Arranjo Vectra - Caro ?

Gambuzino

New member
Boa tarde,

Gostava de ter uma opinião sobre um arranjo que tive no carro e que não sei se é razoável ou não

Mandei arranjar um Opel Vectra C 2004, que estava a misturar oléo na água. Também estava a perder alguma "água/liquido refrigerante"
O mecânico ainda antes de pegar no carro disse-me logo que ia ser díficil fazer um orçamento, porque não sabia há quanto tempo aquilo andava assim (pouco), e bla bla bla. Senti várias vezes que ele não queria fazer o serviço. Eu disse-lhe para ver o que era e logo decidia se valia a pena ou não.
A minha suspeita era o permutador (o que se verificou ser o problema).

Da unica vez que falámos disse-me :
O radiador estava furado e que tinha de por um usado (acho que falou uns 100 e poucos euros)
Tinha o apoio do para-choques estragado e que tinha que por outro (falou-me nuns 60 euros).
O óleo estragava os tubos de borracha e tinha que substituir alguns.
Falou-me algures na conversa que ia fazer a abordagem mais em conta. Nunca me falou em orçamento e eu pensei que a coisa podia não ficar cara.

Resultado final : Ligou-me para dizer que tinha 2.130€ para pagar (IVA incluido)

Isto é a fatura :
Título - MUDAR OLEO E FILTRO VERIFICAR CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO(OLEO NA ÁGUA) SUBST RADIADORES E LIMPAR CIRCUITO DA REFRIGERAÇÃO

OLEO MOTOR 5W30 4,50 L - 62,01 €
FILTRO OLEO -13,08 €
FILTRO COMB - 24,14 €
RADIADOR ÁGUA - 145,95 €
RADIADOR OLEO - 119,70 € (era o problema principal mas só soube no fim, nunca me ligou a falar que encontrou o problema)
TUBO AGUA - 48,54 €
TUBO AGUA - 16,85 €
TUBO AGUA - 82,46 €
TERMOSTATO - 84,37 € (nunca me falou nisto)
ANTI ANTICONGELANTE - 15,95 €
LIQUIDO LIMPEZA RADIADORES - 24,86 €
ABRAÇADEIRAS 4 x1,25 EUR - 5,00 €
REFORÇO PARA-CHOQUES FRT - 70,00 €
AMORTECEDOR DE IMPACTO PARA-CHOQUES 2x 64,89 - 129,78 € (nunca me falou nisto)
SENSOR PRESSÃO - 96,35 € (nunca me falou nisto)
DIAGNÓSTICO - 35,00 €
CONSUMIVEIS - 30,00 €
MÃO DE OBRA 26,00 H - 728,00 € (26 horas e disse-me que não pôs todas...). Isto é normal demorar 3 dias de trabalho ?

Eu comentei que não gostei da experiência naquela oficina. Que ele não podia apresentar 2.130€ assim do nada como se fosse alguma coisa que o cliente estivesse à espera. Ele nunca me falou sequer que aquilo ia ficar carote. Não disse nada . Por acaso pude pagar, mas acho que alguns clientes vão ficar aflitos com a surpresa.
Comentei ainda que o carro não deve valer tanto, ao que ele me responde "ah eu disso não sei. Uma vez comentei a um cliente que não valia a pena arranjar o carro e o cliente não gostou. Agora não me meto nesses temas..."
Obrigado

até levou 28€ à hora, podia ser pior, mas se foi uma oficina normal, se calhar 28€ é exagerado. por outro lado, se for numa cidade grande, deve ser o normal, 25/30€. o meu pai ainda foi algumas vezes à bosch porque lhe detetaram o problema quando outro não lhe tinha detetado - foi lá por contacto - mas após 3 ou 4 vrzes desistiu em parte porque quem lá trabalhava e o ajudou reformou-se e por causa do preço da mão de obra. até 1/4 de hora misturado com as restantes horas eles cobravam.

