Ar Condicionado Habitacional

LEMF

New member
Bom dia,

Estou a fazer uma remodelação em casa e pretendo colocar um sistema de Ar Condicionado. Não estou com muita vontade de passar o que passei no Verão passado, em que só me apetecia estar nu, deitado no mosaico da cozinha [:D]

Então, eis o que me disseram:
"Ar condicionado é Daikin ou Mitsubishi, esquece o resto".
Ok, pesquisei muito sobre o assunto e será mesmo isso, um Daikin.

Vou colocar uma máquina exterior, que alimenta 5 máquinas interiores (3 quartos, sala e cozinha).

1. Gostava de saber o vosso grau de satisfação com o vosso AC doméstico, quais os problemas normais e se notam aumentos de factura de electricidade grandes, e;
2. Se me podem recomendar empresas de instalação que façam um trabalho limpo, e sem problemas. Ou seja, empresas que saibam o que fazem, e não apenas artistas que espetam umas coisas nas paredes.

Obrigado [;)]

Cumps

Posso falar da experiência com Daikins.
Tivemos 2 motores em partes opostas da habitação. O primeiro motor alimentava 3 splitters enquanto o outro alimentava 2.
Problemas em 10 anos foram praticamente inexistentes sendo que a manutenção tem sido basicamente lavar filtros e andar. No entanto há um splitter que começou a pingar a pingar àgua à cerca de 2 anos e ainda não foi arranjado (nem voltou a ser utilizado). Daquilo que pesquisei pode ser "uma bola de pelo" na tubagem que sai do AC para o tubo de drenagem e a solução é bastante simples. Mas ainda não houve oportunidade para lá mandar um técnico averiguar. No próximo ano os motores devem ser revistos e recarregados. A factura sobe sempre um pouco mas se fores racional e usares bem os timers tens a casa sempre fresca / quente com relativamente pouco incremento. De notar que o contador da habitação onde está feita esta instalação é bi-horário. Normalmente nestes verões mais quentes os AC's tiveram ligados 24/7 o que levou a um aumento da conta na ordem dos 50%.

Como vantagens:
-Podem ser usados de Verão e de Inverno;
-Baixos custo de manutenção;
-Grande eficácia;
-Tem também função de desumidificador;
-Agora certamente deverá haver uns que fazem cafés [:p]

Desvantagens:
-Talvez o investimento inicial, em equipamento do bom;

Tenho um ar condicionado Mitsubishi e ate agora zero problemas, aconselho vivamente, ja em relação a outras marcas já tive um da marca lg e outro da beko, e digo desde já que era problemas atras de problemas, acredita que o que gastas agora a mais na compra vai-te compensar a medio longo prazo.
já agora de fores do norte, a empresa que me instalou é esta Nuno Strothmann & Ribeiro , instalação 5* e optimos profissionais, mas a nivel de preços nao foram propriamente os mais baratos que encontrei.

os ACs é daquelas coisas em que ou se poupa na compra e depois gasta-se na conta da luz, ou gasta-se mais na compra e depois "poupa-se" na conta da luz.

deduzo que tenhas uma moradia e que as tubagens vão passar pelo sotão, no entanto, equacionas-te os custo de uma instalação descentralizada vs uma instalção centralizada como estás a falar?

tenho 3 ACs da panasonic em casa com 5 anos. manutenção 0, apenas lavar os filtros uma vez por ano. os custos da electricidade durante o verão são marginais, os ACs gastam pouca luz para fazer frio, agora no inverno a conta da luz sobe, não para o dobro mas anda lá perto.

Última edição:
Tenho 4 Mitsubishi vai para uns bons anos, zero problemas e continuam super silenciosos. Não vale a pena andar pelo barato, eu fui nessa cantiga e ao fim de um ano já os estava a substituir.

Além de que, há diferenças evidentes no que aquecem/arrefecem. Já tive uns Gree, aliás, ainda tenho um, e os Mitsubishi com igual potência aquecem e arrefecem muito melhor.

Em suma, é dos casos em que a conversa do barato sai caro assenta muito bem.

Última edição:
já tens preços ?

+ 5 mil ?

Até agora só tenho um orçamento de 5 mil. Mas queria ver se arranjava ou um tipo para me meter máquinas melhores pelo mesmo preço, ou um pouco menos em termos de preço final. Apesar de tudo, estes 5 mil já são para gama premium (FTXS) e não confort (FTXS-K | Daikin). No fundo queria duas FTXS 35 para sala e cozinha, combinado com FTXS 25 para três quartos. O tipo está a por tudo a FTXS 25. Mas acho que consigo encaixar as FTXS 35 nesse mesmo orçamento. Mas como é a única pessoa a quem pedi orçamento, queria comparar com uma 2.ª opinião.
Acho que para residências só gostava de ter os Daikin EMURA (aposta clara no design), e NEXURA (estes é que adorava ter, mas custam mais de 1000 euros cada spliter [:D]). Mas creio que os FTXS têm mais funcionalidades que os EMURA.

os ACs é daquelas coisas em que ou se poupa na compra e depois gasta-se na conta da luz, ou gasta-se mais na compra e depois "poupa-se" na conta da luz.

deduzo que tenhas uma moradia e que as tubagens vão passar pelo sotão, no entanto, equacionas-te os custo de uma instalação descentralizada vs uma instalção centralizada como estás a falar?

tenho 3 ACs da panasonic em casa com 5 anos. manutenção 0, apenas lavar os filtros uma vez por ano. os custos da electricidade durante o verão são marginais, os ACs gastam pouca luz para fazer frio, agora no inverno a conta da luz sobe, não para o dobro mas anda lá perto.

Não, é mesmo um apartamento. As tubagens serão passadas pelas paredes, uma vez que a casa vai para obras completas. No fundo, escolhi a opção de ter uma máquina exterior apenas por ser um apartamento. Vou colocar a máquina na varanda. No entanto, pelo que estou a ver na tabela de preços da Daikin, fica quase ao mesmo preço ter 2 máquinas ou apenas 1 (ver página 14/15 daqui www.solarcondicionado.pt/files/price-tables/Tabela-Precos-Daikin-2013.pdf). Poderia efectivamente colocar uma máquina para a sala e cozinha, e outra para os quartos. A que estava a pensar por na casa é a única que alimenta 5 spliters (5MXS90E). Agora fiquei confuso com essa da 1 máquina vs. 2 máquinas...:confused:

Eu tenho um destes:

http://www.mitsubishielectric.pt/admin/uploadedfiles/90f5e98916eeca508c51a9f65a7a43a3.pdf

É a gama alta doméstica. Acima disso só as gamas "tipo design" mais umas mariquisses mas a mecânica e electronica é igual.

Até tem opção de wifi wireless.... Por mais 170€ que optei por manter no bolso[:D]

Vantagens: as pessoas não percebem que é um AC pois é rectangular e muito discreto, totalmente programável e bastante eficiente e económico...
Desvantagens: caro para burro.:sh)

Voltar
Superior