Andar de bicicleta...

LH

New member
Podemos andar de bicicleta nas nossas estradas?
Antigamente via bicicletas matriculadas... penso que hoje em dia já não é necessário.

Mas é obrigatório o uso de capacete, colete, ou outras coisas?

Nop , e se tens um acidente chama logo a policia pq n tens direitos nenhuns.
Eu pratiquei BTT a nivel profissional (mas n dava pa viver dakilo) e fui atropelado 2as vezes na estrada... pela lei tinha smp culpa e se n fosse o seguro da federaçao ainda tinha metido uns gajos em tribunal.

Resumindo , n és obrigado a usar colete (a n ser que tenha mudado a lei) mas deves ter uma luz a noite e o capacete é so po teu bem. Eu desfiz um para brisas cm um dos meus capacetes... se tava sem ele...(fui atropelado por um tipo em contra mao).

Tem cuidado!

Cumps

Acho que se pode andar em todas as estradas á excepção das vias reservadas a transito automóvel e que não é obrigatorio capacete, talvez seja luzes e reflectores.

Em relação á licença e matricula, já n existe (no tempo do meu avô tambem era obrigatorio ter licença de uso de isqueiro, lolllll)

às vezes sabe muito bem ir dar umas voltas de bicicleta, mas naquelas horas em que não há tanto calor... ;)

é pena o nosso país não ter grandes condições para isso... :( já para não falar das estradas proprias, os centros comerciais podiam ter um parquezito para bicicletas...[|)]

practiquei Btt e ciclismo durante 10 anos e cheguei a conclusão que andar de Bike na estrada é pior que andar a pé, não tens direitos nenhuns, tens deveres até dizer chega...a moina tava sempre a pegar cmg por andar nas ruas pedonais...e a pegar cmg por andar nas ruas normais, ninguem respeita um gajo de Bike...ja me espetei contra carros e quem tinha a culpa era o pessoal dos carro e tive que me pisgar pa não ter chatices, hoje em dia que já não practico apoio e ajudo todos os ciclistas que encontro na estrada nem que seja deixa-los agarrare-se ao retrovisor pa fazer uma subida, mas claro que há sempre aqueles otarios que teimam em andar de Bike pelo meio estrada...a esses so não lhes encosto o para choques ao pneu de tras por porque posso estragar o carro....irresponsaveis

Há uns anos fui de Setubal ao algarve de biciclete e sempre por estradas...
Mas convem se andar em estradas secundárias de preferencia com pouco transito.

Matricula actualmente não é preciso e o capacete não é obrigatorio mas aconselhavel

É preciso é muito cuidado.. Eu a bem dizer só não uso capacete para ir ao pão que fica a 500 metros. De resto costumo usar e quando vou para o monte é mesmo obrigatório para mim.

Fui a Fátima (moro em Aveiro) e nos 160 km não houve situação nenhuma de perigo!

citação:Originalmente colocada por pintonuno

practiquei Btt e ciclismo durante 10 anos e cheguei a conclusão que andar de Bike na estrada é pior que andar a pé, não tens direitos nenhuns, tens deveres até dizer chega...a moina tava sempre a pegar cmg por andar nas ruas pedonais...e a pegar cmg por andar nas ruas normais, ninguem respeita um gajo de Bike...ja me espetei contra carros e quem tinha a culpa era o pessoal dos carro e tive que me pisgar pa não ter chatices, hoje em dia que já não practico apoio e ajudo todos os ciclistas que encontro na estrada nem que seja deixa-los agarrare-se ao retrovisor pa fazer uma subida, mas claro que há sempre aqueles otarios que teimam em andar de Bike pelo meio estrada...a esses so não lhes encosto o para choques ao pneu de tras por porque posso estragar o carro....irresponsaveis

À umas 3 semanas fui desde a zona oriental de Lisboa até Sintra para fazer algum BTT naquela serra espectacular. Para lá fui pela marginal até Carcavelos. Para cá, vim pela estrada desde o Guincho (estrada Marginal desde Cascais). Correu tudo bem até chegar a um local um pouco depois do Estoril. Aí um imbecil com um AX Branco passou-me a centimetros do guiador. FDP [8]

Até aí tinha ido sempre no lado direito da minha faixa. A partir daí, para evitar problemas, fui sempre no MEIO da minha faixa de rodagem, quem quizesse ultrapassar, que fosse pela outra faixa. Não gosto de fazer isto, mas primeiro está a minha segurança. Desde esse dia, evito ao máximo andar na estrada.

