ar condicionado do meu alfa 33

paralelo

Well-known member
comprei o meu alfa 33 à cerca de 3 anos. só tinha uma mão de livrete e foi sempre bem tratado...

o carro tem ar condicionado que nunca tive coragem de usar apesar de saber que está a funcionar bem ( liguei uma vez para ver como estava).

Tem um selo de inspecção do ano de 1998, por isso penso que a ultima inspecção foi nesse ano, mas até poderá ser mais recente e não terem posto o selo..

estou com ideia de marcar uma revisão ao sistema para ver como está.

Alguém me pode dizer o que terá de ser feito e quanto vou gastar???

O carro é o privilege ( ultima série) de 1994

Não vejo porque te preocupas anto com isso.

Utiliza normalmente o AC, se vires que de facto há uma irregularidade no sistema, aí sim deves fazer uma breve revisão ao caso.

comprei o meu alfa 33 à cerca de 3 anos. só tinha uma mão de livrete e foi sempre bem tratado...

o carro tem ar condicionado que nunca tive coragem de usar apesar de saber que está a funcionar bem ( liguei uma vez para ver como estava).

Tem um selo de inspecção do ano de 1998, por isso penso que a ultima inspecção foi nesse ano, mas até poderá ser mais recente e não terem posto o selo..

Se o A/C esta a arrefecer o ar convenientemente...a partida n precisas de te preocupar cm isso.
Agora se faz pouco frio...podera ter que levar acrescimo de gas no sistema.
Geralmente pagasse o mesmo por carregar completamente o a/c...quer por "acrescentar" gas ao ja existente...deve andar a volta dos 40€.
Tb podes mudar o filtro de habitaculo...caso esteja sujo...creio q um filtro desses deve custar prai 15€.

Cumps

tem pidad ha 2 meses comprei tb um alfa romeo 33 de 94 versao feeling :) e tb ainda n usei o a/c tenho medo q akilo rebente apesar do carro na altura que o comprei ter apenas 106.000kms e mto bem estimado.... tb n sei se o hei de ligar? amanha experimento talves

medo de usar o a.c.???:confused:

aquele botao com essas fantasticas letras"a.c" nao é um detonador!
a serio.... experimentem... eu nao me lembro de andar no meu carro com o a.c desligado.. ta sempre on![:cool:] ah... e nunca explodiu..!

Fonix, voces tem ac e nao o usam??? o carro que vou passar a andar nao tem e olhem que nao me importava nada de la ver o botaozinho...[:D]
isso nao explode!!![:p][:D] o pior que pode acontecer e verem o ponteiro da gasolina descer com maior rapidez,nada mais[;)]
cumps,,

Isso não rebenta, pode é rebentar a carteira se...

Isso não rebenta, pode é rebentar a carteira se...

O ac é para funcionar sempre, mesmo no inverno, evitam-se assim chatices de maior pela falta de uso do compressor, evaporador e outros...

Importante: os fluidos
Existem dois tipos de líquidos frigogéneos no ar condicionado dos automóveis:
- o R134a, utilizado depois de 1994;
- o R12, presente nos veículos antes de 1994.
Atenção: a utilização do fluido R12 é proíbida desde 1 de Janeiro de 2001. Se o seu sistema de ar condicionado está equipado com este fluido, ou em caso de dúvida, consulte os nossos técnicos.

O ar condicionado exige uma manutenção regular...
Não só para funcionar, mas também para garantir a entrada de ar puro.
Uma boa manutenção integra a substituição do fluido frigogéneo (este evapora-se e envelhece), dos filtros e tratamento anti-bactérias do circuito.

Para quê fazer uma revisão do ar condicionado?
A não utilização do ar condicionado durante o Inverno, associada às vibrações do veículo, são fontes de micro-fugas nas tubagens; assim, os fluidos correm o risco de se tornar insuficientes. Esta falta de fluidos impede que a lubrificação do circuito seja feita em boas condições. Existe então o risco de danificar o ar condicionado e o compressor (o que se pode tornar bastante dispendioso).
E mais, esta falta de fluido provoca um aumento dos consumos de combustível.
Por outro lado, o filtro de habitáculo purifica o ar das poeiras, dos pólens e das partículas que penetram no habitáculo. Torna-se portanto necessário proceder à sua substituição quando este se encontra em más condições.
Uma manutenção bem feita ao nível do ar condicionado preserva o seu bem estar no Verão, assim como no Inverno, graças a um desembaciamento rápido e eficaz dos vidros.

http://www.norauto.pt/servicos/climatizacao.htm

Não sei qual é o interesse em gastar dinheiro a manter uma coisa que nem se sabe se está a funcionar ou não porque no espaço de 3 anos só foi utilizada uma vez.
Mais vale esquecer que aquilo lá está.
Eu, sinceramente, não conseguía andar num carro com AC sem o utilizar. Aquilo faz muita falta e não é só no Verão. A rapidez com que desembacia os vidros no Inverno, é um acréscimo importante na segurança.

Não sei qual é o interesse em gastar dinheiro a manter uma coisa que nem se sabe se está a funcionar ou não porque no espaço de 3 anos só foi utilizada uma vez.
Mais vale esquecer que aquilo lá está.
Eu, sinceramente, não conseguía andar num carro com AC sem o utilizar. Aquilo faz muita falta e não é só no Verão. A rapidez com que desembacia os vidros no Inverno, é um acréscimo importante na segurança.

A quem o dizes... [:D]

Por acaso tenho um 33 precisamente dessa versão (privilege). Quando o comprei, vinha com o a.c. descarregado. mandei carregar o gás (paguei cerca de 50€), e até a data tem funcionado 5 estrelas. Apesar das criticas, gosto bastante do a.c do carro, arrefece rápido e é impecavel para desembaciar os vidros.

Voltar
Superior