Andar como co-piloto com um pilotaço é ....?

Histórias de inconsciências tive várias, mas a que mais me marcou como co-piloto foi a de ter sido co-piloto de um piloto de rallye, por sinal campeão de França de terra.
Precisamente num estradão de terra, com um Impreza STI stock. Ele queixou-se que os pneus não eram apropriados, mas mesmo assim, ficou marcada uma sensação que não vou esquecer. O mais marcante: o barulho das pedras a bater. O mais surpreendente: a segurança de quem sabe o que faz.
Acredito que em pista as emoções possam ser muito fortes, mas em estradas correntes ou de terra, a emoção deve ser ainda superior.

A longo da vida se andarmos muito á pendura apanham-se historias "engraçadas"

um sitio onde ha sempre "histórias " no final da noite no regresso a casa, ha uns anos estava eu em lisboa no final da noite quando ja nem ha transportes e de repende alguem me chama para um taxi, claro que aceitei, mas já em cima da ponte 25 de abril, soube que ninguem tinha o dinheiro para o pagar...[:D] :confused: subtilmente e como nao fui eu chamei o taxi nem me queria meter em filmes, disse logo que podia descer a seguir á ponte...fiz o resto a pé até casa[:p][:cool:]

Caríssimo, são 28km entre portagens. Isso dá média de mais de 330km/h....
Fazer o percurso que disseste em 25 minutos sem trânsito já é obra.

Bas noites...

Essa sensação de tempo é a que me vem à cabeça... se foi mais tempo, não me recordo (o ano foi em 2002, se a memória não me falha...) agora, o que é certo é que fiquei com "eles" bem pequeninos, lá isso fiquei... (ainda por cima com uma mulher ao volante [:p][:p]

Um abraço

Ora bem vou deixar aqui o meu relato

Já aqui relatei alguns episódios a pendura de um CTR

Pois bem este foi no mês passado, fazer o rallie da Circunvalação, acordámos num domingo às 5.30 da manhã pôr gota e tal verificar óleo, travões, água e pneus e derreter 20€ de GeForce 98

O carro pertence a um amigo meu que tenho plena confiança nas suas capacidades, já o conheço desde infância, estudámos juntos, etc

Ora, vindos da A28, entrámos na rotunda da AIP/Estrela saímos para a esquerda já a queimar segunda apanhámos os semáforos todos verdes até à churrasqueira

Fizémos algumas puxadas em 3ª e 4ª por vezes a tocar nos 160 e a travar forte para os semáforos

Mais uma estocada pela Hosp. S.João / Rio Tinto e depois entrar no Mercado Abastecedor para entrar na VCI e sair para a Via Norte e tornar a entrar na Circunvalação em sentido contrário e seguir até à rotunda do Parque da Cidade já em Matosinhos, e para acabar 200 na Av. Boavista sempre a queimar amarelos

Fiz o percurso agarrado ao puxador da porta, a outra mão debaixo do banco e os pés em cima do tablier, assim em caso de despiste era mais fácil sair e não ficava encarcerado[:D][:D][:D], os bancos de origem do CTR assemelham-se muito a backets, tem um apoio lombar muito bom e cinto de 4 apoios (mod) que não me deixavam sair do sitio, mas o carro deslizava pela estrada fora era curva em cima de curva, ora para um lado ora para o outro, o kick que se sentia era brutal a mexer mesmo com os órgãos internos, os pneus semi slick (road legal) agarravam como nunca vi na minha vida, a caixa apesar do posicionamento ser hediondo, parecia responder bem e rápido como se quer

Borrei a cueca, fiz contas à vida, mas no final apenas o palpitar do coração deixava-me contente

Os semi slicks fazem toda a diferença em pista.
Fora de pista e em seco também são um acessório engraçado.

Com chuva, a coisa complica-se e então se apanharmos um lençolzito de agua..uiui.

Os semi slicks fazem toda a diferença em pista.
Fora de pista e em seco também são um acessório engraçado.

Com chuva, a coisa complica-se e então se apanharmos um lençolzito de agua..uiui.

Sim fazem bastante diferença

Para chuva, como é óbvio usamos outros pneus, ele tem dois jogos de pneus, uns para quando está o piso molhado, e os semi slicks shaved usados para tempo seco e pista quando quer apertar

Deixo aqui um outro episódio passado no inicio do ano

Ora bem, eu e mais uns 3 amigos tínhamos recebido um convite para ir até uma reunião no Hotel Contriz, perto da Apúlia, na nacional que vai da Póvoa de Varzim a Esposende, junto àquele recinto onde se realiza a feira semanal ao domingo de manhã

Quem conhece a estrada sabe como é e o que ela proporciona, rectas bastante longas, curvas largas e com apoio, a estrada em si não é grande coisa mas o alcatrão não compromete

Decidimos ir no carro de um para não gastarmos gota, como estávamos todos lisos, ninguém tinha dinheiro nem gota, apenas um de nós que tinha uma clio comercial, mas não cabíamos todos, então ele disse que ia a casa buscar o cup e já vinha

Para ser sincero nunca tinha andado com ele de cup, já tinha andado uma vez no antigo 106 gti e sempre de gás também, que acabou por desfazê-lo todo contra uma paragem

Ele chega lá no cup entrámos todos e siga, partimos de Vila do Conde em direcção à Apúlia

Mal entro no carro até o achei fixe e tal e em conversa com ele lá lhe pergunto porque é que comprou um saxo depois de ter tido um 106, ele lá disse que gostava muito deste chassi e tal, mas eu até pensei que ele estive mais calmo depois do acidente, mas não

Mal arranca, pata a fundo, pneus a patinar, derrete 1ª, mete 2ª, pneus a patinar novamente e em 6/7s já íamos nos 100, ora vi logo que aquilo não estava de origem, admissão cup, injectores abertos, suspensão koni e linha directa

Curvas e rotundas sempre feitas com pneus a chiar, eu e outro amigo que íamos atrás andávamos a deslizar pelo banco fora, o trabalho de caixa dele é muito bom, por acaso sabe mesmo shiftar e na altura certa, também já conhece bem o motor, também é piloto de provas de perícia

Por vezes a tocar nos 200/220 de ponteiro e nem perto do red ia naquele caixão com rodas, o pendura ia todo borrado, só dizia para ir devagar, e tem um del sol e anda sempre à maluco

Aquilo acabou por ser um misto de emoções, parecia que nunca mais lá chegávamos e quando lá chegámos ficamos do tipo "Já chegamos? Foi rápido"

É das poucas pessoas com uma condução agressiva (nem é desportiva) em quem eu confio, confesso que por diversas vezes me veio uma coisa à cabeça, tenho de ligar à minha namorada e à minha mãe a dizer que gosto muito delas, mas não queria passar por cagão, mas certamente os outros pensaram no mesmo, ir a 220 num cup numa estrada daquelas e a 220 num bmw, merc numa AE, nada tem a ver

Voltar
Superior