Admissão e escape
Admissão e escape
Quando quiser fazer uma modificação no escape ou na admissão, tenha presente que está a alterar o motor. Para todos os efeitos, o motor é o conjunto que começa no filtro do ar e acaba na ponta do escape.
Nos motores aspirados, então são muito mais notórias as diferenças. Pode e deve, consultar o livro sobre "Scientific Design of Exhaust and Intake Systems (Engineering and Performance)" e "How to Build and Modify Intake and Exhaust Systems (Motorbooks Workshop)"
Admissão e escape
No meu golf 4 1.9 tdi 110cv tenho andado com linha directa sem panela e sem miolo do catalizador e o meu mecanico disse que andar assim faz mal ao motor, isto é mesmo verdade?
Um amigo meu tem um peugeot 106 gasolina e tinha uma panela final daquelas de rendimento e o mesmo mecanico disse que aquela panela deu cabo do motor dele.
O que pode uma panela rendimento ou uma linha directa estragar num motor se o que o mecanico diz for verdade?
Em termos de som não faz assim muito barulho comparando com o ter panela, ao relanti até parece igual, já não me lembro bem do barulho quando tinha panela, e mesmo ao acelarar não é um barulho por aí além, ouve-se muito é o assobio do turbo quando se desacelera, agora depois de ter limpo o turbo já não assobia tanto.
Em termos de performance em baixas não consigo distinguir se tem mais baixas do que com a panela porque já não me lembro, mas em ponta ja tinha dado 200km/h com panela e no outro dia fui tentar dar o maximo e não passei dos 190km/h, portanto sem panela perdi 10km/h em ponta mas se for só isso não importo porque é raro dar estas velocidades, por exemplo até aos 170km/h chego facilmente numa estrada nacional.
Quando quiser fazer uma modificação no escape ou na admissão, tenha presente que está a alterar o motor. Para todos os efeitos, o motor é o conjunto que começa no filtro do ar e acaba na ponta do escape.
Nos motores aspirados, então são muito mais notórias as diferenças. Pode e deve, consultar o livro sobre "Scientific Design of Exhaust and Intake Systems (Engineering and Performance)" e "How to Build and Modify Intake and Exhaust Systems (Motorbooks Workshop)"