Aquecimento polo 1997

Andre8

New member
Boas pessoal,
Tenho um polo 1.0 fox de 1997 que me está a dar algumas dúvidas.
É o seguinte: a temperatura do carro em andamento mantém-se sempre no mínimo praticamente, o ponteiro quase nem sobe, e quando sobe baixa logo. Mas caso esteja no para-arranca ou mesmo parado ele sobe até aos 70 e a ventoinha dispara, baixando a temperatura para os 60 mais ou menos. No outro dia, num para arranca muito longo e com muito calor a temperatura passou dos 70 para os 80 mais coisa menos coisa e o carro foi abaixo.
O que poderá ser isto?
Caso ajude em alguma coisa, o termóstato é novo e fiz recentemente uma viagem de 550km sem problemas.

Se, de facto, o termostato é novo e não tem qualquer defeito, pode ser o sensor da temperatura.

Sim, mesmo antes de mudar o termóstato já estava assim. O sensor de temperatura dá para testar em casa? É porque estou deslocado da minha cidade e necessito do carro para trabalhar todos os dias, pelo que não tenho possibilidade de deixar o carro no mecânico...

Não sei André, mas é uma peça que costuma ser barata. Eu trocava isso para testar. Agora também podes ter tido azar com o termostato e estar com defeito, ou algo não ter corrido bem na instalação do mesmo.

Já falaste com o mecânico que fez o serviço?

O facto de o termostato ser novo não indica nada... É o adequado? E funciona mesmo?

Ou seja... abre a que temperatura? E abre todo? É de uma marca conceituada?

Se a resposta for sim a tudo! Óptimo! Já fizeram uma revisão ao sistema de arrefecimento?

Outra questão... o sensor de temperatura estará mesmo bom? Não é normal um motor funcionar a 70ºC...

Voltando à vaca fria... já alguém se debruçou seriamente sobre esse motor? Não! Certamente...

Boas pessoal,
Tenho um polo 1.0 fox de 1997 que me está a dar algumas dúvidas.
É o seguinte: a temperatura do carro em andamento mantém-se sempre no mínimo praticamente, o ponteiro quase nem sobe, e quando sobe baixa logo. Mas caso esteja no para-arranca ou mesmo parado ele sobe até aos 70 e a ventoinha dispara, baixando a temperatura para os 60 mais ou menos. No outro dia, num para arranca muito longo e com muito calor a temperatura passou dos 70 para os 80 mais coisa menos coisa e o carro foi abaixo.
O que poderá ser isto?
Caso ajude em alguma coisa, o termóstato é novo e fiz recentemente uma viagem de 550km sem problemas.

Parace-me ser mais o quadrante que não te está a informar a temperatura correcta.
Liga um cabo de diagnostico para ver que temperatura é lida pela ECU.
Podes também ler o sensor com um multímetro, mas tens que saber a tabela ohms vs temperatura.

Os Pólos são frios por natureza! Estamos é a falar de pessoas que não levam os carros a resolver os problemas que têm a locais que não sejam mais que troca-peças! E, por vezes, nem isso fazem bem!

Voltar
Superior