Arriscar em tempo de crise...

apagdo

New member
Caros Amigos,

Gosto muito do que faço, mas a minha mulher sempre teve o sonho de trabalhar por conta própria.
Lógico que ajudá-la-ei no que puder até porque seríamos os dois no fundo...ainda que eu mantenha o meu emprego.

A minha questão essencial é se vale a pena arriscar num negócio, estando o país como está.
Na vossa opinião se estivessem insatisfeitos e quisessem mudar, arriscariam mudar mesmo na conjuntura que actualmente enfrentamos?

É que apesar de eu achar que arriscava, não deixo de pensar que as coisas podem não correr bem! E aí..........

Thanks in advance! :)

Caros Amigos,

Gosto muito do que faço, mas a minha mulher sempre teve o sonho de trabalhar por conta própria.
Lógico que ajudá-la-ei no que puder até porque seríamos os dois no fundo...ainda que eu mantenha o meu emprego.

A minha questão essencial é se vale a pena arriscar num negócio, estando o país como está.
Na vossa opinião se estivessem insatisfeitos e quisessem mudar, arriscariam mudar mesmo na conjuntura que actualmente enfrentamos?

É que apesar de eu achar que arriscava, não deixo de pensar que as coisas podem não correr bem! E aí..........

Não há resposta certa a esta questão, até porque nem sabemos que negócio será.
È para consumo interno ou externo? fará toda a diferença.
Mas mesmo para consumo interno, há negócios que se bem estruturados e bem pensados podem ser um sucesso. Depende de muita coisa.

Depende também do que se tem a perder, se forem as poupanças de uma vida inteira é mais dificil aconselhar a avançar, mas se for algo que se possa perder caso não corra bem, é mais fácil avançar.

Caros Amigos,

Investimento com capitais próprios ou com recurso a financiamento?

Se for na 2.ª hipótese o risco é exponencialmente maior e pedem letras/livranças para quase tudo ...

tenho um amigo que juntou umas boas massas (mais de €200k), tem a minha idade (30), saiu de uma consultora de topo e lançou-se com uma empresa.

Sem financiamento, a coisa vai correndo e ele diz que sente-se finalmente "livre".

MAs cada caso é um caso.

Boa sorte

Boas,

depende muito do tipo e área de negócio...

Por exemplo o Turismo ainda é dos poucos sectores que mesmo nas piores previsões tem crescido, mas claro, tudo depende do negócio, da área...de tudo [;)]

GN Arq

Bruno , estas na situação que eu estive há alguns anos atrás...

A minha mulher sempre quis trabalhar por conta própria numa area que nada tem a ver com sua formação , mas ambos tínhamos empregos estáveis e bem remunerados para a média nacional claro. Optamos por avançar para um pequeno negocio mantendo ambos os empregos, só Deus sabe o que custou

Actualmente só eu mantenho o meu emprego , ela tem feito crescer a empresa todos os anos temos obtido bons resultados. Eu ajudo como posso.
É tudo uma questão da area em que se está , a minha opinião é que se arrisque ... mas numa fase inicial , com um pé cá outro lá.

Isso dos negócios, mesmo que em tempo de crise convem ter como base isto:

Não vamos investir em chinelos naquela zona porque as pessoas não usam ou Vamos investir naquela zona porque ninguém vende chinelos. ;)

Se queres (mais) opiniões, tens que dar (mais) dados!

Lá em casa já se falou pela enésima vez de algo parecido, mas (ainda) não se deu o passo...

As épocas de crise são pródigas no florescimento de muitos negócios novos porque as pessoas vêm-se desempregadas ou a ganhar mal e atiram-se de cabeça daí que também haja uma grande taxa de sinistralidade. Mas por outro lado é nas épocas de crise que muitas vezes surgem os melhores negócios. Sem saber mais sobre o negócio é impossível dar uma opinião.

Basicamente o negócio é de vestuário feminino mas vestuário bem diferente do que se encontra nos habituais centros comerciais da praxe.
O que o torna diferente é o corte, o modelo, os padrões, as texturas das peças....
Há exemplos especificamente como este que estão a correr bem....mas.............

Ui moda, acaba sempre por ser tiro no escuro.
Há muitos "nichos" de mercado... isso deve requerer bastante estudo.

Tipo... loja de rua ou centro comercial?
Cliente-alvo?
Além do que, tenho ideia que na moda é preciso comprar colecções com um ano de avanço.

Lamento não poder ajudar muito por falta de conhecimentos.

Tenho a certeza todavia que vais encontrar input por aqui.

Decidas o que decidires, boa sorte!

Basicamente o negócio é de vestuário feminino mas vestuário bem diferente do que se encontra nos habituais centros comerciais da praxe.
O que o torna diferente é o corte, o modelo, os padrões, as texturas das peças....
Há exemplos especificamente como este que estão a correr bem....mas.............

Vestuário, o meu tio tinha uma loja de vestuário para criança, de marcas topo, e simplesmente 2 anos depois(2012) de aberto, botou a chave á porta e não abriu mais, situava-se no centro de S.J Madeira

se é vestuário bem diferente do tradicional que se encontra em shoppings, será para um nicho de mercado. Pode ser que funcione...

As vendas vao ser por comércio electrónico ou de forma tradicional? A Desigual safou-se bem com esse tipo de roupa.

Dou pouca informação porque nem eu me informei bem ainda...[:D]
Apenas me falaram do conceito. O que tenho mais receio.....é precisamente ser vestuário feminino......há lojas dessas ao pontapé.....:sh)
Mas será loja de rua sim...

para começar: independentemente da crise, todo o produto que tenha procura e que seja convenientemente publicitado ao público que o procura tem sucesso.

agora o que precisas de perceber é o seguinte:

1) a moda é um negócio muito muito muito subjectivo - todas as mulheres tªem sempre o sonho de abrir uma loja com roupa da sua preferência, mas que NEM SEMPRE tem clientes suficientes. Tens a certeza que tens mercado para esse produto? Para já é vestuário feminino, começas logo a segmentar e a reduzir o mercado; depois parece de boa qualidade, logo é mais caro, o que significa que segmentas ainda mais;

2) convém decidir logo à partida quanto lucro pretendem ter por peça, e calcular logo quantas peças têm de vender apenas para pagar a renda e cobrir o ordenado da tua esposa. Isto é negócio a lucro zero - pois monetariamente estarás na mesma situação do que a trabalhar por conta de outrem. Quando soubres o número de peças que tens de vender TODOS os meses só para garantir renda e ordenado, terás um visão mais real do que passa;

3) há maneiras da transição ser mais fácil e não teres tantas perdas se correr mal - já consideraste vender primeiro num website para sentir a procura? colocar as peças à consignação noutra loja?

em resumo, sou sempre a favor das pessoas fazerem os seus próprios negócios, mas pelo amor de Deus, façam-no com pés e cabeça... façam bem as contas de quanto precisam de vender para ser rentável, vejam bem o público alvo, quantos dias vai estar aberta por semana - se for num shopping a tua mulher nºao vai conseguir cobrir as horas todas - se precisarem de meter alguém extra, entºao vais precisar de vender BEM mais, etc

boa sorte.

Voltar
Superior