quanto ao arranjo, esse mecânico foi simplesmente sacana. as peças não estarão caras, embora os preços de uns tubos possam variar. o termostato eu acho caro, o óleo nem por aí, pois é o preço dele, embora eu arranje por menos 20€ para os CTDI. os radiadores tanto podem custar 100 ou 125 e eles levarem mais algum, pois também é nas peças que vão fazendo lucro, mas se calhar um novo arranjar-se-á por pouco mais. tens que ver online. é um CTDI de 120cv? eu tenho um precisamente de 2004 e 1.9, mas de outra marca. os tubos é naquela, podem custar 80, podem custar 40, é muito mais específico. amortecedor se for mesmo os amortecedores é o preço normal de marca normal, o sensor de pressão de óleo pode ter que levar, não sei. mas nunca mandaste meter amortecedores. reforço do parachoques será algum apoio do motor? ou outra coisa qualquer???

o que ele deveria ter feito, isso sim, seria informar o cliente que tinha esta e aquela peça para mudar, que a outra deveria ser mudada também e que, fora a mão de obra, o valor seria à volta de x ou y. isso sim, seria um mecânico correto.

até levou 28€ à hora, podia ser pior, mas se foi uma oficina normal, se calhar 28€ é exagerado. por outro lado, se for numa cidade grande, deve ser o normal, 25/30€. o meu pai ainda foi algumas vezes à bosch porque lhe detetaram o problema quando outro não lhe tinha detetado - foi lá por contacto - mas após 3 ou 4 vrzes desistiu em parte porque quem lá trabalhava e o ajudou reformou-se e por causa do preço da mão de obra. até 1/4 de hora misturado com as restantes horas eles cobravam.

quanto ao arranjo, esse mecânico foi simplesmente sacana. as peças não estarão caras, embora os preços de uns tubos possam variar. o termostato eu acho caro, o óleo nem por aí, pois é o preço dele, embora eu arranje por menos 20€ para os CTDI. os radiadores tanto podem custar 100 ou 125 e eles levarem mais algum, pois também é nas peças que vão fazendo lucro, mas se calhar um novo arranjar-se-á por pouco mais. tens que ver online. é um CTDI de 120cv? eu tenho um precisamente de 2004 e 1.9, mas de outra marca. os tubos é naquela, podem custar 80, podem custar 40, é muito mais específico. amortecedor se for mesmo os amortecedores é o preço normal de marca normal, o sensor de pressão de óleo pode ter que levar, não sei. mas nunca mandaste meter amortecedores. reforço do parachoques será algum apoio do motor? ou outra coisa qualquer???

Olha que o termostato também não estará assim tão descabido...

O termostato em si, não é um simples termostato, mas um termostato que está agredado o sensor de temperatura... o que encarece o dito.

o que ele deveria ter feito, isso sim, seria informar o cliente que tinha esta e aquela peça para mudar, que a outra deveria ser mudada também e que, fora a mão de obra, o valor seria à volta de x ou y. isso sim, seria um mecânico correto.

Sim, quanto a isso um facto.

Tive precisamente uma Vectra Caravan 1.9 CDTI de 120 CV, e 2004, e termostatos, na minha mão, foram 3, mas é artigo crónico naqueles carros. Isso e o alternador (foram 2).

E não esquecer o conjunto embraiagem/volante do motor (uma troca efectuada).

quanto ao arranjo, esse mecânico foi simplesmente sacana. as peças não estarão caras,

Eu não ponho em causa o preço das coisas.
Fico é com a sensação que ele inventou trabalho e abusou nas horas.
O unico problema grande era o permutador e foi por isso que lá fui. Esperava pagar uns 500-600€
Percebo que tivesse que por uns tubos, que tivesse que mudar oleo, limpar, depois viu que o radiador precisava de ser mudado... ok. Não esperava muito mais

O para-choques tinha levado uma pancada há uns 10 anos, estava um pouco deslocado, mas eu nunca me preocupei com aquilo. O radiador provavelmente estava mais para trás, mas nunca deu problemas por causa disso.
Falou-me no radiador usado e eu aceitei.
Falou-me num apoio do para-choques custava 60€ usado e eu aceitei. Não falámos mais nada.
E depois aparece com mais 2 amortecedores de 130€+ IVA que nunca mencionou. Como se o para-choques fosse alguma prioridade. Só se via que tinha batido quando abriamos o capot. Passou sempre na inspeção sem stress.
Devia ter tido a noção que o carro já pouco vale e não merece grandes investimentos. Não me disse nada e pôs o que quis.

Sensor de pressão ? Nunca me falou nisso
Termostato ? Nunca me falou nisso (aliás, eu é que lhe disse que o termostato estava colado há anos. Não lhe pedi para mudar nada)

Mas... 26 horas ?? 3 dias e tal de trabalho ? ?

