Assistente de bordo

MarianaB

New member
Boa tarde, desculpem colocar este assunto aqui mas penso que alguém me pode ajudar.

Eu sou mãe, tenho apenas o 9º e gostava de ser assistente de bordo. Estive interessada em ser, quando era solteira mas não realizei esse meu desejo.
Hoje, voltei a pensar nisto embora eu tivesse desistido da ideia de ser, porque não tenho o 12ºano.
Até que uma amiga minha contou-me que teve duas amigas que são assistentes de bordo com o 9º. Fiquei radiante com esta notícia e queria saber se alguém aqui ou se conhecem alguém que passou pelo mesmo?

Outra coisa que queria saber, é se passar no recrutamento/entrevista, tenho de fazer um curso de algumas semanas, certo? (ah, esqueci-me de dizer que iria entrar pela TAP). Esse curso é pago depois com o nosso ordenado, não é? E a alimentação, transporte etc, quem paga?

Obrigada :)

Mas disseram-me que o curso na Emirates é durante um ano no Dubai e na TAP é em Portugal. Não quero, de todo, ir para tão longe..

Livra-te de dizer uma coisa dessas na entrevista! Um candidato a assistente de bordo tem que estar disponível para ir para qualquer lado, mesmo na fase da formação!

Há algumas questões que colocas que só mesmo quem conheça ou já tenha passado, poderá responder.

Creio que no teu caso, face ao nível de estudos que apresentas, será bastante importante que línguas estrangeiras falas, idade e aspeto.
Não devem faltar candidatos com niveis académicos e conhecimentos melhores, por isso será necessário diferenciar de alguma forma.

Isto não falando em fator C.

Também me parece ser mais fácil pela Emirates.
Convém é que o nível de Inglês seja extremamente bom.

A TAP sendo pública (?) não sei se recruta. O que pode acontecer é haver alguém da "Família Cunha".
De resto, o Silver disse tudo.
É ir estando atenta aos sites das respectivas companhias, porque muitas vezes qunado sai no jornal que estão a recrutar, já a selecção vai a meio

Sim, mas também não sou nenhuma profissional :p Penso que o "básico" é o mais importante, não?

Desde que consigas nadar só com um braço, básico ou não, está bom [:D]

Sou da opinião dos users de cima, acho que terás mais oportunidades de entrar para outras companhias que a TAP, até porque eles abrem candidaturas muito esporádicamente.. mais pormenores eu não sei :P É esperar e boa sorte!

Mas disseram-me que o curso na Emirates é durante um ano no Dubai e na TAP é em Portugal. Não quero, de todo, ir para tão longe..
Tens aqui uma reportagem da Antena 1 sobre as Hospedeiras da TAP num vôo a Caracas.
Não sei se esta completa, porque penso que foram 5 programas. Mas deixo o link, ouves e depois, podes procurar com calma os outros (caso os haja).
Voo Lisboa – Caracas – Lisboa: A curta estadia da tripulação da TAP na Venezuela - Economia - Notícias - RTP

Penso que um dos requisitos para uma companhia aérea é ter alguém disponível para deslocações de longo curso[;)]

A TAP abriu um concurso de recrutamento de assistentes de bordo em Outubro do ano passado, pelo que é pouco provável que abra outro rapidamente. De todo o modo, a TAP exige no mínimo o 12º ano e não há excepções. Admito que outras companhias sejam menos exigentes. Quanto ao resto, hoje em dia não é preciso ter-se porte de modelo. Basta ter 1,60m ou mais. Alias, até se costumam afastar candaidatos muito altos (tipo 1,90 para cima), porque no fundo trabalha-se num espaço exíguo e às vezes o tamanho atrapalha mais do que ajuda.
O que se valoriza mais hoje em dia é, além de uma aparência minimamente aprazível, linguas (inglês sólido é essencial, espanhol e francês são muito bem vindos), formação de primeiros socorros (ajuda muito ter-se experiência de bombeiro, por exemplo), resistência ao stress, e depois aquelas competências todas normais (capacidade de comunicação, etc).

Mas, como disse, julgo que não haverá novo concurso na TAP tão cedo. Vou tentar informar-me e depois digo qualquer coisa.

Pois!!! É que não queria nada estar longe do meu filho tanto tempo.

No curso da TAP penso que te pagam quanto o fazes...

Mas o recrutamento é mesmo muito competitivo, acho que mal dissesses que tinhas um filho ficavas de parte.

Tenho um amigo meu que foi lá e que, apesar de ter namorada, disse que era solteiro, apenas e só para mostrar que está completamente disponível. E ficou.

Mas o recrutamento é mesmo muito competitivo, acho que mal dissesses que tinhas um filho ficavas de parte.

Tenho um amigo meu que foi lá e que, apesar de ter namorada, disse que era solteiro, apenas e só para mostrar que está completamente disponível. E ficou.

Acho isso mal, então e aqueles que estão lá mesmo antes de terem filhos, quando quiserem ter vão despedi-los só porque têm filhos?

As pessoas às vezes fazem muitos filmes. Ninguém vai recusar um bom candidato só porque já tem filhos.

Sabem-me dizer se formos para fora do país fazer formação, se a formação leva muito tempo (quanto tempo?) e se voltamos para Portugal assim que a formação termina?Disseram-me que temos de ficar lá um ano, se quisermos regressar.

Última edição:
Voltar
Superior