topspeed
New member
Com o carro original não sei.
Mas com o carro alterado mal não faz certamente, o facto de estar sem catalisador, faz com que os gases de escape sejam libertados mais rápidos e assim faz com que a temperatura na zona do turbo seja menor. É qualquer coisa deste género que agora não me lembro!
Estou a relativizar a carros turbo-diesel.
Só sei que esta moda de ter o carro "directo", está cada vez mais forte. Especialmente nos diesel. Cada vez se ouvem mais "tractores por aí"... O que é certo é que se por um lado acho bastante xuning e azeiteiro, por outro já andei num carro com linha directa e o som, lá dentro, até passa bem, em altas quase parece um carro a gasolina (depende do motor), mas o que é certo é que, lá fora, faz um basqueiro horrível.
E sim, como foi dito, os carros turbo-diesel directos, fazem um som quando se troca de caixa ou se deixe de rotação e não tem dump-valve nenhuma, é apenas e só o som da descompressão do turbo.
No que toca a carros a gasolina, já vi um CTR Ep3 que passa regularmente na minha zona e é para esquecer, MESMO.
Vou só fazer copy past dum comentário que fiz noutro lado que se "encaixa" +/- aqui:
Em relação à EGR, normalmente com repro, o pessoal costuma anular a EGR (electronicamente não é 100% eficaz, juntas cegas é melhor hipótese) e desmiolar o catalisador, isto para melhorar a circulação dos gases.
Mais concretamente o cat, cujo interior é tipo colmeia (alvéolos) e o fumo tem que passar por ali e às vezes, volta para o Turbo quente, ou seja, com carro mexido a probabilidade de isto acontecer é muito superior e vai "lixando" o carro. Assim o turbo aquece muito menos