Aprender inglês em casa

O meu inglês é médio para leitura, mau para falar e mau para escrever.
Eu não tenho muito tempo nem dinheiro para ir para uma escola tipo cambridge school, por isso resolvi ver as coisas por mim mesmo

Acho que o passo mais lógico seria comprar uma boa gramática.

Alguém recomenda alguma?

E o que acham da ideia de aprender ou melhorar sozinho o meu inglês ou será que com um professor é muito mais vantajoso?

Minha irmã ganhou uma colecção chamada "New BBC English", com uma série de livros, CD's e DVD's... como ela não lhes deu uso, peguei emprestado para praticar um bocado...

Apesar do material audiovisual ser um bocado antigo, com um ar de 1990, estou bastante agradado com a qualidade e simplicidade.
Não sei quanto custa o material mas é bastante bom, mesmo para quem não tem qualquer disciplina autodidacta.

Gramática tenho a oxford que já vem desde os tempos de escola, considero-a muito boa e na altura achei-a muito adequada aos conteúdos que aprendia na escola.

Outra sugestão, filmes com legenda em inglês.

Eu antes via normalmente com legendas em português mas a determinada altura comecei a fazer um esforço para ler tudo em inglês e considero-me mais fluente e desenrascado graças a esse esforço. Porque mesmo retendo algumas frases ou expressões, com as legendas em português o que não entendemos não fazemos um esforço para compreender.

Não percebo nada de técnicas de ensino, mas não me parece que uma gramática seja um bom instrumento para aprender inglês. Fazer um curso pela net sim, pode ser uma boa ideia, como propõe o biker. Ver filmes com legendas em inglês também resulta. Ouvir podcasts em inglês também. Para melhorar a pronúncia é mesmo preciso falar, nem que seja sozinho. Ler livros em voz alta, por exemplo.

Não percebo nada de técnicas de ensino, mas não me parece que uma gramática seja um bom instrumento para aprender inglês. Fazer um curso pela net sim, pode ser uma boa ideia, como propõe o biker. Ver filmes com legendas em inglês também resulta. Ouvir podcasts em inglês também. Para melhorar a pronúncia é mesmo preciso falar, nem que seja sozinho. Ler livros em voz alta, por exemplo.

É o que tem resultado comigo. Cursos já os deixei de lado há muitos anos...

E como todas as línguas tem que ser praticada regularmente porque senão adeus...mesmo que tenhas vivido lá fora por uns tempos. Passados uns tempos cá, voltas a perder o "ritmo"...

É aí que faz mais falta um professor, para corrigir.
E na escrita também dá jeito, porque há palavras nas quais os próprios ingleses
se enganam. Como é o caso da imagem aí atrás, e "your"/"you're", por exemplo.

Outra coisa simples que também podes fazer, é colocar o telemóvel, mail, tudo o que for possível, em Inglês. Sempre te obriga a ler e a ter contacto com inglês.

Eu até este forum tenho na opção inglês.

Pode sempre tambem ir seguindo as noticias na BBC, tem vídeos dos noticiários e tudo.

E já agora, cuidado com o inglês, inglês de Inglaterra é bastante diferente do inglês dos USA, diria mesmo que são muito mais diferentes que o português do Brasil e de Portugal.

Estudar sem "um guia", apenas praticando e lendo o que se vê por ai, corres o risco de aprenderes um inglês mix.

Não diria que precisavas de um professor, mas fazendo o esforço de contactar com o inglês todos os dias, uma gramática para praticar, e alguém que conheças que seja bom em inglês para te corrigir uma composição de tempos a tempos, e já fazias progressos assinaláveis.

Deu-me um flash e lembrei-me deste tópico.

Desde à uns tempos que só falo em inglês com algumas pessoas portuguesas ( que falam inglês muito bem) e sinto que tenho feito mais progressos do que quando andava a ter aulas de inglês.

Há parte dos olhares estranhos nas lojas ou rest. quando falamos em inglês entre nós mas respondemos em português aos funcionários... é uma experiência positiva.

Última edição:
Para treinar a pronuncia e o ouvido uma professora de ingles recomendou-me ouvir videos de ingleses nativos, transcrever palavra a palavra e depois gravar a repeticao em voz alta. Depois compara-se e detecta-se facilmente one é preeciso melhorar.

Voltar
Superior