Desculpa, só vi agora. Como o tenho há pouco tempo, vale o que vale:
Com tapetes ele tem uma função para aspirar com mais força quando detecta que está em cima de um.
Em termos de bateria ela aguenta muito tempo, pelo menos duas horas. Ainda só o utilizei aqui no piso de baixo (com várias salas complicadas) e ele aspira um total de 60 m2 em 74 minutos, tendo ainda 58% de carga quando volta à doca. Pelo que li, se ficar com a bateria em baixo a meio, volta à doca para recarregar e depois recomeça onde tinha parado.
Uma das melhores coisas é que podes ver na app no telemovel o que ele está a fazer, onde está e o que já foi limpo *em tempo real*. Pelo que li os Roomba não fazem isso.
Depois de fazer o mapa pela primeira vez também tens uma função muito útil: se ele ficar encravado em qualquer sitio, vais ter que o levantar. Quando o voltas a pôr no chão ele óbviamente não sabe onde o puseste, mas dá-lhe meio minuto e o tipo sozinho, comparando o que o rodeia com o mapa que tem em memóra, descobre exactamente onde o puseste.
Em termos de navegação pelo que tenho lido e visto é imbativel. Como usa LIDAR em vez de uma camara óptica, funciona bem até com as luzes apagadas (ao contrário dos Roomba que usam todos camara óptica).
Quanto aos degraus de 2 cm, não sei, mas pela minha experiência com a separação entre a cozinha e a garagem (que normalmente deixo fechada porque tem uim desnivel abrupto acentuado) fiz a experiência e a coisa não funcionou lá muito bem: ele ficou com as rodas penduradas e recebi uma notiicação no tlm para o ir lá buscar.
Possivelmente teria que por ali uma espécie de rampa para ele poder passar da cozinha para a garagem.