[:)] ) pleo q foi impossivel trocar.

Adiante... mentalizei-me que pelo menos desta vez havia algo de novo... a cx auto.

Confesso que a minha experiência com cx auto é de extremos... fiz uns qtos kms em smart's fortwo e no roadster e outros tantos no "S" com a 7G tronic, ou seja, o péssimo e o mt bom.

Em qq uma das experiências não axei nada fantástico mas de longe a 7g é memsmo outra loiça.

Lá olhei para as instruções daquilo e fiz-me ao caminho. Primeiro deixei akilo no completamente auto e a verdade é que em Lx e a falta de experiência transformam a viagem um pouco ondulante mas a verdade é que é preciso aprender a controlar as acelerações porque se não andamos smp aos soluços.

Assim que apanhei estrada um pouco mais aberto comecei a usar a sequencial e aí começamos a juntar o útil ao agradável... e o resultado é bastante melhor mesmo no inicio sem grande experiência.

Mas tb é verdade que com o tempo tb se aprende novamente que o pé direito consegue digerir mt bem as passagens de cx se se aliviar ligeiramente o pé nas passagens.

Mas vamos ao importante!!!

Ah pois é, esta cx auto transforma este 1.3 num carro muito mais agradável de conduzir e elimina em MUITO o famoso fosso que detectei na versao com cx manual.

Dinamicamente não axei nada de especial... Em AE é estável como é normal em qq carro deste segmento agora, p.e., no IP3 em que algumas curvas foram desenhadas certamente com uma cadela descomunal, aí acho que o famoso chassis do astra não é um primor... mas não quero (re)iniciar nenhuma guerra... adiante. [:blush:]

Em relação a consumos, menos de um depósito deu-me para ir de Lx a Viseu e voltar. Para cima foi a pisar um pouco mais e ainda andei a fazer umas reduções à maluca para testar a cx e respectiva reacção do motor.

Para baixo vinha acompanhado e muito cansado... pleo que mantive-me quase smp nos "seguros" (leia-se anti-multa...) 140kmh com algumas distracções enquanto as acompanhantes falavam ao telélé e lá tinha eu que abrir a pestana.

Em termos de média, tive que fazer o cálculo à mão pois pelo menos por aquilo uqe percebi o BC desta vez só me dava a autonomia.

Assim sendo, para esta viagem tive uma média de 6,8 o que tb é um valor bem simpático tendo em conta ser um cx auto e metade da viagem foi feita um bocado a descobrir e a inventar.... [:)] E as subidas do IP3 tiveram alguma piada.

BTW, levei uma coça descomunal de uma NAvara na subida a seguir à saída para Torres na A1... Mas que grande coça... Qual 5ª...qual 4ª.... que coça! [:)]

Mas prontp como já disse, acho que esta cx faz "maravilhas" com este motor mas de qq forma o limite está lá... mais uma vez os quase 180kmh muito esforçados em recta são tudo o que dá e precisa de espaço... Á vontade, à vontade dá os 160kmh a partir daí é preciso alcatrão.

A opção sport da cx auto tb se nota pois as passagens dão-se mais tarde mas tb não axei uma diferença colossal... lá mais barulho faz mas o velocíemtro é ela por ela. [:D]

Os interiores... a mesma critica de smp... muito pobrezito e nada que chame a atenção mt "cinzento".

A versão era a 1.3 cdti Easy...

Para concluir, continuo a não achar este carro e combinação nada de especial contudo, tenho q reconher, que esta cx é efectivamente uma mais valia para gerir os defeitos e virtudes que este pequeno motor fiat tem.
Assim sendo, para quem poder e tiver oportunidade de experimentar acho que pode ser uma opção muito válida.

E é tudo...

I'll be back. [:cool:]

PS-Para quem quiser ver os episódios da Parte I desta "guerra":
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=13305&highlight=Astra+1.3+CDTI

Anexos

• Img003.jpg
    Img003.jpg
    62,2KB · Visualizações: 0
  • Img004.jpg
    Img004.jpg
    59,6KB · Visualizações: 0
  • Img005.jpg
    Img005.jpg
    45,7KB · Visualizações: 0
  • Img007.jpg
    Img007.jpg
    63,6KB · Visualizações: 0
[:)][:)]

Parece que a ideia com que ficaste do carro não foi tão má como era antes [:D][:D]

As expectativas não eram propriamente grandes...

Mas sem dúvida alguma o conjutno cx auto com este 1.3 é mt melhor que a cx manual...

