aquecimento

pjpereira

New member
Amigos tenho um Ford fiesta techno de 1999.
O manómetro da temperatura do meu fiesta não é digital e a leitura é feita pelo ponteiro na palavra normal.
Comprei o carro novo e durante 8 anos o carro em estrada o ponteiro da temperatura trabalhou sempre no meio das letras N O e no para arranca nas letras M a encostar à letra A.
Há dois meses atrás em estrada veio-me um granda calor aos pés olho para o manómetro da temperatura e o carro neste caso o ponteiro está na letra M … não sendo normal pois é um valor de filas de transito parei logo o carro e verifiquei tudo e o carro estava OK.
A partir dessa data o carro em estrada o ponteiro trabalha no M e em filas de transito na letra L.
O carro foi ao concessionário Ford aonde comprei o carro e a Ford diz que testou o carro e que está tudo OK.
Disse-me ainda a Ford que teste a junta da cabeça.
Por minha iniciativa o meu mecânico colocou :

Termóstato
Sensor de temperatura
Válvula de temperatura
Liquido de refrigeração
O radiador foi desmontado e foi verificado que estava ok
A bomba de agua tem 1 ano e foi verificada e está ok
O manómetro da temperatura foi testado e estava ok

O carro não gasta agua , não gasta óleo , nem mistura ambos.
Alguém pode ajudar ?

E depois disso tudo continua a aquecer?

É que tudo levava a crer que fosse do termostacto que não fazia disparar a ventoínha...

Será que não existe ar no circuito de refrigeração?

Um teste simples de fazer é, com o carro parado, deixar atingir a temperatura normal e esperar que a ventoínha dispare. Se não disparar há que verificar o termostacto e eventualmente sangrar o sistema de refrigeração.

E depois disso tudo continua a aquecer?

É que tudo levava a crer que fosse do termostacto que não fazia disparar a ventoínha...

Será que não existe ar no circuito de refrigeração?

Um teste simples de fazer é, com o carro parado, deixar atingir a temperatura normal e esperar que a ventoínha dispare. Se não disparar há que verificar o termostacto e eventualmente sangrar o sistema de refrigeração.

a ventoinha está a disparar , está é a disparar mais tarde , ela devia disparar nas letras M A e está a disparar no L...

E acho não tenho a certeza o termostato só está abrir no M , estranho o termostato trabalha sozinho correcto ?
Digo isto porque o carro em estrada não passa do M.

Apelo as dicas de todos em especial aqueles que tem ford fiesta ...

obrigado

no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...

[joke mode=On]
Abate Street lol
[/joke]

no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...

[joke mode=On]
Abate Street lol
[/joke]

como tinha dito no meu primeiro post ... o carro já levou sensor de temperatura e válvula de temperatura...

Boas. Pede para substituirem a torneira ( fica nos tubos que vão do motor para o radiador de chaufagem), isso fica barato e de certeza que resolves o problema. Custa cerca de €10.
Cmpts.

Boas. Pede para substituirem a torneira ( fica nos tubos que vão do motor para o radiador de chaufagem), isso fica barato e de certeza que resolves o problema. Custa cerca de €10.
Cmpts.

amigo obrigadissimo pela sua dica...
já fiz isso ... até cheguei andar sem os tubos que vão para a sofagem ligados à sofagem ...
mas o carro continua aquecer ...
tou à beira do desespero vs loucura ...

amigo obrigadissimo pela sua dica...
já fiz isso ... até cheguei andar sem os tubos que vão para a sofagem ligados à sofagem ...
mas o carro continua aquecer ...
tou à beira do desespero vs loucura ...

Já foi verificado o tubo de retorno ao vaso de expansão?
Por vezes fica entupido e é o suficiente para aquecer.
Se foram mudadas a válvula do ponteiro e da ventoínha, pode ser também o termostato que não abre completamente.
Se este for eliminado, e testando com o carro parado a trabalhar, caso deixe de aquecer fica a dúvida eliminada...

Já foi verificado o tubo de retorno ao vaso de expansão?
Por vezes fica entupido e é o suficiente para aquecer.
Se foram mudadas a válvula do ponteiro e da ventoínha, pode ser também o termostato que não abre completamente.
Se este for eliminado, e testando com o carro parado a trabalhar, caso deixe de aquecer fica a dúvida eliminada...

amigo telmauto , a tubagem está ok ... o carro faz a circulação da agua normalmente ... apertando os tubos ... ve-se a agua a mexer no vaso de expansão...

já coloquei dois termostatos novos e de origem ... e nada ...

amigo telmauto , a tubagem está ok ... o carro faz a circulação da agua normalmente ... apertando os tubos ... ve-se a agua a mexer no vaso de expansão...

já coloquei dois termostatos novos e de origem ... e nada ...

Refiro-me ao tubo fino que entra no vaso de expansão.
Com o motor a trabalhar e o tubo desencaixado este tem de deitar água...

Amigos tenho um Ford fiesta techno de 1999.
O manómetro da temperatura do meu fiesta não é digital e a leitura é feita pelo ponteiro na palavra normal.
Comprei o carro novo e durante 8 anos o carro em estrada o ponteiro da temperatura trabalhou sempre no meio das letras N O e no para arranca nas letras M a encostar à letra A.
Há dois meses atrás em estrada veio-me um granda calor aos pés olho para o manómetro da temperatura e o carro neste caso o ponteiro está na letra M … não sendo normal pois é um valor de filas de transito parei logo o carro e verifiquei tudo e o carro estava OK.
A partir dessa data o carro em estrada o ponteiro trabalha no M e em filas de transito na letra L.
O carro foi ao concessionário Ford aonde comprei o carro e a Ford diz que testou o carro e que está tudo OK.
Disse-me ainda a Ford que teste a junta da cabeça.
Por minha iniciativa o meu mecânico colocou :

Termóstato
Sensor de temperatura
Válvula de temperatura
Liquido de refrigeração
O radiador foi desmontado e foi verificado que estava ok
A bomba de agua tem 1 ano e foi verificada e está ok
O manómetro da temperatura foi testado e estava ok

O carro não gasta agua , não gasta óleo , nem mistura ambos.
Alguém pode ajudar ?

Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço

Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço

isso nunca me tinha passado pela cabeça ... vou amanha ver isso ... vou aqui a uma casa de escapes para eles verem isso ...
não vou colocar esta dica de parte ...

obrigado

Se quiseres passa por cá para vermos isso [;)]

Dá para ver ao levantar o carro se o catalizador está bom ou não ?
Se o catalizador tiver dado o berro o que se nota ?

Voltar
Superior