Olá PJPereira.
Bem, pouco te posso adiantar para além daquilo que já foi dito. O Duolingo é uma boa fonte para aprenderes inúmeras línguas.
No entanto, o que eu te sugiro que faças é o seguinte:
Quando eu era muito miúdo e não tinha outras responsabilidades, eu jogava bastante nas consolas. Ou jogava á bola com os pés ou jogava à bola com os dedos.
De qualquer das formas, na altura poucos eram os jogos adaptados ao português. O que aconteceu foi que, ao fazer uma coisa que gostava [jogar], não achei que a barreira da linguagem fosse um fator eliminatório à minha diversão e, por isso, por largos anos o continuei a fazer e, chegado ao 5º ano, já tinha um domínio muito grande do inglês.
A minha sugestão passa por fazeres algo que gostas [ver séries de televisão, ver notícias, ver vídeos no YouTube, navegar páginas,...] em inglês porque, não sendo algo que prejudica a experiência [se realmente gostares do que estás a fazer, o inglês não incomoda], rapidamente começas a fazer associações de palavras e começas a ver que o inglês não é muito diferente do português.
Se tiveres tempo para isso [presumo que estejas desempregado], dedica o tempo que tens livre [aquele que não usas para procurar trabalho ou para a lida doméstica] para fazer algo que gostas mas em inglês!
Muitas pessoas não sabem falar ou interpretar o inglês. Mas quando ouvem uma música, por incrível que pareça, ganham um domínio a pronunciar as palavras que é assustadoramente bom!
TL;DR [Too Long; Didn't Read = Muito longo, não estou para ler esta treta toda]:
- Vê filmes/séries com legendas em inglês para aprenderes a pronúncia e ganhares vocabulário. Isto é bom porque as palavras ganham um contexto;
- Diverte-te mas tenta ter o inglês presente porque, partindo do príncipio que passas muitas horas a fazer o que gostas, passas várias horas com o inglês e rapidamente te acostumas ao mesmo.
Espero ter ajudado.