Area marketing - formação

itmartins

New member
Ando a ponderar no proximo ano frequentar o ensino superior - pós-laboral - já não estudo a 5 anos e sei que tinha que fazer um enorme esforço no que toca a estudo, a questão é para alguem que goste da area comercial uma licenciatura em marketing é uma boa aposta?
Eu actualmente estou a trabalhar numa boa empresa da area automóvel e via este curso como uma boa aposta nesta area (pode abrir portas dentro da minha empresa - ou não [:D]), reparei na universidade atlantica, que feedback existe?
Tem oferta pós-laboral e fica perto de casa/trabalho eheh [kiss]

Sendo perto de casa , acho bem. Mas não esperas milagres na progressão de carreira. Este pais está morto em matéria de evolução salarial e profissional. É o salve se quem pode e o mata mata.

Sendo perto de casa , acho bem. Mas não esperas milagres na progressão de carreira. Este pais está morto em matéria de evolução salarial e profissional. É o salve se quem pode e o mata mata.

É que tenho 23 e acho que é nesta altura que devia estar a apostar numa formaçao superior, apesar de gostar do q faço nao é algo q seja garantido(nada é), mas com um curso sempre abre portas a diversas areas. Ainda para mais actualmente as empresas funcionam muito a base da vertente comercial/marketing.

Eu acho que deves fazer o curso sim mas não cries muita fantasias.

As vendas podem ser um profissão espectacular em tempos de vacas gordas ou em empresas em forte crescimento. Mas podem ser um autêntico pesadelo em tempos de crise ou em empresa em dificuldades.

O vendedor é sempre um desgraçado fdp.
Qd as coisas correm bem, o vendedor tem a sorte de trabalhar numa empresa com boas condições e com uma equipa fantástica que o ajuda a vender. Ele é um mercenário vaidoso sem princípios que não vale nada e ganha de mais que todos e explora as condições a empresa que lhe proporciona.

Qd as coisas correm mal, o vendedor não se esforça o suficiente, o vendedor é fdp, vai levar a empresa à falência, o vendedor é isto o vendedor aquilo. Leva no lombo até ficar inconsciente. O resto não interessa.

A profissão de vendas é um profissão dura para se encarrar com garra e muita força pois, qualquer que seja a situação é sempre um grande fdp.
O Marketing, comparado com vendas é para meninos...[:D]

A parte boa das vendas é que quando correm bem, ganha-se bastante dinheiro mas para isso, tem de se saber negociar muito bem os rendimentos variáveis.

Trabalho no sector automóvel (área comercial, tb) e no ano passado retomei os estudos e entrei em Publicidade e Marketing (ao fim de 15 anos parada).

Não é pêra doce e o mais provável é não ter repercussão imediata (pelo menos na empresa onde trabalho), mas está a ser extremamente recompensador. Quanto à Universidade Atlântica, que eu saiba não é propriamente das mais reconhecidas na área, mas sempre é melhor que nada.

Trabalho no sector automóvel (área comercial, tb) e no ano passado retomei os estudos e entrei em Publicidade e Marketing (ao fim de 15 anos parada).

Não é pêra doce e o mais provável é não ter repercussão imediata (pelo menos na empresa onde trabalho), mas está a ser extremamente recompensador. Quanto à Universidade Atlântica, que eu saiba não é propriamente das mais reconhecidas na área, mas sempre é melhor que nada.

Se me permites a questão em que estabelecimento estás? e/ou aconselhas?

Ando a ponderar no proximo ano frequentar o ensino superior - pós-laboral - já não estudo a 5 anos e sei que tinha que fazer um enorme esforço no que toca a estudo, a questão é para alguem que goste da area comercial uma licenciatura em marketing é uma boa aposta?
Eu actualmente estou a trabalhar numa boa empresa da area automóvel e via este curso como uma boa aposta nesta area (pode abrir portas dentro da minha empresa - ou não [:D]), reparei na universidade atlantica, que feedback existe?
Tem oferta pós-laboral e fica perto de casa/trabalho eheh [kiss]

Embora estejam ligadas, são coisas diferentes. Podes procurar formação na área comercial mesmo, há até cursos superiores disso.