Tive precisamente uma Vectra Caravan 1.9 CDTI de 120 CV, e 2004, e termostatos, na minha mão, foram 3, mas é artigo crónico naqueles carros. Isso e o alternador (foram 2).

E não esquecer o conjunto embraiagem/volante do motor (uma troca efectuada).

Sim.... o termostato estava colado. Anda assim há anos e nunca mudei.
Mas alternadores já tem o 3º
Tambem mudou o volante bi-massa

é como disse, ele devia ter informado primeiro ou ter dado um orçamento ao ver como estavam as coisas e arranjavas o que era necessário. uma coisa é saberes que vais ter que pagar 200 ou 300€ e no fim sai-te uma conta de 500€, outra é pensares que vais pagar cerca de 500 ou 600 e tens mais duas surpresas e pensas que sais com mais 200€ e afinal sais com um valor não de 700€, mas sim de mais de 2 mil euros!!! :eek: [8b]

devias ter feito como um colega do meu pai há muitos anos. rapaz novo, um E36 recente, foi à bmw mudar não sei o quê e ia sair de lá com um monte de coisas mudadas. como se costuma dizer, com meio carro mudado. disse que ia chamar à polícia, que foi lá por causa de um farol ou lá o que era e que o resto não pagava e que metessem tudo outra vez no sítio. só saía de lá com as peças que vinham no carro.

Então, mas qual o drama? Ele colocou na lista tudo o que lhe pareceu ter razão para trocar. Agora, dizes para ele eliminar o que não é tão necessário/urgente e deixar apenas ficar o estritamente necessário. Vais subtraindo os diversos itens desnecessários e obténs apenas o valor do resto que achas que deves trocar já.

Foi só um simples orçamento, ele não trocou já tudo o que menciona, incluindo a conta final pelo trabalho efectuado, certo?

São apenas simples contas de subtrair (material + mão-de-obra).

Eu não ponho em causa o preço das coisas.
Fico é com a sensação que ele inventou trabalho e abusou nas horas.
O unico problema grande era o permutador e foi por isso que lá fui. Esperava pagar uns 500-600€
Percebo que tivesse que por uns tubos, que tivesse que mudar oleo, limpar, depois viu que o radiador precisava de ser mudado... ok. Não esperava muito mais

O para-choques tinha levado uma pancada há uns 10 anos, estava um pouco deslocado, mas eu nunca me preocupei com aquilo. O radiador provavelmente estava mais para trás, mas nunca deu problemas por causa disso.
Falou-me no radiador usado e eu aceitei.
Falou-me num apoio do para-choques custava 60€ usado e eu aceitei. Não falámos mais nada.
E depois aparece com mais 2 amortecedores de 130€+ IVA que nunca mencionou. Como se o para-choques fosse alguma prioridade. Só se via que tinha batido quando abriamos o capot. Passou sempre na inspeção sem stress.
Devia ter tido a noção que o carro já pouco vale e não merece grandes investimentos. Não me disse nada e pôs o que quis.

Sensor de pressão ? Nunca me falou nisso
Termostato ? Nunca me falou nisso (aliás, eu é que lhe disse que o termostato estava colado há anos. Não lhe pedi para mudar nada)

Mas... 26 horas ?? 3 dias e tal de trabalho ? ?

Deste uma pancada á uma decada que deu cabo do para choques e moveu o radiador... lol

Desculpa, lá mas se o para choques levou uma pancada e afetou/moveu o radiador era obvio que terias problemas mais cedo ou mais tarde.
Ainda mais os radiadores de hoje em dia que são só plástico cravado na parte metalica... uma porcaria, dás-lhe uma pancada lá se pode ir uma unha e começa a perder uma gota aqui outra ali, um problema que só vai agravar, e com arrasto pode trazer outros.

Foi só um simples orçamento, ele não trocou já tudo o que menciona, incluindo a conta final pelo trabalho efectuado, certo?

São apenas simples contas de subtrair (material + mão-de-obra).

lino, nem parece teu. leste bem? ele já pagou o trabalho e aquilo não era nenhum orçamento. até já tinhas comentado várias vezes antes...

