As plantas

Foliv

Well-known member
Todos os dias passamos por elas....
Todos os dias comemos produtos delas derivados...
A elas devemos literalmente a nossa vida graças á produção de O2..
Usamos os seus componentes como materiais de construção e combustível
Até para expressar emoções e conquistar corações as usamos....

...E quase de certeza de nunca olham para elas como organismos vivos verdadeiramente espectaculares:[;)]

Quer esteja noite ou dia, frio ou quente, seca ou diluvio, elas não tem a capacidade de se deslocar do sitio onde se encontram, realizando todas as funções normais que qualquer ser vivo faz, e tendo que sobreviver a situações que qualquer animal pura e simplesmente poderia evitar ou fugir...

-As plantas não tem músculos, e no entanto crescem em direcção da luz

-Não tem coração, e no entanto transportam seiva até alturas de de mais de 100m.

-não tem sistema nervoso, e no entanto respondem a estímulos ambientais

-Não tem glóbulos brancos nem verdadeiro sistema imunitário e no entanto sobrevivem a infecções e curam-se de doenças.

-Tem metabolismo oposto ao nosso ( libertam Oxigénio, fixam CO2)

-A nível reprodutivo, são simultaneamente simples e complexas existindo formas "hermafroditas", as normais masculina e feminina, e mesmo reprodução assexuada.

-Estão expostas ao elementos naturais durante toda a a sua existência e vivem séculos.

-Conseguem de forma completamente alternativa á nossa, sem sistemas de órgãos, ou órgãos complexos realizar as funções vitais inerentes a um ser vivo destas dimensões...

- a alimentação é exclusivamente inorgânica

É bom olhar para alem da função e beleza externa, para a beleza interna, e apreciar as complexidades diferenças e diversidades de funcionamento, que um organismo terrestre pode apresentar em respostas aos mesmos estímulos e situações que outros grupos de seres vivos enfrentam, ao ponto de serem de tal forma dispares, quase "aliens" e simultaneamente tão compatíveis...[;)]

-

È caso para dizer, "há coisas fantasticas nao ha?"

Última edição:
a minha mae adora plantas... sabe os nomes todos das plantas, arvores, flores.... tambem para o curso que tirou, era importante saber isso (engª zootecnica), mas sabe aqueles nomes cientificos todos, e quando vamos no carro vai dizendo consoante ve.... e depois pergunta a minha opiniao xD LOOL e eu digo sp a msma coisa: nao sei...
LOL

há realmente coisas fantásticas e uma delas ,são mesmo as plantas ,são seres verdadeiramente vivos,e por vezes não lhes damos o devido valor, elas gostam k conversemos com elas gostam de mimos ,gostam de ser bem tratadas e merecem-no bem ,mas nós muitas vezes simplesmente as ignoramos.
felicito-te pelo óptimo topico ,e vamos lá então a partir de hoje dar mais valor ás plantas.
ás plantas k temos em casa para ornamentos e ás plantas k nos são tão preciosas para tratamentos de várias doenças e tambem ás k servem para fazermos chás tão deliciosos .um bem haja ás plantasapr:) apr:) apr:)

Voltar
Superior