Agora, formação em marketing... eu como estou desiludido com a área... é assim: marketing mesmo só meia dúzia é que fazem. Podes ser genial, mas depois vem o gestor, arquitecto, economista, dizer não é assim que quero, é assado. Normalmente mandam em ti e pedem-te para fazer coisas gajos que de marketing pouco sabem e têm é experiência. Claro que 1 em 100 safa-se a ganhar bem, de forma diferente, ou por conta própria ou se for bom em empresas que o valorizam.

Aconselho-te mais a parte comercial, porque mandado por mandado, ao menos ganhas comissões, trabalhas "para ti", quanto mais trabalhas mais ganhas, de um momento para outro podes vender outra coisa qualquer, se sais com um bom portfolio de clientes alguns "seguem-te".

90% dos gajos "de marketing" dão é apoio aos comerciais por trás, a ganhar uma ninharia e a ver os comerciais fazer dinheiro...

Embora estejam ligadas, são coisas diferentes. Podes procurar formação na área comercial mesmo, há até cursos superiores disso.

Agora, formação em marketing... eu como estou desiludido com a área... é assim: marketing mesmo só meia dúzia é que fazem. Podes ser genial, mas depois vem o gestor, arquitecto, economista, dizer não é assim que quero, é assado. Normalmente mandam em ti e pedem-te para fazer coisas gajos que de marketing pouco sabem e têm é experiência. Claro que 1 em 100 safa-se a ganhar bem, de forma diferente, ou por conta própria ou se for bom em empresas que o valorizam.

Aconselho-te mais a parte comercial, porque mandado por mandado, ao menos ganhas comissões, trabalhas "para ti", quanto mais trabalhas mais ganhas, de um momento para outro podes vender outra coisa qualquer, se sais com um bom portfolio de clientes alguns "seguem-te".

90% dos gajos "de marketing" dão é apoio aos comerciais por trás, a ganhar uma ninharia e a ver os comerciais fazer dinheiro...

É curioso que a ideia que eu e muitos têm é que é o pessoal do marketing que dá ideias sobre tudo, opina sobre tudo e lança campanhas que os outros não conseguem assegurar.
Curioso a visão que cada um têm.

PDCouto o unico curso desse genero é o comercio internacional, referes-te a esse?

Depois de ler a tua opiniao sobre a malta q está na area de marketing fiquei com a pulga atras da orelha.. [:D] Só que segundo fui informado (exemplo dado na area automovel) normalmente quando pedem pessoas para a area comercial (gestão clientes etc) é normalmente malta na area gestão ou marketing.

Não consigo encontrar feedback do curso de comercio internacional (que pelo que vi tem uma vertente logistica)

Não consigo encontrar feedback do curso de comercio internacional (que pelo que vi tem uma vertente logistica)

Esse curso é muito interessante mas não tem totalmente ver com vendas.

São técnicas e procedimentos para fazer a parte administrativa dos negócios internacionais em que a parte logística é só um detalhe no meio de muitos outros.

Vamos imaginar que és vendedor de tablets e tens um cliente grande que quer comprar 1000 tablets e te diz que paga até 50 € por cada com a especificação tal tal.

Tu conheces um chinês que os fabrica na china por 30€.

Agora: faz o negócio.[:D]

Há duas formas: ou sabes fazer porque aprendeste numa empresa que faz este tipo de negócios ( como eu aprendi à cabeçada). Ou então tiras um curso de comercio internacional em que se explicam os procedimentos administrativos e burocráticos para se concretizar o negócio.

É curioso que a ideia que eu e muitos têm é que é o pessoal do marketing que dá ideias sobre tudo, opina sobre tudo e lança campanhas que os outros não conseguem assegurar.
Curioso a visão que cada um têm.

Isso é pq tens a sorte de trabalhar numa grande empresa...

Se me permites a questão em que estabelecimento estás? e/ou aconselhas?

Eu estou na ESCS e, pelo feedback que tenho, está bem referenciada.

Mas, se surgir a oportunidade, não estou a pensar em ficar-me pela área comercial. Marketing research / Estudos de mercado estão na calha.

Última edição:
Voltar
Superior