É claro que sei que me vou sujeitar aos comentários... "Não tens é mãozinhos oh &%$&#!%&/$"#()=!!!" [:D]

6.8L/100??? blasfémia. Todos sabem que o 1.3 cdti só gasta 4L/100 a 200km/h (ou isto será o ibiza fr tdi ??)

[:)][:)][:)]

Os consumos milagrosos só acontecem com os outros... Eu devo ter um qq composto quimico na pele que provoca um excesso de débito de combustivel...

Mas sinceramente achei o valor de consumo muito simpático, tendo em conta a dimensão do motor, ser cx auto e ter sido sujeito a algumas brincadeiras com a cx muito embora nada comparado com o que costumo fazer qd estou a 100%... [:D]

O tipo de condução faz variar drasticamente o consumo, e não é apenas o ser rápida ou lenta, ou mais ou menos agressiva. O meu pai tem andado estas últimas semanas com o Vectra, e nem vou dizer que consumos faz porque ninguém acreditaria (o gajo do stand só acreditou depois de ver com os olhos dele), apenas digo que faz menos que o meu Astra 1.7 DTI.

E o incrível é que ele não anda a morrer, até tem uma condução semelhante à minha.

Mesmo eu no meu Astra faço melhores consumos que alguns colegas em Corsa’s 1.7 DTI, e não ando propriamente a morrer na estrada. E sei de uma pessoa com um Astra também 1.7 DTI que faz consumos ainda melhores que eu.

Quanto ao resto, é a tua análise, que me parece bastante correcta, apenas discordo num ou noutro ponto. Acho que o 1.3 não é tão mau como foi descrito no outro tópico, mas de resto acho que a descrição está dentro do que considero correcto.

Felizmente, só tive de conduzir um Astra 1.3 por duas semanas e era manual.[:D]

Agora a sério, ainda há pouco tempo, tive de conduzir um modelo diesel GM nas versões manuais e automáticas.

Como habitual nos diesel GM, o comportamento a baixa rotações era pior que mau e a linearidade ao longo dos regimes inexistente - isto no manual.

Quando conduzi o automático, apercebi que o fosso antes das 2000 rpm ficou reduzido a 70% e a linearidade melhorou.
Claro que a caixa automática não era brilhante. Mas tendo em conta a qualidade das caixas manuais da Opel e o comportamento do motor, fiquei com a certeza que a opção automática é muito mais acertada.

qual é que é o consumo anunciado para o essa combinação (1.3 + cx auto)
uns 5 e tal não?

com esses testes todos até não me parece um valor mau.

;)

Claro que a caixa automática não era brilhante. Mas tendo em conta a qualidade das caixas manuais da Opel e o comportamento do motor, fiquei com a certeza que a opção manual é muito mais acertada.

não querias dizer o contrário? lolol

mas isso de caixa auto é para quem não sabe conduzir :P

Agora a sério, ainda há pouco tempo, tive de conduzir um modelo diesel GM nas versões manuais e automáticas.

Como habitual nos diesel GM, o comportamento a baixa rotações era pior que mau e a linearidade ao longo dos regimes inexistente - isto no manual.

Quando conduzi o automático, apercebi que o fosso antes das 2000 rpm ficou reduzido a 70% e a linearidade melhorou.
Claro que a caixa automática não era brilhante. Mas tendo em conta a qualidade das caixas manuais da Opel e o comportamento do motor, fiquei com a certeza que a opção manual é muito mais acertada.

Esta experiência despertou-me a curiosidade e estou ansioso por ir exeprimentar o Leon com DSG... infelizmente só está disponivel na versão de 140cvs e assim sendo é impossivel equacioná-lo na aquisição da minha "Maria". Mas quero mm estabelecer uma comparação em carros do mm sgemnto. Além disso a dsg parece que tem boa fama.

Uma coisinha que me esqueci de contar... esta manhã o astra não pegou à primeira.

SAAAAAAAAANGUE! [:D]

PS-Não estou a gozar! JURO! [;)]

Vrumm, no computador de bordo dá para ver também o consumo. Esse deve ter o BID, daí ser diferente do que conhecias, mas pressiona a tecla BC e depois as setas esquerda e direita, ou pressiona a tecla OK depois de BC, a ver o que te aparece. [;)] vbmenu_register("postmenu_1179046", true); vbmenu_register("postmenu_1179046", true);

Voltar
Superior