Se é assim que dizes que "apoio e ajudo todos os ciclistas que encontro na estrada", faço ideia se não o fizesses [8]

Eu ando de bicicleta, geralmente na marginal de Vila Nova de Gaia ( entre Canidelo e a Granja) e felizmente sempre correu tudo bem.
No codigo de estrada está bem defenido o papel dos velocipedes na estrada por isso em caso de acidente há uma lei defenir culpas.

ainda agora cheguei de ir tomar um café com a minha mulher, e o filhote de 2 ano (tem tamanho e peso de 3.5 anos, lol :() á zona das pontes e praça do peixe, aqui de Esgueira, e voltar..

Ufa.. com o puto atrás é outra vida... cansa, mas sabe muito bem mesmo e aqui em aveiro quase que estamos na Holanda e afins..
Já está razoavelmente preparada...

GTS_M5
AH Membro Gold

Brasil

8734 Posts
Colocado - 09/08/2006 : 20:45:43
--------------------------------------------------------------------

Eu rachei um capacete numa queda fantástica enquanto fazia BTT. Se não fosse o capacete... :-(

Tambem ja me aconteceu o mesmo .Fui logo comprar outro ,e da mesma marca (Bell) porque ,só eu sei a pancada que foi, e o que ele aguentou.São muito bons.

A minha pior queda foi uma vez a descer a uns 50 km/h rebenta a camara do pneu da frente. Fique logo sem direcção e já foi muito complicado equilibrar.. O pneu saiu do aro e a camara ficou enrolada na suspensão!!!! Ou seja.. Espetei-me num monte de silvas!! Deviam ter visto a minha cara e o meu braço! Não imaginam a aflição naqueles 5/10 segundos! Foi ver onde e como ia cair.. De resto a roda nem um empeno.. E passou por cima de pedras e calhaus! O aro ta todo marcado.. Hehe

citação:Originalmente colocada por jose ferreira

Tambem ja me aconteceu o mesmo .Fui logo comprar outro ,e da mesma marca (Bell) porque ,só eu sei a pancada que foi, e o que ele aguentou.São muito bons.
A Bell, tal como alguns outros fabricantes, troca-te o capacete por uma soma irrisória em caso de acidente.

Fizeram isso contigo?

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu não ando de bike na estrada. Ponto final. :)

Tens toda a razão mas olha que aqui para estes lados ha umas estraditas com umas belas margens e é porreiro para viajar de bicicleta. Por exemplo a via rapida de Sines é optima belas margens e paisagem e uns 40klm:D

o que não faz muito lógica é criarem estradas para andar de bicicleta, mas logo mais à frente acaba a estrada e as condições seguintes são pessimas para esta prática... isso é mesmo muito mau... é quase como dizer: "Ai vou-me aleijar, vou!"

citação:Originalmente colocada por air

A minha pior queda foi uma vez a descer a uns 50 km/h rebenta a camara do pneu da frente. Fique logo sem direcção e já foi muito complicado equilibrar.. O pneu saiu do aro e a camara ficou enrolada na suspensão!!!! Ou seja.. Espetei-me num monte de silvas!! Deviam ter visto a minha cara e o meu braço! Não imaginam a aflição naqueles 5/10 segundos! Foi ver onde e como ia cair.. De resto a roda nem um empeno.. E passou por cima de pedras e calhaus! O aro ta todo marcado.. Hehe

Já desloquei o braço 2 vezes, ja espetei o volante na barriga, já deixei de conseguir andar durante uma meia hora etc etc[xx(]

Voltar
Superior