A grande diferença entre a UZO/rede4 e a Vodaf. Directo em termos de tarifário é que nas primeiras, pode-se alternar para o tarifário de 0.12 sem qualquer custo (basta carregar 0.15€), enquanto na Vodafone só pode ser feita de 3 em 3 meses, caso contrário tem um custo de 5€. A rede4, em relação à UZO, acresce julgo que melhor qualidade de voz (melhores infra-estruturas Optimus em relação à TMN) e mais e melhores serviços: Internet/3G, apoio 0.40€/chamada. Como contras parece que o voice mail tem um custo de 5€, julgo que de activação.
A única vantagem que as redes ditas normais têm, na minha opinião, são os pontos. Mesmo quem faz 10/15€ mês, mas nem sempre as promoções são muito vantajosas, especialmente no caso da TMN.
Os novos self-service da TMN e Vodafone julgo que são bastante equilibrados para quem faz chamadas para a própria rede. No meu caso, configurei agora um TMN com 9/cent para TMN, 19 para outras e SMS a 12 cent com carregamentos mínimos mensais de 10€. Vou ver uns tempos, para ver se compensa mudar para a UZO ou não.
O grande problema de trocar de operador (tipo TMN->Vodafone ou Vodafone->Optimus) é que se fica com um aviso sempre que ligam para o nosso número se forem de outra rede móvel (os fixos não ouvem).
Atenção, o número portado não pode desligar esse aviso! Não se deixem enganar por qualquer vendedor ou operador. Quem pode desligar o aviso é cada número chamador e desactivar por completo o aviso de portabilidade para qualquer rede. Sempre que ligar agora desse número que desactivou para o número portado, pode não ouvir o aviso nunca mais, mas se ligar de outro em que está activo e de outra rede, com certeza irá ouvir! Isto é muito chato porque ao ouvir a operadora dizer "O número que marcou pertence a..." as pessoas pensam que o nr. está desligado e tendem a desligar a chamada. Com certeza já aconteceu isso com imensas pessoas, e muitas vezes podem ser chamadas importantes, que podem nem sempre valer os euros que se ganham na poupança da troca de rede. Portanto, acho que vale a pena ponderar bem em mudar mesmo de operador. Ex, se tem Vodafone e está descontente, mais vale Vodafone directo, apesar de o serviço ser pior que a UZO e a rede4, por exemplo.