apreensão de viatura .

offpring

Banido
boas ! há 2 semanas, vendi um carro a um meu conhecido, no entanto ainda não registou o carro em seu nome, estou a pensar mandar apreender ou cancelar a matricula, no entanto, eu não queria fazer uma " maldade" gostaria de saber por exemplo se mando apreender o carro, e passados 5 dias ele decide fazer o registo, havera algum problema em ele fazer o registo normalmente, ou terá algum inconveniente tendo o carro já um pedido de apreensão ?
obrigado.
cumps.

Esperas os 60 dias que o comprador tem para averbar a viatura (e ir apertando com esse teu conhecido). Só ao fim desses 60 dias é que tens o direito de mandar apreender a viatura. Se posteriormente ao pedido de apreensão ele fizer o registo em nome dele o pedido fica sem efeito.

60 dias mem ?? então se nesses 60 dias cometer alguma infracção , eu seria o responsável, porque a viatura ainda esta no meu nome.

Até á mudança de proprietário por parte do terceiro serás sempre chateado para dizer quem foi o infractor de determinada infracção ou até o autor de algum crime onde o veiculo tenha estado envolvido.
Se tiveres na tua posse a declaração de compra e venda assinada e datada é o meio de prova suficiente para mostrares que já não és o dono do carro. Aconselhava também que cumprisses o disposto no artigo 118º, nº4 do C.Estrada.

Quando lhe entregaste a viatura, não ficaste com cópia da declaração de venda assinada pelos dois com a data da venda nem o fizeste assinar um termo de responsabilidade, em que a partir das tantas horas do dia tal, a responsabilidade da viatura e de tudo o que acontecesse com a mesma era dele?
Se não fizeste nenhuma das duas coisas, ERRO CRASSO e reza para que não aconteça nada. E aperta com ele para mudar o nome, ameaçando mesmo que vais mandar apreender a viatura.

Quando lhe entregaste a viatura, não ficaste com cópia da declaração de venda assinada pelos dois com a data da venda nem o fizeste assinar um termo de responsabilidade, em que a partir das tantas horas do dia tal, a responsabilidade da viatura e de tudo o que acontecesse com a mesma era dele?
Se não fizeste nenhuma das duas coisas, ERRO CRASSO e reza para que não aconteça nada. E aperta com ele para mudar o nome, ameaçando mesmo que vais mandar apreender a viatura.

Vale zero para todos os efeitos.

boas ! há 2 semanas, vendi um carro a um meu conhecido, no entanto ainda não registou o carro em seu nome, estou a pensar mandar apreender ou cancelar a matricula, no entanto, eu não queria fazer uma " maldade" gostaria de saber por exemplo se mando apreender o carro, e passados 5 dias ele decide fazer o registo, havera algum problema em ele fazer o registo normalmente, ou terá algum inconveniente tendo o carro já um pedido de apreensão ?
obrigado.
cumps.

Tens p.m.

ena pah !! já vendi alguns carro na minha vida, obviamente fiquei com a declaração de venda assinada pelos 2 , mas por norma sempre faço de imediato a mudança de nome na conservatoria estando os 2 presentes neste casso foi diferente só fiquei com a declaração de venda assinada pelos 2 , o termo, achei que não foi preciso por ser meu conhecido.

Ai é? Por acaso pensava (e como eu bastantes pessoas com quem falo e alguns deles vendedores de carros) que, as duas em conjunto, teriam mais "força" legal que somente a declaração da venda.

O único documento válido para demonstrar que o carro passou de mãos é a declaração de venda ou, indo directamente à conservatória e efectuar logo ali o registo ( preferencial).
Se os vendedores te dizem isso, pergunta-lhes porque é que quando compram carros usados ou trocas e ficam com eles para posterior venda , não cumprem a obrigação de colocar os carros em seu nome( empresa) ?

Para pouparem o dinheiro da transferência e para não aumentar o número de registos.
Por isso é que muitos deles, pedem para não meter a data de venda.
Ilegal, mas prática comum.

Para pouparem o dinheiro da transferência e para não aumentar o número de registos.
Por isso é que muitos deles, pedem para não meter a data de venda.
Ilegal, mas prática comum.

O custo da transferência ronda os 25€, não será por aí... O nº de registos não aumenta se o carro estiver em posse deles menos de 180 dias. Além disso hoje em dia, com o DUA, o nº de registos nem está visível.

Mas eles já têm esta prática intrinsecamente dentro deles.
Além de que, se retomarem 10 carros num mês... são 600 euros.
MrsX, o custo de tranferência de propriedade são 60 euros e não 25...
Qual o custo?
A informação completa sobre os custos associados pode ser consultada na Regulamento Emolumentar dos Registos e Notariado, sendo que:

• Por cada registo subsequente: € 60

Estás errado. Esse é o custo para um regime normal. Os profissionais do sector têm acesso a um registo provisório que tem um custo inferior, como disse antes.

Além disso acaba por ser concorrência desleal uma vez que acabam por não ter os mesmos custos que os profissionais que trabalham de forma correcta. Todos os que se esquivam deviam levar cá uma traulitada!!!

Última edição:
Voltar
Superior