Deste uma pancada há uma decada que deu cabo do para choques e moveu o radiador... lol

Desculpa, lá mas se o para choques levou uma pancada e afetou/moveu o radiador era obvio que terias problemas mais cedo ou mais tarde.
Ainda mais os radiadores de hoje em dia que são só plástico cravado na parte metalica... uma porcaria, dás-lhe uma pancada lá se pode ir uma unha e começa a perder uma gota aqui outra ali, um problema que só vai agravar, e com arrasto pode trazer outros.

se é como tu dizes e tem lógica, ele iria ter problemas mais cedo ou mais tarde. mas 10 anos depois não, a não ser que algo cedesse pela idade. ou gretasse ou fissurasse ou algo assim. se ele tivesse dado uma pancada maior, teria tido problemas naquela altura, nunca seria agora.

lino, nem parece teu. leste bem? ele já pagou o trabalho e aquilo não era nenhum orçamento. até já tinhas comentado várias vezes antes..

Tens razão, tinha "saltado" essa parte! :sh)

Sendo assim é grave e pode dar azo a uma reclamação ou até a uma queixa formal. Mas como isso pode dar pano para mangas e prejudicar ambos num conflito moroso, caro e burocrático, o melhor era tentar negociar uma solução em que o mecânico/oficina fizesse um desconto razoável para ambas as partes sobre a despesa total. Tipo 15/20% sobre o valor total.

Não me parece razoável ou lógico, de todo, reverter alguma parte do que foi feito.

Eu nem ponho a coisa do ponto de vista legal. Não há 5 minutos para ligar ao cliente a avisar que o carro tinha problemas adicionais (4 x adicionais relativamente ao razoável previsto e ao conversado sobre o problema?).

Neste caso correu bem (para o mecânico), mas e se o cliente não tem dinheiro para pagar uma conta 4 x acima? Isto nem para o mecânico é bom...

Para ser simpático, é de uma falta de profissionalismo muito grande.

por aqui eu chmamar-lhe-ia roubar à descarada alguém que, por bem, quis que lhe prestassem um serviço e acabou totalmente roubado (esquecendo se o preço das peças ou MO é barato ou caro, que não estou a por isso em causa).

Esses valores até me parecem relativamente razoáveis.

O problema diria que é a falta de transparência , podia ir-te telefonando à medida que fosse preciso aprovação para a peça seguinte. É chato mas ao menos estavas ciente, e no limite podias não aprovar algumas e ficava só o principal para arranjar o problema, se assim fosse possível.

Olha, esse óleo está barato já que é " só " o dobro do preço nas lojas online.

Na Renault, por 4.1L de óleo cobram 120 euros [8b]

Este filme é em tudo semelhante aos meus filmes, quando vou a uma consulta com a médica de família.
Chego lá a queixar-me de uma dor no braço - tendinite​ - e a médica manda-se fazer meia dúzia de exames. Na volta, quando me chama para analise dos resultados, diz que tenho os triglicerídeos elevados, colesterol alto, falta de ferro, pH da urina baixo, eritrócitos e trombócitos baixos, etc.

Eu só queria um naproxeno ou ciclobenzaprina para as dores do braço!!! 🤣🤣🤣

Este filme é em tudo semelhante aos meus filmes, quando vou a uma consulta com a médica de família.
Chego lá a queixar-me de uma dor no braço - tendinite​ - e a médica manda-se fazer meia dúzia de exames. Na volta, quando me chama para analise dos resultados, diz que tenho os triglicerídeos elevados, colesterol alto, falta de ferro, pH da urina baixo, eritrócitos e trombócitos baixos, etc.

Eu só queria um naproxeno ou ciclobenzaprina para as dores do braço!!! 🤣🤣🤣
..mas depois o radiador que montado enviesado tem fuga, aquece o motor e o dono faz-se de santo e pergunta porque não foi tudo arranjado...

E não quer pagar nada.

Clientes assim é de fugir.

..mas depois o radiador que montado enviesado tem fuga, aquece o motor e o dono faz-se de santo e pergunta porque não foi tudo arranjado...

E não quer pagar nada.

Clientes assim é de fugir.

Isto é o direito do contraditório e faz todo o sentido.

Porém, o mais grave é o mecânico não ter avisado previamente o dono! Como já referiram, não custava nada falar previamente com o proprietário para ele decidir!

Estamos a falar de um valor que triplicou a previsão inicial, sem informação junto do dono do bem... que deve valer menos que esta reparação!!!👺

Voltar
Superior